A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos em Computação: Jogos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos em Computação: Jogos"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos em Computação: Jogos
Design de Jogos Ítalo Mendes

2 Conceito É o processo que define as regras e o conteúdo de jogo.
Imagine um jogo Descreve-se os seus elementos Jogabilidade Personagens Itens Discussão e documentação realizada pela equipe

3 Elementos Importantes
Jogadores Sem jogadores, sem jogo Quantidade de jogadores suportados Igualdade nas regras? Interação dos jogadores Modos de jogo 1 ou 2 jogadores contra o jogo, 1 contra 1, time contra time, múltiplos jogadores interagindo.

4 Elementos Importantes
Jogadores Público alvo Jogadores profissionais Querem desafio, dificuldade Toleram problemas no jogo Jogadores casuais Jogo é entretenimento Não gasta muitas horas em um jogo Mid-Core gamer (

5 Elementos Importantes
Objetivos Define o que o jogador deve alcançar Motivação para o jogo As vezes evolução no jogo é a motivação Complexidade para alcançar um objetivo Desmotivar o jogador

6 Elementos Importantes
Regras Define as ações permitidas pelo jogador Regras explicitas (definidas formalmente) Regras implícitas (ações não permitidas pelo controle do jogo) Um elemento que define a dificuldade Pode criar variações de um jogo Definição de regras pelo jogador Quebra das regras (cheats - códigos)

7 Elementos formais Recursos
Gerenciamento dos recursos (armas, ouro, pedra, madeira, poções, chaves, vidas, etc.) Importância no jogo Acesso aos recursos Comercio dos itens Venda real

8 Elementos Importantes
Conflito/Disputa Surge da natureza dos jogos Uma grande motivação para o jogador Obstáculos (jogos mais antigos) Outro jogador (jogos mais recentes, online) Conflitos no mundo real

9 Elementos Importantes
Desafio Outro grande motivo para jogar Equilíbrio na elaboração Desafio pessoal Encontra novos desafio no jogo Rápido retorno após superar um desafio Ganho de experiência

10 Elementos Importantes
Game Settings (configurações do jogo) Realizar alterações no jogo Contribuem para o entretenimento do jogo Jogadores profissionais não modificam muito o jogo Imersão no jogo Realismo e abstração Ótima simulação da realidade Relações afetivas

11 Elementos Importantes
Gráficos Grande Poder gráfico Proximidade com imagens reais Menor qualidade gráfica Grupo maior de jogadores que podem jogar Gráficos artísticos

12 Elementos Importantes
Salvar estado do jogo Salva as informações atuais do jogo Permite que o jogador possa para o jogo a qualquer momento e retomar depois Recuperar erros desastrosos Explorar alternativas no jogo Controle no salvamento do jogo Salvar em qualquer lugar ou não?

13 Elementos Importantes
Audio Causa profundo impacto Transmitem emoção Relação com o público alvo e como o gênero Podem torna-se clássicas São dos efeitos, ações Inserção no ambiente Feedback imediato

14 Elementos Importantes
Jogabilidade (Gameplay) Seqüência de eventos Escolhas durante o jogo Escolhas nas opções podem Afetar a jogabilidade Comandos muito complexos Não atrapalhar as ações Analise do controle

15 Design de Jogos Online Riscos de falha inicial Muitas contas inativas:
Alto custos Muitas contas inativas: Nem todos gostam do jogo Falta de dinheiro Falta de tempo Muita complexidade para continuar Cansaço do jogo Falta de entendimento inicial

16 Design de Jogos Online Problemas de lançamento
Jogos demasiadamente grandes Pouca inovação Evolução lenta Trabalha-se sempre o mesmo titulo Tendência de anexar elementos de jogos Singleplayer Modificação do ambiente

17 Design de Jogos Online Segurança Informações dos clientes
Dados salvos do jogo Invasão do sistema Queda do sistema Validar os dados no servidor Não armazenar dados no cliente Controle das informações enviadas

18 Design de Jogos Online Tipo de Arquitetura Baseados em navegadores Web
Cliente/Servidor – para muitos jogadores Peer-to-Peer – para poucos jogadores Hibrido – um pouco de cada arquitetura Baseados em navegadores Web Entrar em qualquer momento ou no inicio de uma partida. Permitir interação constate Msn, internet, comunicação por voz, etc.

19 Design de Jogos Online Economia Bots Inflação Volatilidade nos preços
Jogadores que buscam um item valioso Controle (reparo de itens, taxas de teleporte) Bots Injustiça com outros jogadores Problema de detecção

20 Design de Jogos Online KS (kill steal) Looter Roubo de experiência
Divisão da experiência Disputa por local Abominado entre os jogadores Looter Loot: itens originados dos monstros (mob) Quem fica com os itens? Dono por determinado período de tempo

21 Design de Jogos Online PK (player kill) Experiência
Morte de outros jogadores Liberação ou áreas definidas Perca de experiência ou de itens? Controle (GMs) Experiência Como será o ganho de experiência? A distribuição Equilíbrio

22 Design de Personagens História rica e definida
Muitos elementos ligados ao personagem Características definem habilidades e jogabilidade Personagem históricos(Mario, Sonic, Ryu, etc) Personagem impreciso Definição do personagem pelo jogador Maior imersão


Carregar ppt "Tópicos em Computação: Jogos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google