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Avaliação de desemepenho

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Apresentação em tema: "Avaliação de desemepenho"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de desemepenho
Gestão de pessoas Avaliação de desemepenho Túlio Mauro

2 Desempenho humano ocupacional
Definições Desempenho é uma ação consciente orientada a produzir um resultado (Toro, 1996). Desempenho é uma ação (ou conjunto de ações) de uma pessoa dirigida a obtenção de um resultado específico, que tem lugar em algum momento particular e está condicionada a um conjunto de fatores que formam seu contexto (Ajzen e Fishbein, 1980). O desempenho ocupacional é aquele que acontece no contexto de trabalho. O desempenho ocupacional está rodeado e regulado por normas, restrições, instruções, expectativas dos outros, exigências tecnológicas e econômicas, critérios de eficiência, incentivos e recursos

3 Desempenho humano ocupacional
Por que estudar o desempenho? A eficiência e efetividade organizacional são produto da utilização racional de diversos recursos. No entanto só o ser humano é capaz de fazer uso racional de recursos e discernir acerca das qualidades, quantidades e oportunidades na aplicação dos recursos. Não são as organizações que atuam. As pessoas transferem ao ente social seu caráter atuante por meio do desempenho ocupacional. Para atingir seus propósitos de sobrevivência, as empresas desenvolvem processos administrativos que buscam influenciar e regular o desempenho das pessoas no trabalho.

4 Determinantes do desempenho ocupacional
Condições antecedentes Condições sociais, culturais e demográficas; Fatores de personalidade; Condições do posto de trabalho. Condições contextuais intervenientes Condições temporais intervenientes Conhecimentos; Habilidades; Motivação. Oportunidade; Expectativa. Condições conseqüentes Resultado; Aprendizagem.

5 Determinantes do desempenho ocupacional
Saber fazer Poder fazer Querer fazer DESEMPENHO

6 Produtividade individual e organizacional
Fatores que afetam a produtividade de uma empresa Métodos e equipamentos; Utilização da capacidade instalada; Níveis de rendimento pessoal; Gestão gerencial; Estrutura organizacional; Canais de comunicação; Clima de trabalho; Insumos e matéria prima; Relação entre empregado e empregador; Processos avaliativos.

7 Produtividade individual e organizacional
Um índice de produtividade individual deve satisfazer os seguintes critérios: Validade (refletindo com precisão variações reais de produtividade); Amplitude (considerando todos os componentes que a constitui: recursos e resultados); Comparabilidade (equivalência de escalas, períodos e condições); Inclusividade (possibilidade de comparação em diferentes níveis); Oportunidade ou disponibilidade; Baixo custo.

8 Avaliação de desempenho
Tipos de avaliação de desempenho: Avaliação por objetivos Tem origem na administração por objetivos (management by objectives MBO) e requer que o gerente estabeleça metas mensuráveis para cada funcionário e discuta periodicamente o progresso deste em direção às metas. Avaliação por comportamentos Tem como objetivo mensurar e comparar a freqüência de comportamentos específicos que os funcionários devem demonstrar no ambiente trabalho. Avaliação por competências Tem como objetivo mensurar as competências ou habilidades que os indivíduos devem possuir e demonstrar no ambiente de trabalho.

9 Avaliação de desempenho
Fontes de avaliação Superiores Pares Parceiros Clientes Fornecedores Subordinados Auto avaliação

10 Obrigado pela atenção Túlio Mauro


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