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Angélica Soares kledja Franca Ladivane arruda Ladyclaudia Santos.

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Apresentação em tema: "Angélica Soares kledja Franca Ladivane arruda Ladyclaudia Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Angélica Soares kledja Franca Ladivane arruda Ladyclaudia Santos

2 EQUAÇÃO DO 1° GRAU

3 Como identificar uma equação do 1° grau:
Toda sentença matemática aberta que tenha uma relação de igualdade é considerada uma equação. Exemplo: 2x – 4 = 0 5x + 3 = x 8x = 15

4 QUANDO NÃO É CONSIDERADO Equação:
Quando não for uma sentença aberta; Exemplo: = 4 + 3 Neste caso há a ausência do “x” chamado de incógnita, tem esse nome por que é um número desconhecido, por isso que não é uma equação .

5 Quando não tiver a igualdade;
Exemplo: x – 4 < 3 Neste caso seria uma inequação. Quando não for sentença aberta, nem igualdade; Exemplo: ≠ -3

6 Como resolver uma equação do 1° grau:
O primeiro passo é ,ver se no problema existe incógnita “x”, o sinal de igualdade , ai sim você poderá resolver. Exemplo: x + 3 = x Para resolver você tem que organizar os números, os com incógnita antes da igualdade e os valores sem incógnita depois da igualdade. Ficando assim : 5x - 7x = 12 – 3 Como você deve ter percebido os sinais mudaram, isso acontece por que ao mudar o número de lado , ou seja , passando pela igualdade é obrigatório mudar o sinal (apenas o número que for trocado).

7 Agora é só resolver, fazendo os jogos de sinais que são: sinais iguais soma, sinais diferentes subtrai. Ficando : 5x – 7x = 12 – 3 2x = 9 Depois disso você transfere o número pra o outro lado da igualdade dividindo, chegando ao resultado. x = 9/3 x= 3

8 EQUAÇÃO DE 1°GRAU COM FRAÇÃO:
Se você se deparar com uma situação dessas, é só tirar o MMC dos denominadores, dividir o resultado pelo denominadores e multiplicar pelo numerador. Desse jeito: 2x/7 – x/ 14 = 1/ MMC de 7, 14, 2 = 14 4x/ x/14 = 7/14

9 Corta os denominadores e fica uma equação de 1° grau simples: 4x – x = 14 3x = 7 x = 7/3 Como vocês perceberam não houve divisão por que o número daria repetido, sem fim, neste caso o resultado seria uma fração.

10 ATIVIDADE PRA FIMAR O ASSUNTO:
1º) Descubra o valor da equação do 1ºgrau. Exemplo: 10x– 9 = x + 3x. 10x - 2x – 3x = 10x – 5x = 30 5x = 30 x = 30/5 x = 6

11 2) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393
2) Existem três números inteiros consecutivos com soma igual a 393. Que números são esses? 3) Resolva as equações a seguir: a)18x - 43 = 65 b) 23x - 16 = x c) 10y - 5 (1 + y) = 3 (2y - 2) - 20 d) x(x + 4) + x(x + 2) = 2x e) (x - 5)/10 + (1 - 2x)/5 = (3-x)/4 f) 4x (x + 6) - x2 = 5x2

12 4) Determine um número real "a" para que as expressões (3a + 6)/ 8 e (2a + 10)/6 sejam iguais. 5) Resolver as seguintes equações (na incógnita x): a) 5/x - 2 = 1/4 (x ≠ 0) b) 3bx + 6bc = 7bx + 3bc

13 Referências:


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