A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RADIOATIVIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RADIOATIVIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 RADIOATIVIDADE

2 Breve Histórico Em 1895, Wilhem Röntgen descobriu os raios X, que eram úteis mas misteriosos.

3 Breve Histórico A descoberta da radioatividade ocorreu, casualmente, por Henri Becquerel, em 1896, ao estudar as impressões feitas em papel fotográfico por sais de urânio, quando eram expostos à luz solar.

4 Breve Histórico Em 8 de outubro de 1895, na Universidade de Wurzburg, na Alemanha, o físico W. Röntgen percebeu um estranho brilho de uma tela fluorescente, situada a alguns metros de uma aparelhagem de descargas de gases rarefeitos, coberta por um manto negro. Röntgen observou que a luminosidade da tela desaparecia quando a aparelhagem era desligada. Assim, ele logo concluiu que raios estavam atravessando a proteção de sua aparelhagem e atingindo a placa fluorescente. Como Röntgen não conhecia a natureza desses raios chamou-os de raios x. (no meio científico, essas misteriosas radiações também ficaram conhecidas como radiações de Röntgen).

5 Breve Histórico O físico francês Antoine-Henri Becquerel ficou imediatamente fascinado com a descoberta dos raios x e em fevereiro de 1896, ele passou a investigar uma possível fluorescência provocada por um composto de urânio chamado sulfato de potássio e uranilo, K2UO2(SO4)2. Sua experiência consistia basicamente em expor ao sol um filme fotográfico protegido por um envelope de papel negro, sobre o qual Becquerel colocava cristais do composto de urânio. Esperava-se, então, que a fluorescência do composto, provocada pela luz solar, manchasse o filme fotográfico.

6 Breve Histórico Tudo isso efetivamente ocorreu, mas o que intrigou Becquerel foi observar que o filme ficava manchado também em dias nublados. Experiências posteriores, feitas em completa escuridão, mostraram que o composto de urânio parecia emitir espontaneamente uma radiação capaz de impressionar filmes fotográficos.

7 Breve Histórico Como era de se esperar, as descobertas de Röntgen e Becquerel provocaram um forte impacto na comunidade científica da época. Dentre os vários cientistas que começaram a investigar essas misteriosas radiações figuravam J. J. Thomson e seu pupilo Ernest Rutherford, além de uma jovem estudante, Marie Curie, que procurava naquele momento um bom tema para sua tese de doutoramento. Pouco tempo depois, Curie anotaria em seus relatórios, pela primeira vez, a palavra radioatividade.

8 Breve Histórico O casal Curie (Marie e Pierre), foi pioneiro no estudo da radioatividade. Trabalhando em um galpão pobre e com poucos recursos técnicos, verificaram que todos os sais de urânio apresentavam a propriedade de impressionar chapas fotográficas; concluiu-se, então, que o responsável pelas emissões era o próprio urânio. Extraindo e purificando o urânio do minério pechblenda (U3O8), proveniente da Tchecoslováquia, o casal Curie verificou que as impurezas eram mais radioativas do que o próprio urânio; dessas impurezas, eles separaram, em 1898, um novo elemento químico, o polônio, 400 vezes mais radioativo do que o urânio e posteriormente, novas separações e purificações levaram Marie Curie a descobrir outro elemento químico, o rádio, 900 vezes mais radioativo do que o urânio.

9 AS EMISSÕES RADIOATIVAS
Um ano após as descobertas de Becquerel, o físico neozelandês Ernest Rutherford submeteu emissões radioativas a um campo elétrico e verificou a existência de radiações positivas e negativas, que ele denominou, respectivamente, de alfa () e beta (). Em 1900, o físico francês Paul Ulrich Villard constatou a existência de emissões que não eram afetadas por campos elétricos, as emissões gama ().

10 REAÇÃO NUCLEAR REAÇÃO NUCLEAR
É a propriedade que os núcleos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas, para se tornarem estáveis A radioatividade natural ocorre, geralmente, com os átomos de números atômicos maiores que 82 A reação que ocorre nestas condições, isto é, alterando o núcleo do átomo chama-se REAÇÃO NUCLEAR

11 Poder de penetração das
emissões radioativas g b a FOLHA DE PAPEL 2 mm de CHUMBO 6 cm de CHUMBO < a b g


Carregar ppt "RADIOATIVIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google