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Embriologia em tempo real
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Embriologia em tempo real
Escola: Colégio Coração Imaculado de Maria Cidade: José Bonifácio (SP) Categoria: Práticas Pedagógicas Professor responsável: Pierre S. da Silva
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Natureza do projeto O ensino da Embriologia, no Ensino Médio, sempre enfrentou alguns obstáculos, ora pela complexidade e dificuldade na compreensão dos termos próprios, ora pelo fato da impossibilidade de visualizar e acompanhar as diversas transformações ao longo do tempo. Geralmente é um assunto trabalhado em sala de aula utilizando esquemas na lousa, slides e animações gráficas. Entretanto, essa metodologia ainda está longe de ser significativa para o aluno. Além de ser um tema recorrente nos principais vestibulares do país, compreender a Embriologia permite aos alunos desvendar os mistérios do seu próprio surgimento, a partir de uma única célula, até originar o ser complexo, compreendendo as etapas pelas quais passou.
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Natureza do projeto (continuação)
Em algumas universidades, geralmente o tema “Embriologia” é abordado nas aulas práticas utilizando ovos (obtidos em granjas) em diferentes estágios do desenvolvimento embrionário. Esses ovos são abertos para acompanhar o estágio no qual o embrião se encontra e, após a observação pelos alunos, o material é descartado. Recentemente, um grupo de alunos no Japão, orientados por seu professor, conseguiram fazer com que um pintinho se desenvolvesse completamente fora do ovo, fato até então considerado impossível. A notícia ganhou repercussão na mídia e em redes sociais e instigou alunos de todo o Brasil, inclusive os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do CCIM, a repetirem o experimento. Entretanto, não havia materiais e equipamentos sofisticados para o procedimento, o que tornou-se um verdadeiro desafio para a turma.
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Objetivos: Tornar o estudo da Embriologia mais claro e mais palpável para os alunos (abordando as etapas do desenvolvimento embrionário, tipos de ovos, etc); Explorar os passos relacionados ao método científico; Abordar temas recorrentes nos noticiários , como os relacionados à Engenharia Genética, que envolvem pesquisas com animais.
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Materiais e Métodos: Serão utilizados ovos galados provenientes do sítio de um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. Em seguida, todo o conteúdo do ovo será colocado dentro de um copo, previamente protegido com papel filme, sendo a casca descartada. Após, será acrescentada uma solução de lactato de cálcio ao recipiente já contento a gema e a clara, posteriormente cobertos com papel filme. Este será perfurado para permitir a oxigenação na parte interna do recipiente. Estando pronta a montagem, o recipiente será colocado em chocadeira, mantida úmida e aquecida com temperatura constante de 37 º C. O desenvolvimento do embrião será acompanhado diariamente, seguido de anotações sobre as principais modificações observadas. O desenvolvimento do pintinho completa-se após 21 dias. O filhote gerado fora do ovo será levado para o sítio, onde será criado e tratado adequadamente.
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Custo previsto Especificação do gasto Valor
Ovo galado (fornecido pelo aluno) Sem custo Chocadeira (emprestada pelo aluno) Solução de lactato de cálcio 40,00 Papel filme 5,00 TOTAL 45,00
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Projeto piloto Figura 1: embrião em desenvolvimento (seta) após 3 dias incubado em chocadeira. Figura 2: embrião em desenvolvimento após 9 dias incubado em chocadeira. É possível observar a retina em formação (seta), o coração (seta curva) e um intenso processo de angiogênese (formação de vasos sanguíneos ) sobre o vitelo. Observação: nessa primeira tentativa, o embrião sobreviveu até o 11º dia, provavelmente devido à ausência de cálcio. Na próxima etapa, será acrescentada solução de lactato de cálcio ao redor da gema.
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Prof. Pierre e alunos da 3ª série do EM, no primeiro dia do experimento.
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