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MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

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Apresentação em tema: "MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Prof. Alceu Cruz

2 MKT PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Competência 3 – Compreender a importância da negociação em uma organização utilizando-a como diferencial competitivo Referência Bibliográfica Básica Ética Profissional – Sá, Antônio L. – 4 ed. – SP – Atlas 2001

3 Negociação É todo processo que visa obter um compromisso entre duas ou mais partes autônomas, de forma que contemple “interesses”.

4 Negociação De acordo com Ashleigh Brilliant, todo negociador sempre deve negociar para ganhar, mas há duas formas de ganhar. A primeira, às custas da outra parte. A segunda, consiste em chegar a um acordo em que os interesses relevantes das partes sejam atendidos.

5 Negociação Quem procura ganhar às custas do outro, costuma seguir o lema de Ashleigh Brilliant: "Eu sempre ganho. Você sempre perde. Poderia haver coisa mais justa do que isso?".

6 Negociação Quem adota a segunda maneira de ganhar considera que só há bom negócio quando ambas as partes ganham. Faz uma pequena alteração no lema de Ashleigh Brilliant, mas que provoca uma alteração radical no seu sentido:

7 Negociação "Eu sempre ganho. Você sempre ganha. Poderia haver coisa mais justa do que isso?". Esta é a negociação eficaz, ou seja, a negociação ganha/ganha.

8 Negociação E, nos dias de hoje, com a maior interdependência entre pessoas, empresas e instituições, a busca de parcerias, a terceirização e outras formas conjuntas de se obter qualidade e produtividade, a negociação eficaz é, não somente "uma boa idéia", mas sobretudo uma necessidade.

9 Arte de Negociar Em primeiro lugar, não existe negociação eficiente sem o domínio das ferramentas fundamentais que pavimentam o sucesso: planejamento e informação. Independentemente do tamanho e do caráter daquilo que será negociado, tenha em mãos a identificação de seu interlocutor, com nome, sobrenome, formação acadêmica. Nesse caso, peque pelo excesso.

10 Arte de Negociar Depois, ajuste os limites de preço, margem de lucro, número de horas utilizadas no projeto e prazo de entrega, por exemplo. Por último, seja um ouvinte atento e adapte seu discurso ao do seu interlocutor. Obviamente que a arte de negociar não é tão prosaica como as palavras demonstram, pois o processo requer inteligência, habilidade e perspicácia.

11 Arte de Negociar Ao dominar todas as etapas do processo de negociação, surge a questão ética como diferencial competitivo no ambiente corporativo.

12 Arte de Negociar Trata-se, sem dúvida alguma, do primeiro pressuposto que contemple as matrizes envolvidas no contexto, e que forneça os trunfos necessários para garantir a vitória da transparência sobre a manipulação.

13 Arte de Negociar O executivo moderno necessita ser multidisciplinar ou como se diz popularmente, jogar em todas as posições. Incentivar esse comportamento assegura dignidade às empresas, garante sustentabilidade aos negócios, e revitaliza o compromisso com a ética e cidadania.

14 Mensagem do Dia A ética profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.

15 Avaliação Geração de Idéias Seleção de Idéias
Definição e Teste de Conceito Estratégia de Marketing Análise Comercial Desenvolvi-mento do Produto Teste de Mercado Lançamento


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