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Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva

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Apresentação em tema: "Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Competências do Servidor: Um Estudo de Caso da Secretaria Municipal de Administração de Tailândia-PA Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva Orientador: Mario Cesar dos Santos de Carvalho TAILÂNDIA (PA)

2 INTRODUÇÃO As mudanças nos processos administrativos no setor público.
A necessidade de identificar os recursos da competência. Contato direto, pois a visão externa diverge com a visão interna da organização.

3 OBJETIVOS GERAL: Identificar os conhecimentos, as habilidades e as características pessoais dos servidores. ESPECÍFICOS: Examinar quais são os recursos que os servidores já possuem; Verificar quais são os recursos do ambiente que influenciam o desempenho dos mesmos; Verificar como os servidores fazem a combinação de seus recursos pessoais e os recursos do ambiente para desenvolver o seu trabalho de forma competente.

4 PROBLEMA DE PESQUISA Quais são os recursos dos servidores que possibilitam a ação competente?

5 REFERENCIAL TEÓRICO Competências: Zarifian (2001) e Fleury & Fleury (2001) Competências como estratégia de recursos humanos: Amaral (2008) e Vargas (2012) Competências na Administração Pública: Lucas (2015) Secretaria Municipal de Administração (SEMAD)

6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Questionário de perguntas abertas Agendamento prévio Colaboradores SEMADS Observação das respostas Pesquisas bibliográficas

7 Departamento de Recursos Humanos SEMAD Departamento Financeiro SEMAD
ANÁLISE DOS DADOS Secretário Assessor Técnico Diretor Geral de Administração Diretor de Departamentos Agente Administrativo (2) Auxiliar Administrativo Operador de Informática Administrativo SEMAD (8) Diretor Departamento de Recursos Humanos SEMAD (4) Gerente de Tributos Gerente de Processos Analista Financeiro Agente Administrativo Departamento Financeiro SEMAD

8 ANÁLISE DOS DADOS Nível Operacional A1, A2...............A10
Nível Estratégico D1, D D10 G1,G G10 Nível Operacional A1, A A10

9 CONHECIMENTOS (SABERES) MAIS RELEVANTES PARA ATUAR COM COMPETÊNCIA
“Conhecimento de leis, processos administrativos, organograma da instituição, protocolo de documentos destinados aos órgãos vinculados: departamentos, secretarias, e empresas do ramo do setor privado. Conhecimento de gestão de processos, de recursos humanos, etc. Na prática essas ações podem ser desenvolvidas, mas sempre se precisa aprender mais. Preciso conhecer mais sobre gestão pública”. (A2)

10 HABILIDADES (SABER-FAZER) MAIS RELEVANTES PARA ATUAR COM COMPETÊNCIA
“A comunicação sem dúvida é um fator principal dentro de um órgão a partir daí todas as questões podem ser sancionadas (...)” . (A1) “Colaboração mútua, adaptação, iniciativa, curiosidade, imaginação, análise de informação, boa comunicação oral e escrita. (...)” . (A5) Conhecimentos (Saberes) "Eu tenho", "Eu busco" Habilidades (Saber-fazer) "Na prática, saber-fazer quando sou confrontado por uma situação"

11 CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS/COMPORTAMENTAIS
(SABER-SER) MAIS RELEVANTES PARA ATUAR COM COMPETÊNCIA “(...) Em muitos momentos nos deparamos com conflitos ao qual caso não exista amor pelo seu trabalho, educação e paciência, as coisas podem sair do controle, causando transtornos para a instituição, equipe e claro para os usuários” (A1) “(...) é importante destacar que também tem que se promover um ambiente de estabilidade, sem alterações de humor elevados. Preciso apenas controlar um pouco mais minhas opiniões” (G2)

12 FORMAS COMO OS RECURSOS PESSOAIS (CONHECIMENTOS,
HABILIDADES E CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS / COMPORTAMENTAIS) SÃO DESENVOLVIDOS “Esses recursos são desenvolvidos com o nosso dia a dia, na vivência com as pessoas, com os cursos feitos no decorrer de nosso trabalho, porém esses fatores na maioria das vezes vão se desenvolvendo sem uma capacitação, que neste caso seria indispensável, infelizmente esse treinamento de capacitação dos servidores ficam só no ‘disse me disse’.” (A1) “(...) mas vale ressaltar que isso demanda vontade do profissional em prestar atenção nesses recursos. (...)” (G2)

13 AS MUDANÇAS SOCIAIS, CULTURAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS,
QUE ACONTECEM NO AMBIENTE EXTERNO, INFLUENCIAM NO DESEMPENHO PROFISSIONAL E NO DESEMPENHO DOS COLEGAS “Sim, sabemos que tudo a nossa volta nos influencia, e dependendo do que for, e o impacto que provoca, afeta o indivíduo e interfere no seu modo de trabalho, e atrapalha também o trabalho dos outros” (G2)

14 PARA ATUAR DE FORMA COMPETENTE, VOCÊ CONTA COM
AS CAPACIDADES DE OUTRAS PESSOAS “(...). É sempre bom e necessário trocar experiências de trabalho” (A5) “Sim, sempre, pois trabalhamos em equipe e dependemos das ações de outros profissionais para que nossos objetivos sejam alcançados” (G2)

15 COM RELAÇÃO A OUTROS TIPOS DE RECURSOS, FINANCEIROS,
TECNOLÓGICOS E MATERIAIS. A IMPORTÂNCIA QUE ELES TÊM PARA QUE VOCÊ CONSIGA ATUAR DE FORMA COMPETENTE “Ninguém consegue trabalhar em um ambiente ao qual não proporcione condições adequadas para o trabalho, logo é necessário dispor dos equipamentos. É indispensável para poder atender às atividades” (G2)

16 CONCLUSÃO Objetivo parcialmente alcançado; Quantitativo de colaboradores; Implicações futuras nos cargos; Produção de estudos aprofundados sobre as competências do servidor público, a evolução dos seus recursos.


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