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Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.

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1 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL

2 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti2 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Os sistemas da qualidade buscam a integração das entidades do binômio “ fornecedor/cliente”, em termos técnico-operacional e administrativo- operacional, em nível de processos e de resultados. A qualidade organizacional busca a otimização dos seguintes vetores: –Custos mínimos e com o máximo de retorno sobre produtos e serviços consumidos por seus clientes; –Continuidade do empreendimento nos níveis de competitividade e lucratividade máximos; –Satisfação total e plena utilização dos recursos.

3 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti3 QUALIDADE ORGANIZACIONAL A continuidade operacional das organizações, também, é garantida nas duas pontas dos negócios, ou se, maximização do “preço dos produtos vendidos” e minimização dos custos das matérias- primas e insumos alocado”. Analisando esses fatores sob a ótica do ciclo da qualidade organizacional/dos negócios, as áreas de Compras e de Vendas têm igual peso de importância.

4 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti4 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Visão da qualidade sob os aspectos financeiros e tecnológicos: –Financeiros: Maximização do preço ´´e referenciada por: –Preço que os consumidores estão dispostos a pagar; –Preços praticados pela concorrência; –Capacidade de produção/prestação de serviços da organização; –Universo dos consumidores-alvo do negócio; –Necessidade de investimentos financeiros para P & D; –Qualidade dos produtos comercializados.

5 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti5 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Financeiros: –Minimização dos custos das matérias-primas e insumos alocados está vinculada aos seguintes pararâmetros: Continuidade dos fornecedores; Existência de fornecimento alternativo; Qualidade da matéria-prima e insumos consumidos; Nível de atualização/reciclagem tecnológica dos fornecedores; Condições financeiras quanto ao pagamento.

6 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti6 Cuidados quanto a visão puramente financeira Visualizar a qualidade, somente sob a perspectiva financeira de “maximização do preço dos produtos vendidos” e minimização do custo das matérias-primas e insumos alocados, pode ferir a perspectiva futura do empreendimento.

7 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti7 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Tecnológicos – A visão da qualidade sob os aspectos tecnológicos tem por objetivo a melhoria dos produtos e processos evitando prejudicar a continuidade operacional em função de: –Obsolescência tecnológica de processos, produtos, resultados, insumos, matérias-primas. –Esgotamento do modelo organizacional/operacional, gerando deseconomias operacionais; –Diminuição do interesse de consumo dos produtos e serviços gerados por mudanças culturais e de tendências de mercado.

8 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti8 Conceitos-chave em termos do “ciclo da qualidade organizacional dos negócios” Conceitos-chave –Pesquisa; –Novos produtos; –Planejamento; –Pioneirismo; –Inovação tecnológica Estes conceitos-chave viabilizam e justificam cenários futuros, com continuidade operacional e margem financeira máxima de reembolso aos esforços de administração do negócio.

9 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti9 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Vetores–foco da qualidade organizacional: –Produtividade (Receitas Máximas/Custos mínimos). –Satisfação Total Organizacional –Continuidade do Empreendimento com Competitividade e Lucratividade Máximos. Os três vetores são traduzidos em objetivos específicos e mensurados por indicadores da qualidade IQ´s.

10 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti10 QUALIDADE ORGANIZACIONAL Indicadores de Qualidade, IQ´s. –Os indicadores de qualidade indicam níveis quantitativos ou financeiros das variações da qualidade. Estes indicadores refletem as ações da qualidade, AQ´s, aplicadas a pontos de revisão da qualidade PRQ´s, por meio de: Séries históricas; Confronto entre centros de responsabilidade/organizações/segmentos econômicos, via processo de benchmark; Arbitragem, através da quantificação da sensibilidade e da tolerância de profissionais integrantes dos ambientes empresariais e especialistas em atividades, ou tecnologias praticadas nas organizações.

11 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti11 Pontos de Controle de Qualidade e Pontos de Revisão da Qualidade Pontos de revisão de qualidade é a seleção daquelas situações empresariais em que a qualidade vigente está aquém do desejado, esperado, necessário e sua escolha ou determinação é de responsabilidade dos profissionais das áreas organizacionais envolvidas com processos da qualidade. Comparação entre PCQ e PRQ: –No PRQ busca-se a otimização, via desenvolvimento e operacionalização de ações da qualidade AQ´s e seus indicadores da qualidade IQ´s agregados. – No PCQ busca-se a constatação da variação das melhorias da qualidade alcançadas, com implantação das ações da qualidade, concretizadas por profissionais da organização e da área da qualidade empresarial.

12 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti12 Vetores Foco da Qualidade Organizacional PRQ IQ AQ GESTÃO FINANCEIRA DA QUALIDADE PROGRAMA DE INCENTIVOS PROGRAMA DE QUALIDADE GESTÃO ECONÔMICA DA QUALIDADE SATISFAÇÃO ORGANIZACIONAL COM REMUNERAÇÃO MÁXIMA E PLENA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS CONTINUIDADE DO EMPREENDIMENTO COM COMPETITIVIDADE E LUCRATIVIDADE MÁXIMOS RECEITAS MÁXIMAS CUSTOS MÍNIMOS

13 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti13 Matriz da qualidade da Gestão Linha De Negócios (1) Linha De Produtos (2) Linha De Serviços (3) Ponto de Revisão da Qualidade (X) Ação da Qualidade (Y) Indicador da Qualidade (Z) Estrutura Organizacional Trinômio Da Qualidade

14 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti14 Matriz da qualidade da Gestão Em nível da estrutura organizacional pode-se estabelecer os “pontos de revisão da qualidade” segundo as linhas de Negócios, Produtos e Serviços com o objetivo de avaliar e incrementar ações de melhoria da qualidade. Em cada célula da matriz é possível estabelecer ou avaliar os critérios tais como: –Linha de negócios (1x) – obsolescência tecnológica dos produtos organizacionais; –Como instrumento de planejamento da área de novos produtos (1y) –Investimentos em propaganda e marketing; –Como forma de sobrevida dos produtos em comercialização, até o momento possível de lançamento de novos produtos substitutos

15 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti15 Matriz da qualidade da Gestão Linhas de negócios –Em nível da estrutura organizacional segundo o item indicadores da qualidade(1z). (1z) Projeções da variação em quantidade e valor das vendas de produtos para os próximos três anos. Linhas de produtos –Em nível da estrutura organizacional segundo o item PRQ (2x). Plano plurianual de investimentos nas linhas de produção Para modernização empresarial e enfrentamento da concorrência; –Em nível da estrutura organizacional segundo o item ações da qualidade (2y). Projetar investimentos em máquinas/equipamentos/treinamento nas linhas de produção

16 Prof. Eng. Marcos A. Riguetti16 Matriz da qualidade da Gestão Linhas de produtos –Segundo o item do trinômio da qualidade dos indicadores da qualidade (2.z) Receita anual estimada em relação ao valor dos investimentos orçados. Projeção acumulada da variação positiva desejada. Linha de Serviços –Segundo o item trinômio da qualidade dos PRQ. (3x) Prestação de serviços de natureza externa, aos clientes e de natureza interna quão bem estão sendo desenvolvidos. –Segundo o item trinômio da qualidade das ações da qualidade (3y) Investimentos em tecnologia, em treinamento e etc. –Segundo o item trinômio da qualidade indicadores da qualidade (3z) Nivel de satisfação dos clientes internos e externos


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