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COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
JOSÉ AURÉLIO PEREIRA
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CORREÇÃO ESTUDOS DISCIPLINARES
JOSÉ AURÉLIO PEREIRA
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Merchandising
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conjunto de processos ou atividades destinados a valorizar os produtos e serviços aos olhos do cliente.
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forma de aumentar a possibilidade da tomada de decisão para a efetivação da compra.
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todo o cenário que a loja passa para motivar o cliente a entrar, desejar e comprar os produtos.
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USA técnicas de lay out para FACILITAR a movimentação das pessoas na loja. A iluminação, as cores, o arranjo e a exposição dos produtos. É encantar os clientes em segundos.
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PROPORCIONA informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços; MOTIVA e INFLUENCIA as decisões de compra dos consumidores.
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Merchandising é uma ferramenta do MKTG formada pelo conjunto de TÉCNICAS responsáveis pela informação e APRESENTAÇÃO destacada dos produtos no PV de maneira tal que acelere sua rotatividade.
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PODE usar a PROPAGANDA (quando divulga ofertas na mídia) como a PROMOÇÃO DE VENDAS (quando se utiliza de preços mais baixos ou brindes) para a ampliação de sua estratégia.
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IMPORTÂNCIA: soma de ações promocionais e materiais de ponto-de-venda que controla o ÚLTIMO estágio da comunicação mercadológica - a hora da compra.
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TERMO francês merchand, palavra inglesa merchandiser significa "negociante". Por sua vez, a tradução de merchandising seria "mercadização", nome que em português não corresponde exatamente ao significado da atividade como ja é conhecida. Merchandising seria então uma derivação da palavra merchandise, que podemos traduzir como "operação com mercadorias".
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Existem dois tipos de merchandising: DE SEDUÇÃO: AMBIENTE APELATIVO QUE FAVORECE A COMPRA; DE ORGANIZAÇÃO: CENTRA-SE NA RENTABILIDADE DO ESPAÇO DO LOCAL DE VENDA
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Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz
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PROPAGANDA TAMBÉM ESTÁ NO MIX
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Missão OS 5 “M” PROPAGANDA Moeda Mensagem Mídia Mensuração
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Os 5Ms da Propaganda Mensagem Moeda Missão Mensuração Mídia
Criação da mensagem Avaliação e seleção da mensagem Execução da mensa- gem Análise da responsabi- lidade social Moeda Fatores a serem considerados: Estágio no ciclo de vida do produto Participação de mercado e base de con- sumidores Concorrência e saturação de comunicações Freqüência da propaganda Facilidade de substituição Missão Metas de vendas Objetivos da propa- ganda Mensuração Impacto na comunicação Impacto nas vendas Mídia Alcance, freqüência, impacto Principais tipos de mídia Veículos de comunica- ção específicos Timing da mídia Distribuição geográfica da mídia
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E O ORÇAMENTO ONDE ESTÁ CONTEMPLADO?
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Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz
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Fatores do Orçamento de Propaganda
Participação de mercado e base de consumidores Concorrência e saturação da comunicação Estágio no ciclo de vida do produto Freqüência da propaganda Grau de substi- tuição do produto
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Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz
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E A MENSAGEM?
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Desenvolvimento de Comunicações Eficazes
Desenvolvimento da Mensagem O que dizer? Como dizer corretamente? Como dizer simbolicamente? Quem deve dizer?
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Desenvolvimento de Comunicações Eficazes
Desenvolvimento da Mensagem O que dizer? Como dizer corretamente? Como dizer simbolicamente? Quem deve dizer? CONTEÚDO ESTRUTURA FORMATO FONTE
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MENSAGEM Geração da mensagem
Recompensas racional, sensorial, social e satisfação do ego Há 50 anos servindo sua família Deixa as roupas mais limpas Para a mulher moderna A cerveja mais gostosa do Brasil
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E A MÍDIA?
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Etapas no desenvolvimento de uma comunicação eficaz
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MÍDIA A seleção da mídia envolve a tarefa de encontrar a mídia mais eficaz em termos de custo-benefício para levar o número desejado de exposições à audiência-alvo
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OBRIGADO!
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