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Gestão de Pessoas Profª. Mara.

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas Profª. Mara."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas Profª. Mara

2 Objetivos da Gestão de Pessoas:
Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança.

3 Objetivos a Compatibilizar:
Organizacionais Individuais Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Produtividade Qualidade nos Produtos/Serviços Redução de Custos Participação no Mercado Novos Mercados Novos Clientes Competitividade Imagem no Mercado Melhores Salários Melhores Benefícios Estabilidade no Emprego Segurança no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Satisfação no Trabalho Consideração e Respeito Oportunidades de Crescimento Liberdade para Trabalhar Liderança Liberal Orgulho da Organização

4 Desafios da Gestão de Pessoas:
Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Recompensando Pessoas Mantendo Pessoas Desenvolvendo Pessoas Monitorando Pessoas

5 1. Agregar Pessoas: São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

6 Processo de Agregar Pessoas:

7 Recrutamento: É o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes na empresa. Pessoa certa no lugar certo: definição das características pessoais e profissionais desejadas para ocupar determinado cargo. Recrutamento interno e externo.

8 Definição da forma de recrutamento
Recrutamento interno Divulgação entre os empregados da vaga disponível; Banco de dados interno; Indicação do chefe.

9 Recrutamento externo Anúncios na mídia; Indicações;
Agências de emprego; Anúncios em revista da área ou jornais; Instituições de ensino; Sites especializados; Banco de dados externo.

10 PRÓS: Recrutamento Externo.
1. Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas. 2. Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades. 3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas. 4. Renova a cultura organizacional e a enrique com novas aspirações. 5. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

11 CONTRA: Recrutamento Externo.
Contras: 1. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização. 2. Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos. 3. Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais. 4. Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários. 5. É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

12 Conceitos de Seleção: é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.

13 Seleção, uma comparação:

14 Seleção, uma comparação:

15 2. Aplicar pessoas São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho

16 Definição do cargo a ser ocupado e do perfil do profissional a ser contratado
Definição do profissional Cargo; Formação escolar; Atividades do cargo; Experiência profissional; Exigências do cargo; Idiomas; Dias e horários de trabalho; Habilidades específicas; Possibilidade de crescimento; Conhecimento técnico Salário e benefícios. Outros: disponibilidade para viajar.

17 3. Recompensar pessoas São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. incluem recompensas, remuneração e benefícios.

18 Tipos de Recompensas:

19 4. Desenvolver Pessoas: São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

20 Treinamento: Principal razão: proporcionar ao empregado novas habilidades ou melhorar as que ele já possui. Para: Exercer sua função ou atividade; Aumentar sua capacidade para exercer essas funções ou atividades; Exercer de forma eficiente novas funções ou atividades.

21 Visão do treinamento: Transmissão de informação;
Desenvolvimento de habilidades; Desenvolvimento de atitudes; Desenvolvimento de conceitos.

22 Tipos de treinamento: Treinamento no trabalho;
Treinamento formal interno; Treinamento formal externo; Integração de novos funcionários.

23 Definindo o processo: Quem deve ser treinado? Quem vai treinar?
Para que treinar? Em que treinar? Como treinar? Onde treinar? Quando treinar? Quanto treinar?

24 Processo de Treinamento:

25 5. Manter Pessoas: São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

26 6. Monitorar Pessoas: São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

27 Banco de Dados:

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29 REFLEXÃO “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor às mudanças”. (Charles Darwin- Naturalista Inglês)


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