A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:"— Transcrição da apresentação:

1

2 APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano: os olhos vêem, o coração sente e a obra produz beleza. A arte de pintar, por exemplo, nos proporciona conhecer o nosso passado e os diferentes estilos de vida. Além disso a fantasia do autor está presente em todo momento. Na atividade Um passeio pelas artes plásticas, vamos levar os alunos a um mundo mágico, onde eles poderão vivenciar e trabalhar com formas e cores. A idéia é que eles visitem um museu, presencialmente ou até mesmo via Internet ou CD-ROM, e conheçam os diferentes tipos de artes: pintura, escultura, por exemplo. Depois estudarão mais a fundo uma das obras visitada e também o Movimento Antropofágico, a genuína arte brasileira que revolucionou os anos 30. Como proposta final da atividade, eles criarão suas próprias obras no Paint, vão imprimi-las e expor nos corredores da escola. Siga as instruções do passo-a-passo e comece a pintar o sete com seus alunos! Público alvo: A partir do 5º ano do ensino fundamental Disciplina: Educação artística Tema transversal: Cultura e arte Softwares necessários: Internet Explorer,e Paint ! A atividade aqui apresentada deve ser entendida como sugestão para enriquecer suas aulas. Faça as modificações que forem necessárias para a realidade da escola em que trabalha. Use a criatividade. E não se esqueça, o número de aulas também pode ser adaptado por você. É só planejar! This Virtual Classroom Tour template has been provided so you can develop your own Virtual Classroom Tours. Use the template to record a special learning project that you have found particularly successful in your classroom. Then share the project with other teachers in your school, district or beyond. Here’s how: Follow the prompts on each slide and in the embedded Word documents, in this PowerPoint document, to insert your project information. When you have finished inputting all of the project information that is requested, delete the prompts. Select each one and press the Delete key. Note: To enter the title of your Virtual Classroom Tour you must select View, Master, Slide Master, and enter it on the slide master. Then click Close Slide Master. This will cause the title to appear on each of the slides. From the File menu choose Save As… and save the document as a PowerPoint Show. (Use the File type: drop-down list to choose PowerPoint Show). You can then distribute the Virtual Classroom Tour.

3 ROTEIRO DA ATIVIDADE Na atividade Um passeio pelas artes plásticas, os alunos vão visitar um museu e lá fazer um desenho de observação da obra escolhida pela classe. Ao voltarem para sala de aula, serão introduzidos ao Movimento Antropofágico, estudarão a obra “Abaporu” (1928) e a vida de Tarsila do Amaral. Em seguida vão analisar a obra que desenharam no museu. No laboratório de informática, a proposta é que eles criem suas próprias obras no Paint, a atividade termina com a exposição das obras nos corredores da escola. Siga o Plano de aula e boa sorte! ! ÍNDICE ANTES DA AULA Etapa 1 – Preparativos para visita Etapa 2 – Visita ao Museu NA SALA DE AULA Etapa 1 – Introdução ao tema Etapa 2 – A arte antropofágica NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Etapa 1 – Criação das Obras Etapa 2 – Conclusão da atividade créditos Leia e imprima o Plano de aula, no qual está detalhado todas as informações pedagógicas sobre a atividade. On this slide, embed the student handouts and the resources created for this project. Some examples are a student project overview, Internet and other resources, directions for art projects, or instructions to students for peer editing of projects. To embed the resources, follow these steps: Have the resource document available. From the Insert menu choose Object. Select Create from File… and click Browse…. Find the file you want to include and click OK. Select Display as icon and click Change Icon… and add a suitable caption. Click OK to add the caption and click OK to embed the file. Position the document icon at the bottom of the slide. You can go to View, Grid and Guides, and click Display Grid on Screen for a grid on which to line up your icons. Plano de aula

4 ANTES DA AULA ETAPA 1 – PREPARATIVOS PARA A VISITA
O primeiro passo é conversar com seu coordenador/diretor e expor o objetivo da atividade. Com a autorização em mãos, veja no calendário escolar qual é a melhor data para realizar a visita. Então, pesquise qual o museu mais interessante para a visita. Visite-o antes, reserve o dia com o responsável pelo museu e aproveite para verificar em qual espaço os alunos podem fazer a atividade disparadora: o desenho de observação. Não esqueça de verificar o valor da entrada e ver a opção para estudantes e grupos, muitos museus oferecem benefícios para grupos, como guias grátis. Uma semana antes avise seus alunos sobre a visita, conte como será e solicite para que eles levem giz de cera ou lápis de cor, por exemplo, para a atividade. Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications.

5 ANTES DA AULA ETAPA 2 – VISITA AO MUSEU
DICA ETAPA 2 – VISITA AO MUSEU Leve os alunos para o tour no museu. Mostre cada detalhe e destaque principalmente os diferentes tipos de arte como: pintura, escultura, fotografia e arquitetura. No local combinado com os responsáveis pelo museu, proponha a atividade de observação. Diante do quadro escolhido, diga quem é o autor, onde viveu e em que época pintou o quadro. Distribua folhas de A4 brancas e então peça para que tentem fazer uma reprodução idêntica ao quadro que está diante deles. Reserve ao menos 20 minutos para esta atividade. Caso você não consiga realizar a visita ao Museu, não desanime, a atividade pode ser feita dentro da escola. Utilize o laboratório de informática e visite junto com os alunos Museus famosos. Alguns deles, como o Louvre – Paris, oferece um tour virtual. Os alunos se sentirão como se estivessem lá... Museu do Louvre Pinacoteca de SP Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. 5

6 NA SALA DE AULA ETAPA 1 – INTRODUÇÃO AO TEMA
Inicie a aula comentando sobre a visita ao museu. Pergunte aos alunos o que eles mais gostaram. Então explique como é o processo para fazer um quadro e quais os principais pontos que devem ser observados. Veja o texto de apoio Luz, cor e forma. ETAPA 2 – A ARTE ANTROPOFÁGICA Com base no texto A Arte Antropofágica explique o que foi o movimento. Aproveite os links disponíveis para pesquisar mais sobre a vida de Tarsila do Amaral. Analisem juntos o quadro “Abaporu” (1928). Luz, cor e forma A Arte Antropofágica Use these resources for assistance in working with and learning more about Microsoft Office applications. 6

7 NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
ETAPA 1 – CRIAÇÃO DAS OBRAS O próximo passo é os alunos criarem suas próprias obras. Com base na visita no Museu e no que aprenderam sobre o Movimento Antropofágico, a proposta é fazer no Paint uma releitura de alguma obra, ou criarem as suas próprias. Ajude seus alunos a conhecerem as ferramentas do programa. Veja o arquivo passo-a-passo Paint. Reserve aproximadamente 40 minutos para esta atividade. ETAPA 2 – CONCLUSÃO DA ATIVIDADE Para concluir a atividade, imprima todas as obras dos alunos e exponha no mural ou espalhem pelos corredores da escola. Peça para que os alunos de outras salas comentem as obras. Passo a passo Paint

8 CRÉDITOS Equipe de profissionais que participaram no desenvolvimento deste material: Equipe Microsoft Educação Brasil Ana Teresa Ralston Gerente de Programas Educacionais Adriana Siliano Pettengill Supervisora de Marketing Rubem Paulo Saldanha   Gerente de Programas Educacionais Produção: Criax Comunicação e Design Fábio Stefanini Jor Diretor Luciana Tenório de Oliveira Diretora de arte e produção de conteúdo Claudia Stippe Consultora Pedagógica Resultados Compartilhe como foi desenvolvida esta atividade com seus alunos. Envie um para nós contando sua história! Contato: Luciana Tenório


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO LINHAS GERAIS Pintura, escultura, literatura, música, dança e arquitetura. Todas essas artes buscam, de alguma forma, atingir o ser humano:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google