A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA"— Transcrição da apresentação:

1 ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO DE TEXTO ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA

2 O que é comunicação? Segundo o dicionário Aurélio, “comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e /ou visual” (1986,p.443).

3 Elementos da Comunicação
Há várias formas de comunicação e também vários meios de se comunicar. Tudo isso, almeja um fim: transmitir alguma mensagem.

4 Partindo da necessidade de transmitir uma mensagem, os seres humanos desenvolvem primeiramente o gestual, depois a fala, a palavra verbal oral, e só mais tarde numa evolução o Homem chega à palavra escrita. Podemos dizer que ainda hoje existem grupos humanos que não possuem a escrita, são eles chamados ágrafos. Comunicar-se é uma necessidade humana, que também corresponde à sua maneira de transmitir cultura.

5

6 Cultura, por sua vez, pode ser vista como os modos de pensamento, as crenças, os valores, os hábitos, os modos de ação e tabus de uma pessoa, de um povo. Tudo aquilo que não se aprende apenas de maneira formal, na escola, mas se aprende vivendo dentro de uma sociedade. E para que esses conhecimentos culturais possam ser transmitidos o homem desenvolveu a comunicação.

7 São elementos da comunicação todos aqueles que compõem o ato de comunicação:
Emissor Receptor Mensagem Canal de comunicação Código Referente

8 MENSAGEM CONTEXTO EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR CANAL CÓDIGO

9 Emissor: é aquele que envia a mensagem,que transmite a informação
Emissor: é aquele que envia a mensagem,que transmite a informação. Pode ser um grupo de pessoas (uma emissora de rádio, uma televisão, uma empresa, uma assembleia) ou uma única pessoa. Também pode o emissor ser chamado de remetente ou destinador..

10 Receptor: é aquele a quem a mensagem é encaminhada
Receptor: é aquele a quem a mensagem é encaminhada. Também pode ser a uma pessoa ou a um grupo. Pode se chamado de destinatário. Mensagem: é o conteúdo das informações passadas ou transmitidas.

11 Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida
Canal de comunicação: é o meio pelo qual a mensagem é transmitida. Para a transmissão da mensagem pode ser usado o som, as imagens, os cheiros, gostos, desenhos, pinturas, filmes. Para haver eficiência na transmissão, o emissor tem que saber prender a atenção do receptor. O canal de comunicação também é chamado de contato.

12 Código : é o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: O remetente/emissor codifica aquilo que o destinatário/receptor irá decodificar. Assim, para que a mensagem seja plenamente entendida, o emissor e receptor devem usar o mesmo código. Referente: é o objeto ou a situação a que a mensagem se refere. Também chamado de contexto.

13 Logo, qualquer pessoa que escreve um texto, ou fala alguma coisa para alguém é o emissor.
Quem recebe a mensagem, a pessoa ou grupo, é o receptor ou destinatário. A mensagem é tudo o que a pessoa está comunicando sobre uma situação( o seu referente) ou um objeto. A página sobre a qual o texto está sendo escrito é o canal de comunicação, e o código utilizado é a língua portuguesa, se estamos escrevendo com o nosso idioma.

14 Assim produzir um texto escrito ou falar a alguém é promover um ato de comunicação, que ao ser realizado, deve levar em consideração todos os elementos envolvidos.

15 A língua A língua, segundo Dino Preti(1974,p.7), pode ser entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação. A cada dia o papel da língua se torna mais importante nas relações humanas, por isso ela é vista como o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros de uma sociedade, como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural , científica ou literária.

16 A língua então é um código, um dos mais utilizados para a comunicação
A língua então é um código, um dos mais utilizados para a comunicação. À capacidade do Homem em se comunicar através de um código chamamos de linguagem. Logo, a linguagem é a utilização da língua para se comunicar.

17 Para usar uma língua deve-se obedecer à certas regras de organização que a própria língua oferece. Assim, os signos que compõem a língua devem seguir os padrões determinados de ordem e regras, que é o que chamamos gramática. Por assim ser, podemos dizer que a língua é uma espécie de contrato que escolhemos firmar. Se aceitamos os termos desse contrato, nossa comunicação estará garantida.

18

19

20 A língua do Brasil Contexto histórico Variedade linguística Fatores: Geográficos Situacionais Sociais profissionais

21 Linguagem Verbal É aquela que utiliza a palavra, que pode ser oral ou escrita, e está sujeita a todos os fatores que pontuamos acima, tais como: fatores geográficos, sociais, profissionais e situacionais.

22 A linguagem verbal que utiliza língua falada- se desenvolve onde a comunicação é direta. A fala designa o momento, a realidade exterior o contexto. Utiliza o recurso da entonação, não tem preocupação em ser detalhista, é alusiva, e usa muitas interjeições, gestos, sem muitos conceitos ou uso de substantivos, pois normalmente o receptor e o referente ficam próximos.

23 A linguagem verbal que utiliza a língua escrita- se desenvolve quando a comunicação não é direta. Por isso necessita de vocabulário mais preciso é menos alusiva (sem referência direta), deve usar mais conceitos, deve explicar mais e nomear mais as coisas e fatos, já que o receptor , quando receber a mensagem, não estará perto do emissor para esclarecer-lhe as coisas. Essa linguagem, e a mensagem dessa forma, deve ser autossuficiente, isto é, não deve exigir que outras explicações se façam, pois a mensagem é aquela ali, contida no próprio texto escrito, e através dele deve ser entendida.

24 Níveis de linguagem Diante das variações linguísticas podemos dizer que existem dois níveis de linguagem: 1) Coloquial (informal) e o 2) Culto (formal) (obediente às normas) O nível de linguagem dos falantes varia então segundo o seu nível de instrução, idade, região, e situação em que ocorre o ato da fala. Exemplo: uma criança não fala como um adulto, um professor em sala não fala como em uma conversa informal, etc... Por outro lado, podemos também dizer que na linguagem escrita faz-se mais o uso da variante culta do que da coloquial.


Carregar ppt "ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google