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PublicouLuciano Rezende Moreira não tenho Alterado mais de 6 anos atrás
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COMUNICAÇÃO RURAL
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2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém. Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências
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ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO FonteMensagemCanalReceptor Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio- cultural Código Conteúdo Tratamento Sentidos Meios Técnicas Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio- cultural
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4 FONTE Indivíduo, grupo ou organização responsável pela comunicação Na EMATER os técnicos também são responsáveis pela comunicação e de suas conseqüências (imagem)
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5 FONTE HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO –Escrever –Falar –Ilustrar –Demonstrar –Argumentar –Dialogar
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6 CONHECIMENTO Sobre o assunto –Grande – o deletério –Pequeno – como se impor diante do público Sobre o público alvo –Características básicas –Anseios e outros
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7 ATITUDE Ao assunto Ao público Ao meio em que atua À instituição Às políticas Às diretrizes de trabalho Ao universo político-social em que se desenvolvem
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8 O NIVEL SÓCIO-CULTURAL É a moldura onde são enquadrados os acontecimentos, a referência pela qual são avaliadas as situações. (fome Lula) Situar-se em relação aos receptores Experiências prévias, bagagem cultural, hábitos sociais (exposição à mídia, livros, treinamentos)
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9 A MENSAGEM - código O código expressa a forma contida na situação de comunicação Idioma usado Gíria Economês
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10 A MENSAGEM - Conteúdo Expressa a essência das ideias Deve ser colocado de forma dosada, de acordo com o público Em uma ordem compreensível
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11 A MENSAGEM - tratamento É o arranjo dos elementos da comunicação, serve para informar, motivar e ensinar. É trabalho do redator, do expositor Envolve arranjo dos elementos de comunicação –Frases –De ilustrações –A aparência –O impacto do produto final (falar para produtores, na sua língua)
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12 CANAL É o veículo da mensagem. Sentidos humanos –Visão –Audição –Tato –Olfato e –Paladar
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13 CANAL Meios físicos de veiculação –Orais –Visuais –Audiovisuais –Multisensoriais Técnicas empregadas –Radio, livros, fotos, jornal, TV, cinema,
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14 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO Ocorrência –Comunicação verbal –Entre indivíduos diferentes (técnico e agricultor) Vocabulário diferente Dificuldade em traduzir
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15 COMO SUPERAR OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO? Código ou linguagem mais simples e clara Exemplos concretos Símbolos não verbais –Fotografias –Ilustrações –Demonstrações –Modelos
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16 RUÍDOS – BARREIRAS PSICOLÓGICAS Diferenças de status – técnico e agricultor –real ou imaginária Diferenças de interesses (um vê o lucro, o outro o ambiental, o social)
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17 BARREIRAS FÍSICAS DA COMUNICAÇÃO Local – sala de aula – iluminação Barulhos externos Assento desconfortável Horário Ordenamento na apresentação
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18 RECEPTOR DA MENSAGEM Como ele reage à mensagem (entendeu ou não) Habilidade de comunicação –Feedback Habilidade para –Ver –Ouvir –Interpretar –Dialogar –Associar
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19 RECEPTOR - Conhecimento Assunto novo Parcialmente conhecido Conhecimento deturpado Desconhecido Macete –Perguntar para descobrir o nível de conhecimento sobre o assunto
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20 RECEPTOR - Atitude Condicionam a eficiência da comunicação, por fatores independentes do assunto Negativa De prevenção
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21 RECEPTOR – Nível sócio-cultural Pode vir a ser barreira forte à comunicação Herança cultural Comportamento social Experiências prévias (associativismo) Regras de dominação (japonês, liderança)
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22 MEIOS DE COMUNICAÇÃO PUBLICAÇÃO –Folder –Folheto –Informe técnico –Folha solta –Manual –Volante –Carta circular
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23 MEIOS DE COMUNICAÇÃO AUXÍLIOS VISUAIS –Álbum seriado –Flanelógrafo –Transparências –Data show
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24 MEIOS DE DIVULGAÇÃO Rádio Vídeo Televisão Teleconferência Intra e internet Facebook twitter
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25 METODOLOGIA EXTENSIONISTA Quanto ao alcance –Individual –Grupal –Massal Quanto ao efeito –Motivacional –Ensino técnico Quanto ao uso –Simples –Complexo
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26 MÉTODOS DE ALCANCE INDIVIDUAL Contato Entrevista Unidade de observação
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27 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL Curso Excursão Reunião Dia de campo ou dia de demonstração Dia especial Unidade demonstrativa Convenções
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28 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL - Continuação Encontro Mutirão Concurso Torneio
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29 MÉTODOS DE ALCANCE MASSAL Campanha Semana Exposição
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