Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAMAURY MIGUEL DA SILVA CRUZ AMAURY Alterado mais de 6 anos atrás
1
Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima
3
A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino. Criação de condições para que os alunos possam se tornar pessoas de iniciativa, de responsabilidade, de autodeterminação, de discernimento que soubessem aplicar-se a aprender as coisas que lhes servirão para a solução de seus problemas e que tais conhecimentos se aplicassem a aprender as coisas que lhes servirão para a resolução de seus problemas e que tais conhecimentos os capacitassem a se adaptar as situações com mais flexibilidade.
4
A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino.
5
O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos. O saber deve ser socializado, dessa forma compartilhar experiência e pesquisar a fim de que este se sinta seguro. E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta.
6
Cabe ao aluno um papel essencialmente ativo, e suas atividades básicas entre outras, deverão consistir em: observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc.
7
As obras de Dermeval Saviani tem como características marcantes a analise da sociedade brasileira em vários momentos histórico. No seu livro “Escola e Democracia”, Saviani procura esclarecer a situação da Educação e a sua relação com a sociedade ao longo do tempo; o livro aborda uma síntese clara e didática as principais teorias da educação.
8
O autor contribui para o avanço das condições subjetivas necessárias ao cumprimento de grande tarefa por ele mesmo anunciado como prioritárias: a defesa e a produção de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros. Demerval Saviani conclui deixando em evidência a relação entre educação e sociedade e que a responsabilidade dos professores é a de transformar cada aluno seu para que compreenda seus direitos e deveres para a efetivação de uma nação melhor para se viver.
9
Período caracterizado pelo Humanismo. Este se estendeu do final do século XV ao início do século XVI – época de grandes inovações no campo das artes, ciência e filosofia. Os conteúdos abordados foram o papel do professor, aluno e da escola, como também a concepção da aprendizagem no período humanista.
10
William ShakspeareLuíz de Camões François Rabelais Dante Alighieri Miguel de Cervantes Erasmo Roterdã Luíz de Camões
11
Avaliação: Tanto Neils Quanto Rogers apresentam um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem e competências do professor, ou seja, eles pensam em uma avaliação periódica, trocas de experiências onde o professor torna-se um mediador.
12
https://pedagogiaaopedaletra.com/abordagem- humanista/ https://escolarecrearte.wordpress.com/2013/06/2 8/a-importancia-de-educacao-humanista/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.