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Ghisleine Trigo Silveira

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Apresentação em tema: "Ghisleine Trigo Silveira"— Transcrição da apresentação:

1 Ghisleine Trigo Silveira
S I N E P E – PARÁ A BNCC E SUA APLICAÇÃO Ghisleine Trigo Silveira 22/11/ 2017

2 O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

3 O QUE É A BNCC? Documento de caráter normativo;
Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a que todos os alunos têm direito

4 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
- Foco nas competências - Mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

5 FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
- Compromisso com a educação integral 10 competências gerais

6 COMPETÊNCIAS GERAIS 1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7 COMPETÊNCIAS GERAIS 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

8 COMPETÊNCIAS GERAIS 3. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

9 COMPETÊNCIAS GERAIS 4. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

10 COMPETÊNCIAS GERAIS 5. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

11 COMPETÊNCIAS GERAIS 6. Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

12 COMPETÊNCIAS GERAIS 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

13 COMPETÊNCIAS GERAIS 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

14 COMPETÊNCIAS GERAIS 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

15 COMPETÊNCIAS GERAIS 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

16 ESTRUTURA DA BNCC

17 O DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO

18 (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRICULOS
EXEMPLO DE CIÊNCIAS: 3 Unidades Temáticas: Matéria e energia Vida e evolução Terra e Universo - ESTA NÃO É A UNICA MANEIRA DE ORGANIZAR OS CURRÍCULOS LOCAIS E REGIONAIS …..

19 (RE)ELABORAÇÃO DOS CURRICULOS
EXEMPLO DE CIÊNCIAS: AS HABILIDADES DA BNCC SÃO APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE DEVEM SER ASSEGURADAS A TODOS ESTA NÃO É A UNICA MANEIRA DE ORGANIZAR OS CURRÍCULOS LOCAIS E REGIONAIS ….. QUE CONTEÚDOS/HABILIDADES PRECISAM SER ACRESCENTADOS? METODOLOGIA ? ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS?

20 MAIS UM DESAFIO!

21 O DESAFIO D0 MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO
O DESAFIO DA FORMAÇÃO: - Dos professores / equipes de gestão; O DESAFIO D0 MONITORAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO

22 O DESAFIO DE QUE A BNCC SEJA UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DA MELHORIA DA QUALIDADE

23 EDUCAÇÃO INFANTIL /CRECHE- CENÁRIO
Nº de creches - 64,5 mil (41% são privadas) 3,2 milhões de alunos Atendimento escolar de 25,6% Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

24 EDUCAÇÃO INFANTIL /PRÉ-ESCOLA
Nº de escolas – 105 mil (24,3% são privadas) 5,0 milhões de alunos Atendimento escolar de 84,3% Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

25 ENSINO FUNDAMENTAL - CENÁRIO
Anos iniciais : 15 milhões de matrículas Anos Finais : 12 milhões de matrículas (99,2% no diurno) Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

26 Número de escolas – Anos finais
14,8% dos alunos em escolas privadas; Crescimento de 15,3%, em 8 anos Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

27 O DESAFIO DO ACESSO Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP
1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

28 Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

29 ENSINO FUNDAMENTAL– O DESAFIO DA MELHORIA DA QUALIDADE
SAEB/PROVA BRASIL : % de alunos que não sabem o esperado 5º ano 9º ano Língua Portuguesa 50% 70% Matemática 61% 86% Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

30 A BNCC DO NOVO ENSINO MÉDIO
Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

31 ENSINO MÉDIO - CENÁRIO Etapa final da educação básica: mínimo de escolaridade na formação do cidadão. Total de 8 milhões de alunos. Cobertura estagnada: 60% dos jovens de 15 a 17 anos matriculados no ensino médio. 1,7 milhões de jovens de 15 a 17 anos fora da escola. Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

32 ENSINO MÉDIO – RESULTADOS
IDEB estagnado desde 2011. SAEB/PROVA BRASIL – Baixo índice de aprendizagem ao final do Ensino Médio: 78,2% não sabem o esperado em Língua Portuguesa. 90,7% não sabem o esperado em Matemática. Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

33 Novo Ensino Médio: como a reforma pretende mudar o cenário atual?
AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA FLEXIBILIDADE Novo Ensino Médio: como a reforma pretende mudar o cenário atual?

34 NOVO ENSINO MÉDIO Substituição de um modelo único de currículo por um modelo diversificado e flexível. Oferta de itinerários formativos (aprofundamento acadêmico ou cursos técnicos profissionalizantes). Ênfase na formação geral (BNCC + itinerários formativos)- AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA FLEXIBILIDADE

35 NOVO ENSINO MÉDIO Currículo: terá uma parte comum e obrigatória a todos (Base Nacional Comum Curricular) e outra parte flexível. AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA FLEXIBILIDADE Sistemas de ensino: definem a oferta dos itinerários. podem compor itinerários que combinem áreas.

36 NOVO ENSINO MÉDIO – CARGA HORÁRIA
Carga horária mínima anual ampliada de forma progressiva/ sistemas de ensino devem oferecer até 2021 pelo menos horas. Sete estados brasileiros já oferecem horas anuais (SP, SC, RS, CE, DF, ES, GO) BNCC - não poderá ser superior a horas do total da carga horária do ensino médio FLEXIBILIDADE AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

37 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Da Educação Infantil ao Ensino Médio
AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA FLEXIBILIDADE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Da Educação Infantil ao Ensino Médio

38 NOVO ENSINO MÉDIO E A BNCC
Princípios orientadores: A BNCC do Ensino Médio integra a Base da Educação Básica Adota as 10 competências gerais (adequação à etapa) Adota os mesmos princípios pedagógicos: foco na aprendizagem e no desenvolvimento de competências; educação integral FLEXIBILIDADE AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

39 BNCC PARA O ENSINO MÉDIO - DCNs
A Base deve se pautar em uma noção ampliada de Juventudes - múltiplas culturas juvenis ou muitas juventudes.” (DCN, p. 155) - processo de formação deve levar à sua autônoma e crítica inserção no mundo Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

40 BNCC PARA O ENSINO MÉDIO
As competências gerais e os princípios que fundamentam a Base devem orientar todo Ensino Médio (base + itinerários), em todas as áreas Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

41 ESTRUTURA DA BNCC DO ENSINO MÉDIO
Definição de habilidades segundo cada competência específica de área Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

42 ESTRUTURA DA BNCC DO ENSINO MÉDIO
LP e MAT: • três anos do Ensino Médio (Lei nº /2017) • organização das habilidades: – não seriada; – em unidades temáticas, articuladas às competências Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

43 ESTRUTURA DA BNCC DO ENSINO MÉDIO
Não serão especificados itinerários e respectivas competências, mas apenas critérios e possibilidades que podem orientar a estruturação de itinerários Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP 1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR

44 NOVO ENSINO MÉDIO - IMPLEMENTAÇÃO
A implementação será gradual, após a aprovação da BNCC, em parceria com os estados. O sistemas de ensino irão estabelecer cronograma de implementação no 1º ano subsequente à data de publicação da BNCC e iniciar o processo de implementação a partir do 2º letivo subsequente à homologação da BNCC FLEXIBILIDADE AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

45 0 DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO ENSINO MÉDIO - DESAFIOS
FLEXIBILIDADE Conselhos Estaduais – itinerários formativos (diretrizes) Estruturação dos currículos Quantos itinerários ? AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

46 0 DESAFIO DA IMPLEMENTAÇÃO ENSINO MÉDIO - DESAFIOS
FLEXIBILIDADE 3. Jornada e formação de professores AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA

47 Obrigada Fontes: - IDEB: INEP desempenho: INEP
1,7 milhão nem-nem: IBGE. - 82%: PNAD/IBGE/Anuário Todos pela Educação 2016 - População jovem: Elaboração SAE/PR


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