Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Componente importante na construção da cidadania; Democratização de seu ensino deve ser prioritário; É a construção e apropriação de um conhecimento do aluno; Recursos didáticos diversificados; Avaliação processual;
2
BREVE HISTÓRICO Ensino Fundamental direcionado para aquisição de competências; Resolução de problemas a partir de vivências; Amplo espectro de conteúdos- estatística, probabilidade e combinatória; Disciplina que eleva taxa de retenção Má formação dos professores Conhecimento prévio desconsiderado na prática docente.
3
PAPEL DA MATEMÁTICA Formação de capacidades intelectuais;
Estruturação do pensamento; Agilização do raciocínio dedutivo; Aplicação na vida prática e atividades do mundo do trabalho; Construção do conhecimento em outras áreas do trabalho.
4
MATEMÁTICA E OS TEMAS TRANSVERSAIS
Ética- confiança do aluno em sua capacidade e na do outro; Orientação Sexual – igualdade de oportunidades para todos os gêneros; Meio Ambiente- compreensão dos fenômenos ambientais Saúde- acompanhamento do próprio desenvolvimento físico; Componentes que compõem a dieta básica; Dados estatísticos sobre a saúde. Pluralidade Cultural- estudos da Etnomatemática- explica a dinâmica conhecimento, histórica e socialmente.
5
SABER MATEMÁTICO DO ALUNO:
Capacidade desenvolvida no cotidiano deve ser potencializada pela escola. DO PROFESSOR: Conhecimento não deve ser desvinculado de um contexto concreto e único, deve ser generalizado, transferido a outros contextos.
6
RECURSOS: DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS; DOS JOGOS
7
OBJETIVOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta Fazer observações sistêmicas e estabelecer relações; Resolver situações –problema, validando estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos Interagir com seus pares de forma cooperativa e coletiva na solução de problemas
8
BLOCOS DE CONTEÚDOS Números e Operações; Espaço e Forma;
Grandezas e Medidas; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ( estudos de noções de estatística, probabilidade e combinatória)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.