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Max Horkheimer.

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Apresentação em tema: "Max Horkheimer."— Transcrição da apresentação:

1 Max Horkheimer

2 Biografia Horkheimer nasceu em 1895 na Alemanha, abandonou os estudos para trabalhar junto com seu Pai. Em 1919 começou a estudar Filosofia. No ano de  1926, junto com  Theodor Adorno, funda a Escola de Frankfurt.

3 Biografia Em 1926 funda o "Instituto de Pesquisas Sociais" (Escola de Frankfurt) em parceria com Theodor Adorno e assume o cargo de professor em 1930 e, em 1931 é nomeado Diretor do referido Instituto.

4 Biografia Em 1940, Horkheimer e Adorno escrevem o clássico “Dialética do Esclarecimento”. Sofreu grande influência de Schopenhauer, Karl Marx, Max Weber, Nietzsche e Freud. Max Horkheimer morre aos 78 anos, em 7 de julho de 1973, na cidade de Nuremberg, Alemanha.

5 Contexto Histórico Adorno e Horkheimer cultivavam a Teoria Crítica, desenvolvendo intervenções teóricas sobre os problemas gerados pelo capitalismo. Viveu em uma época conturbada, o que certamente, influenciaria suas obras e forma de pensar.

6 Aspecto Geral da Teoria
O pensamento de Max Horkheimer caracterizou-se pelo seu marxismo não ortodoxo e pela orientação crítico-sociológico com base filosófica. Horkheimer critica a razão abstrata da teoria tradicional, por julgá-la uma criadora dos mitos em que se assenta o cientificismo. O Homem domina a Natureza e o conhecimento se torna cada vez mais uma forma de poder O homem domina o próprio homem As tecnologias aumentam a possibilidade de conforto para a espécie humana ao mesmo tempo em que intensificam a exploração e a dominação.

7 Aspecto Geral da Teoria
A Dialética do Esclarecimento mostra que a barbárie, com uma roupagem científica e racional, domina as esferas da vida e não é nem mesmo percebida. Chega a ser incentivada e apoiada pelas massas, incapazes de perceberem que o avanço científico trouxe consigo a permanente exploração de seus corpos e de suas almas.

8 Principais Conceitos A teoria crítica de Horkheimer pretende que os homens protestem contra a aceitação resignada da ordem total totalitária. A "razão polêmica" de Horkheimer, ao se opor à razão instrumental e subjetiva dos positivistas, não evidencia somente uma divergência de ordem teórica. Ao tentar superar a razão formal positivista, Horkheimer não visa suprimir a discórdia entre razão subjetiva e objetiva através de um processo puramente teórico. Essa dissociação somente desaparecerá quando as relações entre os seres humanos, e destes com a natureza, vierem á configurar-se de maneira diversa da que se instaura na dominação. A união das duas razões exige o trabalho da totalidade social, ou seja, a práxis histórica.

9 "A ciência ela própria não tem consciência de si, ela é um instrumento, enquanto o esclarecimento é a filosofia que identifica a verdade ao sistema científico.“ -Horkheimer e Adorno


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