A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE"— Transcrição da apresentação:

1 MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE
Cezar Augusto, graduando de licenciatura em Ciências Sociais.

2 MAX WEBER ( ) É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. [...] Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o estudo do capitalismo e do chamado processo de racionalização e desencantamento do mundo. (fonte: Wikipédia)

3 Sociologia compreensiva
a) Weber está preocupado em compreender as relações sociais em seu sentido histórico e cultural; b) ele parte do individuo fazendo ou reproduzindo ações para explicar a sociedade. c) ele não está necessariamente preocupado com leis universais do mundo social(como o postivismo estava), ele trata esse aspecto como uma probabilidade e não um fato.

4 OS INDIVÍDUOS DETERMINAM A SOCIEDADE
A sociedade não existe como um fim em si mesmo ou como uma estrutura que se organiza independentemente da consciência subjetiva das pessoas; ela é expressão histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a constituem;

5 Portanto a sociedade existe porque é vivenciada e compreendida por indivíduos racionais que tomam suas decisões de acordo com sua história e cultura” (AFRÂNIO et al, 2013;38)

6 Sociedade moderna Para Weber, a modernidade trouxe consigo o racionalismo que foi incorporado nas relações sociais. Planejamos nossa vida, calculamos nosso tempo, racionalizamos o estado, a política e até a religião.

7 O tempo mudou? No mundo medieval o trabalho durava conforme a luz do dia; mais tarde, o trabalhador passa a ser livre; Hoje o trabalho é constituído de uma dinâmica racionalizada, por via de contrato, com garantias...; o tempo se tornou moeda;

8 Exercitando... 9- “A noção de individuo, por sua vez, é constituída a partir da relação com os outros”. Somente na modernidade a noção de indivíduo ganhou relevância. Sobre este tema, análise as afirmativas a seguir: I – Entre os povos antigos, pouco valor se dava a pessoa única; II – A importância do indivíduo estava inserida no grupo a que pertencia (família, estado, clã, etc.); III – A ideia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI com a reforma protestante a qual defendia o homem como um ser criado a imagem e semelhança de Deus, e passava individualmente a ter poder. a) somente a opção I está correta. b) somente a opção II está correta. c) somente a opção III está correta. d) as opções I e II estão corretas. e) as opções I, II e III estão corretas.

9 Comportamento racional
Nossa vida está racionalizada; nossas atitudes carregam intensões e significados; Nossas intensões são calculadas; é através da ação social que podemos encontrar o sentido para os fenômenos da sociedade.

10 AÇÃO SOCIAL: É uma ação que tem seu sentido já compreendido pelos outros. Refere-se ao comportamento orientado que aprendemos levando em consideração a cultura e a história. Ela forma interação social, que ocorre a partir da influência recíproca que os indivíduos em comunicação exercem uns sobre os outros no âmbito das relações sociais Weber classifica 3 tipos de ação:

11 Ação tradicional motivada por um hábito ou costume aprendido, ou seja, que é passado de geração em geração. (ex. cumprimento de mãos)

12 Ação afetiva determinada pelos afetos ou estados emocionais, isso também inclui aqueles manifestados de forma inesperada. (ex. comemorar uma vitória)

13 Ação racional orientada a valores
é manifestada pela crença ou valor consciente que é tão importante para o indivíduo a ponto dele não considerar as consequências de sua ação. (ex. discurso político)

14 Ação racional orientada a fins
É o cálculo racional que o indivíduo estabelece para alcançar objetivos, organizando, aproveitando ou criando meios necessários para se alcançar um fim. (ex. Estudar para o vestibular)

15 Esses tipo ideais são... um enquadramento abstrato que possibilita a organização do que é observado, visto que o mundo social nos apresenta uma infinidade de coisas; e uma representação que não é pura, mas uma construção teórica em cima da realidade.

16 REFERÊNCIAS: AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha; MACHADO, Igor José de Renó. Pensando a sociedade. In: Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, (p. 127) BOMENY, Helena; FREIRE_MEDEIROS, Bianca. Trabalhadores, uni-vos!. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010. MARX, Karl; ENGELS FRIEDRICH. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, SILVA, Afrânio et al. A sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade. In: Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.


Carregar ppt "MAX WEBER: A CIÊNCIA DOS INDIVÍDUOS AGINDO SOCIALMENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google