A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

  Ética e educação Comumente, se simplifica ou se confunde ética com expressões como liberdade, justiça, verdade, norma etc. Ou ainda com o cumprimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "  Ética e educação Comumente, se simplifica ou se confunde ética com expressões como liberdade, justiça, verdade, norma etc. Ou ainda com o cumprimento."— Transcrição da apresentação:

1 Ética e educação Comumente, se simplifica ou se confunde ética com expressões como liberdade, justiça, verdade, norma etc. Ou ainda com o cumprimento ou não de determinadas leis ou regras. São distorções e ambiguidades que podem ocorrer. Porém a função da ética seria mais refletir, problematizar e nortear a conduta humana do que definir termos Preparar-se para a vida :  Por esses exemplos, percebemos o quanto o espírito da ética tende para o desejo da universalidade. Também é graças a isso que ela problematiza o particular. Esta aspiração à universalidade também já foi pensada pelo filósofo e pedagogo Jean-Jacques Rousseau ( ) que, em sua obra Emílio, se mostrou preocupado com uma educação que respeitasse o educando e realmente preparasse para a vida. Segundo ele: “Quanto mais generalizamos nosso interesse particular, mais ele se tornará equitativo, e o amor do gênero humano em nós será o amor à justiça”.

2 Os Ritos da Ética Sentimos maior urgência da educação ética quando nossa consciência nos apresenta alguma forma de violação à dignidade da vida. Ficamos enfurecidos e ansiosos por transformações. Como reconquistar a dignidade da vida? Sem dúvida, com muita dedicação, mas, sobretudo, com muito amor e diálogo na família, na escola, no cotidiano de nossas vidas... Difícil? Não. É só seguir o conselho que a raposa deu ao Pequeno Príncipe quando este quis saber o que era cativar: “Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, a cada dia, te sentarás mais perto... É preciso ter ritos”. Quem sabe, por este caminho, não consigamos ouvir melhor os instantes apelos da nossa consciência. Não há receitas, trata-se de “Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”.

3 Ética, política e felicidade.
  A vida é uma grande transição para a morte. Dessa ninguém escapa, cedo ou tarde. Portanto, viver é um privilégio. Os encantos e desencantos que tornam a vida mais doce, mais salgada, mais saborosa são materializados pela dor (nas suas diversas expressões), pelas ideologias, pelo conhecimento e pelos sentimentos (incluindo o amor, a felicidade e a tristeza).   Talvez seja por isso que ultimamente tenhamos vivido dias difíceis, de muita tristeza e angústia, pois vivemos uma época em que a filosofia e a política estão deixando de serem instrumentos de liberdade e busca da felicidade social, enquanto o mal, o terror, a violência e a barbárie assumem aspectos soturnos e ameaçadores para a própria vida civilizada.  

4 Pagar o preço Por isso mesmo, falar em filosofia, política com ética, justiça, amor, felicidade em nosso mundo atual é falar sempre de um símbolo de uma aspiração libertadora, para a qual a humanidade ainda não está preparada. De Sócrates até hoje, quem pretendeu ser justo, ético, incorruptível sempre teve que tomar a sua cicuta (veneno mortal que Sócrates se viu obrigado a tomar para não trair a verdade). Ou seja, pagar o seu preço. Foi assim em Atenas, foi assim sob os grandes impérios, é assim hoje no Brasil. Mas como dizia Che Guevara: “devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário será sempre guiado por grandes sentimentos de amor e luta.

5 Será diferente Assim como nunca é tarde para se filosofar, também nunca será tarde para se tentar fazer da política um espaço de construção de uma nova sociedade, onde haja verdadeiramente a construção de sólidos paradigmas de justiça social, ética, respeito à vida e busca da felicidade. Mas enquanto as pessoas fizerem da vida, da paz, da natureza e dos sentimentos mais puros, mercadorias, objetos de compra e de venda, luta pelo poder pessoal, continuarão marchando a passos largos para a destruição do planeta e da civilização. Continuaremos assistindo abismados aos verdadeiros tsunamis de egoísmo, morte, dor e sofrimento.

6 O que é política? Vivemos hoje um momento em que a política é questionada, pois ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos. O que é política? É o título de um livro contendo a ideia de política da pensadora e filósofa alemã Hannah Arendt. Na verdade são fragmentos de sua obra publicados postumamente. Hannah Arendt é considerada uma das maiores pensadoras deste século e seu trabalho sobre as Origens do Totalitarismo é considerado uma obra clássica e definitiva sobre o assunto. Do governo nazifascista europeu central de Hitler e Mussolini. A falta de liberdade política e social, a perseguição aos parlamentares, aos sindicatos e as minorias: Homossexuais,negros,judeus,socialistas e aos intelectuais como Antônio Gramsci.

7 Vejamos, então, como ela discute a questão:
Vejamos, então, como ela discute a questão: Para Hannah Arendt "O sentido da política é a liberdade". Segundo ela, a ideia de política e de coisa pública surge pela primeira vez na polis grega considerada o berço da democracia. O conceito de política que conhecemos nasceu na cidade grega de Atenas e está intimamente ligado à ideia de liberdade que para o grego era a própria razão de viver. Utilizando o conceito grego de política é que Arendt nos diz que "A política baseia-se no fato da pluralidade dos homens", portanto, ela deve organizar e regular o convívio dos diferentes e não dos iguais. Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder. Porém; o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo o que fazemos na vida tem consequência e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolhessem por nós.

8 Vejamos, então, como ela discute a questão:
A política está presente quotidianamente em nossas vidas: na luta das mulheres contra uma sociedade machista que discrimina e age com violência; na luta dos portadores de necessidades especiais para pertencerem de fato à sociedade; na luta dos negros discriminados pela nossa "cordialidade"; dos homossexuais igualmente discriminados e desrespeitados; dos índios massacrados e exterminados nos 500 anos de nossa história; dos jovens que chegam ao mercado de trabalho saturado por milhões de desempregados; na luta de milhões de trabalhadores sem terra num país de latifúndios; enfim, na luta de todas as minorias por uma sociedade inclusiva que se somarmos constituem a maioria da população-. De acordo com a Constituição de 1988, o Brasil é uma República Federativa Presidencialista. Tem sua inspiração, quanto à forma de Estado, no modelo norte-americano. No entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica. Também o federalismo no Brasil não é igual ao federalismo estadunidense. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente, que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, eleito quadrienalmente

9 Poder político no Brasil
De acordo com a Constituição de 1988, o Brasil é uma República Federativa Presidencialista. Tem sua inspiração, quanto à forma de Estado, no modelo norte-americano. No entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica. Também o federalismo no Brasil não é igual ao federalismo estadunidense. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente, que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, eleito quadrienalmente


Carregar ppt "  Ética e educação Comumente, se simplifica ou se confunde ética com expressões como liberdade, justiça, verdade, norma etc. Ou ainda com o cumprimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google