A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Surto de Doença Transmitida por Alimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Surto de Doença Transmitida por Alimento"— Transcrição da apresentação:

1 Surto de Doença Transmitida por Alimento
Anny Caroline Bianca Soares Bruna Moura Daniela Sousa Iana Letícia Laiane Franco Laíse Franco

2 Doenças Transmitidas por Alimentos - DTA
São doenças causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 mil DTA. A maioria é causada por bactérias.

3 Surto de DTA É o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem. Doenças raras: apenas um caso já é considerado como surto.

4 Epidemiologia DTA Em muitos países tem emergido como problema econômico e de saúde pública. MUNDO: Mais de 2 milhões de pessoas morram por doenças diarréicas, muitas das quais adquiriram ao ingerir alimentos contaminados. BRASIL: média de 665 surtos por ano, com 13 mil doentes.

5 Caso de Surto de DTA Dados de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs) notificados em um município do Piauí

6 Caso de Surto de DTA Em 2011 no município de Picos quase 80 indivíduos de diversas faixas etárias consumiram bolos confeitados servidos em festas escolares, aniversários e outras comemorações. Sintomas apresentados pelas vítimas: vômito, diarréia, febre e cólicas abdominais. Alguns dos casos foram tratados paliativamente em suas residências, havendo outros casos que necessitaram de internações hospitalares. O órgão competente coletou amostra de 4 bolos que após análise, constatou 100% de amostras contaminadas por Staphilococus. A contaminação se deu por falta de higienização na fabricação dos alimentos.

7 A partir dos resultados, mostra-se necessário orientar e educar a população, manipuladores de alimentos quanto aos cuidados necessários na conservação, manipulação e consumo dos alimentos, às boas práticas de fabricação e aos riscos que os alimentos contaminados representam e que adotando-se essas medidas, o número de surtos de DTAs poderá ser reduzido. Demonstram ainda, a necessidade de maior atenção na área de segurança de alimentos.

8 Recomendações de Segurança Alimentar
Lave as mãos regularmente; Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo os mesmos devem ser lavados e desinfetados; Para desinfecção, os alimentos crus como frutas, legumes e verduras devem ser mergulhados durante 30 min em uma solução preparada com 1 colher de sopa de hipoclorito 2,5% para cada litro de água; Lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; Compre alimentos seguros verificando prazo de validade, acondicionamento e suas condições físicas (aparência, consistência, odor) Não compre alimentos sem etiqueta que identifique o produtor; Evitar o contato entre aliementos crus e cozidos; Entre outras.

9

10

11

12

13 Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde- SVS. Manual Integrado de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas Por Alimentos Oliveira, A.B et al. Doenças Transmitidas Por Alimentos, Principais Agentes Etiológicos e Aspectos Gerais: uma Revisão. Rev HCPA, v.30, n. 3, 2010.

14 Obrigada !!


Carregar ppt "Surto de Doença Transmitida por Alimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google