A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem."— Transcrição da apresentação:

1 ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO

2 AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

3 O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos.

4 É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação. O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma.

5 Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.

6 Pessoas com transtornos mentais, deficiência mental ou física, dependentes químicos, crianças e adolescentes com dificuldades no processo de escolarização e idosos no enfrentamento de questões decorrentes do envelhecimento, são exemplos de casos em que há indicação para o trabalho do AT.

7 Comumente, em virtude do despreparo familiar diante do transtorno mental, tal cuidado propicia atitudes desorientadas ou até mesmo o abandono do PTM nas instituições (re-internação), culminando na intensificação da crise quando a família, enquanto suporte, poderia amenizá-la (FIORATI, 2006; ROSA, 2003). A inserção do AT nestas circunstâncias adquire grande importância, corroborada por Londero e Pacheco (2006), ao afirmarem que “o AT pode servir até mesmo como modelo de identificação no que diz respeito ao manejo do paciente, demonstrando (à família) condutas mais adequadas que facilitem a melhora de seu quadro” (p. 264).

8 REFERENCIAL LONDERO, I.; PACHECO, J. Por que encaminhar ao acompanhante terapêutico? uma discussão considerando a perspectiva de psicólogos e psiquiatras. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11 n. 2, p. 259-267, maio/ago 2006. Disponível em:. Acesso em 13 abril 2007http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413737220060 00200004&lng=pt&nrm=iso


Carregar ppt "ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google