A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951."— Transcrição da apresentação:

1 A questão dos refugiados 2017 am/ma

2 O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951 e ratificada por lei no brasil em 1997. Refugiados são pessoas que foram ou podem ser perseguidas. Essa perseguição pode ocorrer por motivos ligados a etnia, religião, nacionalidade, opiniões e partidos políticos, sendo as pessoas obrigadas a deixarem o local em que vivem e refugiarem-se em locais onde se sentem seguras

3 De acordo com os dados divulgados pelo Acnur [Alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados], o numero de refugiados no mundo em 2015 era de 60 milhões de pessoas, a grande maioria deles de origem síria, em torno de 4 milhões, pais atualmente em guerra civil, sendo o maior numero registrado desde o genocídio em Ruanda [1994]

4 O Brasil, de acordo com o Ministério da justiça, abrigava, em 2015, 5 208 refugiados, de 79 nacionalidades. A maioria desses refugiados e de colombianos, cerca de 1 154 no total, seguida dos angolanos. Esses dois grupos representam quase a metade de todos os refugiados no Brasil.

5 O numero de refugiados colombianos esta relacionado com a guerrilha denominada FARC [ Forças Armadas Revolucionárias Colombiana], mas, recentemente, o diálogo de paz entre esse grupo e o governo colombiano poderá refletir na diminuição do número de refugiados para o Brasil, pois, em 2016, o presidente colombiano Juan Manoel Santos e o líder das FARC Timo León Jimenez, assinaram em havana [cuba] um acordo de cessar-fogo bilateral e definitivo.

6 O número de refugiados brasileiros é muito pequeno se comparado com países como Afeganistão [2,5 milhões] e Síria [4 milhões]; são 1207 brasileiros em refúgios, segundo a Acnur em 2015. Entres os principais motivos, segundo o Acnur, podemos citar; vítimas de tortura e violência, ativista na Amazônia ameaçados de morte, medo de perseguição de policias corruptos, integrantes de milícias e traficantes de drogas, testemunhas de crimes policias.

7 Refugiado ambiental Denomina-se refugiado ambiental a pessoa ou grupo de pessoas que teve de, forçadamente, deixar seu local de origem para encontrar refúgio e abrigo em outra região do globo, em virtude de calamidade ambiental- natural ou provocada pelo homem, permanente ou temporária.

8 Obrigado pela atenção


Carregar ppt "A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google