Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLorenzo Vidal da Conceição Alterado mais de 5 anos atrás
1
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr.
2
Da Psicometria à Psicologia Cognitiva
1905: “Escala Binet-Simon”; Quantificação e Q.I.; Excessiva preocupação com os instrumentos em termos de objetividade, controle, fidedignidade e validade;
3
Mais histórico: Em 1921, psicólogos se reuniam para definir o que é inteligência; Posteriormente, em1996, 24 psicólogos reuniram-se com o mesmo intuito; A atual definição é um produto da discussão de diferentes teóricos.
4
Psicometria 1 – A vela está para o sebo assim como o pneu está para (a) automóvel; (b) círculo; (c) borracha; (d) concavidade. 2 – Complete esta série: 100%; 0,75; 1/2 (a) inteiro, (b) um oitavo. (c) um quarto...
5
Inteligência Sternberg e Detterman (1986): “Inteligência é a capacidade para aprender a partir da experiência, usando processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem, e a capacidade para adaptar-se ao ambiente circundante, que pode exigir diferentes adaptações dentro de diferentes contextos sociais e culturais”.
6
Jean Piaget (1896-1980) Bíólogo Estágios do desenvolvimento;
Inteligência – 4 estágios básicos: Estágio sensório-motor; Estágio pré-operacional; Estágio das operações concretas; Estágio das operações formais.
7
Psicologia Cogntiva Contructo mais amplo e complexo;
Universalidade do que se pode apreender sobre a aquisição do conhecimento; Mapeamento do cérebro → inteligência múltiplas; Adaptar o ensino aos processos cognitivos e ao contexto cultural;
8
Inteligências Inteligência motora, lógico - matemática, emocional, social, músical, espacial...; Ex. Inteligência emocional: Percepção das emocões; Facilitação do pensamento; Compreensão das emoções; Gerenciamento das emoções. Teste: Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT
11
Atualidade dos testes de inteligência
Matriz de competências e habilidades: Dominar linguagens; Compreender fenômenos; Enfrentar situações-problema; Construir argumentações; Elaborar propostas.
13
Competências e habilidades
Competência→habilidade: Investimento; Qualidade da aprendizagem. 5 competências e 21 habilidades;
14
Inteligência em três estratos
1. Fator G: fator mais abrangente; 2. Tipos de inteligência: inteligência fluída, inteligência cristalizada, habilidade de recuperação, velocidade do processamento cognitivo; 3. Especificidades de cada inteligência: Fator g → Inteligência fluída → indução (lógica);
16
Percepção Criação de padrões;
Interface com a memória, inteligência e atenção; Atribuição de valores pessoais e emocionais nas experiências individuais.
17
Percepção Mundo externo → Eu → Mundo interno → Eu → Mundo externo;
Atribuição de valor e intuição.
18
Percepção: Sensibilidade e capacidade de compreender àquilo que pode ou não se visto, objetivo ou subjetivo, capacidade depende de nossos sentidos e nossa capacidade de compreender; Percepção sensorial; Percepção social; Percepção musical; Percepção temporal; Percepção espacial.
20
Ilusões de Ótica: Estudos no trânsito;
Uso de elementos para a percepção: sombras, movimento, gradientes, etc.
21
Atenção Pode ser considerada como tópico do constructo percepção, ou do tópico “Consciência”. Alguns a considera como tópico à parte. Atenção seletiva: “a capacidade mental de selecionar apenas uma pequena parcela da informação contida no ambiente em detrimento da grande quantidade de estímulos disponíveis ao nosso redor” (Rossini e Galera, 2005, p. 79).
22
Atenção Atenção concentrada: concentrar-se em apenas uma atividade;
Atenção alternada: alternar o foco da atenção, para uma e outra atividade; Atenção sustentada: manter a atenção em uma mesma atividade por um longo tempo.
23
Atenção Nível neural e cerebral; Sistema anti-distração;
Limites da atenção; Seletividade; Cultural; Subjetiva.
24
Testes Psicotécnicos:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.