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Planejamento de uma avaliação Projeto de Reforço Escolar

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Apresentação em tema: "Planejamento de uma avaliação Projeto de Reforço Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de uma avaliação Projeto de Reforço Escolar
Ana Maria Feydit Brito – jun/2015

2 Projeto de Reforço Escolar
Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação CECIERJ Objetivo Recuperação de aprendizagem, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no letramento em Leitura e Escrita e letramento Matemático, visando à melhoria da qualidade do ensino em toda sua rede do Estado do Rio de Janeiro . Público Alvo Alunos da 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e 1ª e 2ª séries do Curso Normal. Em 2014 atendeu alunos (aprox. 7% dos alunos matriculados) Em 2015 visa atender alunos (aprox. 10% dos alunos matriculados) Fonte: Manual de Reforço Escolar

3 O projeto possui três frentes que atuam de maneira articulada.
Ações O projeto possui três frentes que atuam de maneira articulada. Fundação CECIERJ Fonte: Manual de Reforço Escolar

4 Ações O projeto possui três frentes que atuam de maneira articulada.
aulas de reforço onde o aluno está matriculado (02 tempos semanais para cada disciplina no contraturno) Equipe de gestão composta de profissionais da Fundação CECIERJ e da SEEDUC Fonte: Manual de Reforço Escolar

5 A Avaliação Indicadores de impacto
Desempeno dos alunos das escolas que ofereceram Reforço Escolar no ano de 2014 e 2015 (no estado e por regional) Relacionamento dos indicadores com os objetivos Melhoria da qualidade do ensino Recuperação de aprendizagem com foco no letramento em Leitura e Escrita e letramento Matemático Grupos de tratamento e controle Grupo de tratamento - todas as escolas que ofereceram Reforço Escolar nos anos de 2014 e 2015. Grupo de controle - escolas das mesmas regionais das escolas do grupo de tratamento que não ofereceram Reforço Escolar nos anos de 2014 e 2015.

6 Dados Instrumentos de coleta – planilhas que serão preenchidas a partir de bancos de dados disponibilizados pela SEEDUC Informações coletadas Escolas – código de identificação, nome, regional, alunos matriculados em 2014 e 2015 e a participação ou não no projeto nos anos de 2014 e 2015 Índice de qualidade escolar (IDERJ) das escolas no Fundamental II e Ensino médio em 2013 (antes do projeto) e em (depois do 2º ano do projeto)

7 Indicador de Desempenho
Índice de qualidade escolar que visa fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de 0,0 a 10,0. IDERJ = IF x ID Indicador de Fluxo Escolar Medida resumida da promoção dos alunos em cada nível de ensino que considera a taxa de aprovação nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para cada unidade, variando entre 0,0 (zero) e 1,0 (um). Indicador de Desempenho Índice que varia entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez), medido a partir do agrupamento das notas obtidas pelos alunos do último ano de cada ciclo escolar no exame do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do RJ - SAERJ, em quatro níveis de proficiência: baixo, intermediário, adequado e avançado.

8 Variáveis coletadas Sim=1 ou Não=0 de 1 a 17 1= tratamento 0= controle

9 Avaliação de impacto Metodologia
Essa avaliação usará um método não-experimental, já que a escolha das escolas participantes não foi aleatória. Será usada a metodologia de diferença em diferenças que permite controlar o impacto estimado pelas diferenças iniciais dos dois grupos (participantes e controle).

10 Retorno econômico Transformação do impacto em benefício monetário
Muitos estudos mostram que a qualidade da educação influencia positivamente os salários futuros dos indivíduos, a probabilidade de continuação dos estudos e o crescimento econômico do país. Conforme Curi e Menezes-Filho (2015) Os resultados estimados indicam que a nota média ao término do ensino médio é positivamente relacionada ao salário médio futuro dos indivíduos (cinco anos depois da conclusão do ensino médio) : • em matemática => aumento de 10% na nota de proficiência aumenta o salário em 4,6%, em média; • em português => aumento de 10% na nota de proficiência aumenta o salário em 5,0%, em média.

11 Retorno econômico Transformação do impacto em benefício monetário
Apenas com fins de exercício desse curso, será considerado nessa avaliação, que caso se detecte melhoria no Índice de qualidade escolar (IDERJ) das escolas no Fundamental II e Ensino médio em 2013, ela se refletirá futuramente no salário dos alunos das escolas participantes do projeto, da seguinte forma: aumento de 1% na nota de proficiência aumenta o salário em 0,4%, em média no salário dos alunos após 5 anos a contar de o retorno teria duração durante de 10 anos. Considerando o rendimento nominal mensal em 2014 como R$ ,00 (conforme PNAD).

12 Custos do projeto Custos do projeto Custos contábeis:
Bolsistas da Fundação CECIERJ atuando como: conteudistas - professores da educação básica (da rede pública e particular) e professores das universidades. formadores - responsáveis formação presencial e a distância, e pelo acompanhamento dos trabalhos dos dinamizadores. dinamizadores – GEEP pela formação e por tempos trabalhados que excederem sua carga horária Custos de oportunidade: AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem do CECIERJ Equipe de gestão composta de profissionais da Fundação CECIERJ e da SEEDUC para acompanhamento das atividades desenvolvidas. Remuneração que os alunos que estão tendo aulas no contra turno podem estar deixando de receber.

13 Custos do projeto Fluxo de Caixa :

14 Custos do projeto Indicadores econômicos
Será calculado o VPL, TIR, VPLB, VPLC e RCB considerando uma taxa desconto de 5%. Conclusões: As conclusões dependerão dos resultados encontrados para o impacto do projeto e de um levantamento detalhado dos benefícios e custos.

15 Limitações do exercício de avaliação realizado
Limites impostos pela estratégia adotada: A avaliação depende da liberação pela Secretaria de Educação do Estado das informações necessárias e só poderá ser realizada após a divulgação dos resultados do IDERJ de 2015. Como poderia melhorar a avaliação: Essa avaliação poderia ser melhorada com um estudo mais aprofundado envolvendo outras variáveis relacionadas ao nível socioeconômico das escolas e a proficiência avaliada pelo SAERJ para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

16 Referências CURI, A. Z.; MENEZES FILHO. A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil. Fundação Itau Social. Disponível em: < f/pesquisa_ensino_salario.pdf> Acesso em :2 jun 2015. SEEDUC. Educação - Saerj/ Saerjinho/ IDERJ.Disponivel em: < id=843535> Acesso em: 2 jun 2015 SEEDUC. Nota Explicativa dos Indicadores: IDERJ – ID – IF.Disponivel em: < id=839010> Acesso em: 2 jun 2015 SEEDUC. Manual de Reforço Escolar- rev Disponível em: < reforco-escolar.pdf> Acesso em 5 maio 2015


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