A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
Pesquisa de Mercado: Profª. Aline Souza PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

2 O que é Pesquisa de Mercado ?
Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing: É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa”. (Philip Kotler)

3 O que é Pesquisa de Mercado ?
Identificar preferências, hábitos, costumes e perfil; Avaliar imagem da marca, intenções de compra e análise da participação de mercado; Previsão de demanda, potencial de mercado, tendências de negócios e pesquisa de imagem corporativa.

4 O que é Pesquisa de Mercado ?
Indagações Básicas Por que realizar a pesquisa? Quais decisões deverão ser tomadas à partir dos resultados da pesquisa? Quais as possíveis respostas para os problemas definidos?

5 O que é Pesquisa de Mercado ?
Definição do Problema Primeiro e mais importante passo do projeto de pesquisa. Todo projeto de pesquisa deve partir de uma real necessidade de informação, ou seja, uma situação onde há questões a serem respondidas.

6 Tipos de problema Problemas de pesquisa; Problema de engenharia;
Problemas de valor.

7 Formulando o problema de pesquisa...
Em forma de pergunta; Claro e preciso; Suscetível de solução; Limitado a uma dimensão viável.

8 Alguns exemplos de problema de pesquisa
Tema: O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Problema: Quais condições exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção?

9 Alguns exemplos de problema de pesquisa
Tema: A necessidade da informação ocupacional na escolha da profissão. Problema: A Orientação Profissional dada, no curso de segundo grau, influi na segurança (certeza) em relação à escolha do curso universitário?

10 Alguns exemplos de problema de pesquisa
Tema: A família carente e sua influência na origem da marginalização social. Problema: O grau de organização interna da família carente influi na conduta (marginalização) do menor?

11 Alguns exemplos de problema de pesquisa
Tema: O papel da escola na estruturação do autoconceito de crianças superdotadas. Problema: Crianças superdotadas oriundas de diferentes classes sócio-econômicas teriam seus autoconceitos estruturados de maneira diferente, devido aos valores também serem diferentes? Como a criança superdotada pensa que é percebida por pessoas significativas na escola (professores e colegas)? Como os professores percebem o(a) aluno(a) superdotado(a)?

12 Alguns exemplos de problema de pesquisa
Tema: Criatividade, inovação e controle nas organizações de trabalho. Problema: Como a cultura e o clima organizacional relacionam-se com a resistência à mudança diante das inovações e a exigência da criatividade? Como a necessidade de controle inerente às organizações de trabalho pode permitir ou conviver com a liberdade presente nos processos de criatividade e inovação?

13 Tipos de pesquisa científica em ciências sociais
Classsificação Natureza Exploratória Conclusiva (Descritiva ou Causal) Qualitativa Quantitativa

14 O que é Pesquisa Qualitativa ?
Busca compreender as relações de consumo em profundidade através de análise qualitativa das informações obtidas. Questões a serem respondidas: Como as pessoas compram ? Por que compram? Que imagem têm do produto ?

15 O que é Pesquisa Qualitativa ?
A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que observa. Seus objetivos são: a observação, a descrição, a compreensão e o significado; Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação (ou seja, dá ênfase na indução); Não existe “suposta certeza” do método experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.

16 O que é Pesquisa Quantitativa ?
Busca uma análise quantitativa das relações de consumo, respondendo à questão: “Quanto?” para cada objetivo do projeto de pesquisa que tenha adotado esta metodologia. Estudos realizados à partir de amostras da população, utilizando cálculos estatísticos.

17 O que é Pesquisa Quantitativa ?
A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. As informações são colhidas por meio de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

18 O que é Pesquisa Quantitativa ?
É especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. As questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável.

19 Exemplo de Pesquisa Quantitativa

20

21 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Visão do mundo Existência dos fatos sociais com uma realidade objetiva independente das crenças individuais. A realidade é socialmente construída por meio de definições individuais ou coletivas. Relação entre pesquisador e objeto pesquisado A realidade social é independente do pesquisador. A realidade é dependente da mente do sujeito e o pesquisador não se pode colocar fora da história nem da vida social.

22 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Objetivo da pesquisa Explicar causas das mudanças nos fatos sociais através de teste de hipóteses para fazer generalizações . Determinar se há relação de causa e efeito entre as variáveis selecionadas. Avaliar eficácia , efetividade ou eficiência de uma intervenção. Compreender, interpretar e explicar os fenômenos sociais com base na perspectiva dos atores por meio da participação em suas vidas. Rejeita a possibilidade de descoberta de leis sociais . Busca o significado , a intencionalidade dos fatos das relações e das estruturas sociais. Utiliza a palavra como material básico.

23 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Abordagem Utiliza um desenho experimental ou correlacional para reduzir erros que possam interferir na percepção clara dos fatos sociais. Visa compreender as definições da situação das pessoas que são pesquisadas. Desenho do estudo Experimentos e estudos observacionais. Sem regras metodológicas fixas e totalmente definidas, mas com estratégias de abordagem de coleta de dados. Flexível e individualizada de acordo com o objeto de estudo.

24 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Principais técnicas de coleta de dados Questionários com questões fechadas previamente estabelecidas. Processo interativo de idas e vindas nas diversas fases da pesquisa e de interação com seus sujeitos . Observações, entrevistas em profundidade, entrevistas em grupo e construção de redes de relação. Método Dedutivo - da teoria para os dados, definições pré-determinadas, postura racionalista, precisão por meio de medidas e manipulação estatística. Indutivo - dos dados para a teoria. As definições se concretizam no processo, pela intuição e criatividade.

25 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Amostra o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc. São feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.

26 QUANTITATIVA X QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA Papel do pesquisador Distancia-se do fato pesquisado para evitar vieses. Imerge-se no fenômeno de interesse. Funciona como um instrumento de coleta e análise de dados. Principal critério de pesquisa Capacidade de se obter a mesma resposta cada vez que a pesquisa é feita. Capacidade de refletir o fenômeno que está sendo investigado. Categorias de análise Tem como objetivo isolar e definir tão precisamente quanto possível cada categoria a ser analisada e as relações entre elas antes da pesquisa . Categorias bem definidas compõem os meios para a pesquisa. Tem como objetivo isolar e definir categorias durante o processo de pesquisa. Categorias bem definidas compõem os objetivos da pesquisa.

27


Carregar ppt "PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google