A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WorkSheet: PSS x Embalagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WorkSheet: PSS x Embalagem"— Transcrição da apresentação:

1 WorkSheet: PSS x Embalagem
Fonte: Design for sustainability: a pratical approach for developing economies

2

3 Identifique a equipe de projeto
Dia 1/4 1. Definição da equipe e planejamento do projeto Identifique a equipe de projeto 1. _____________________________________ 2. _____________________________________ 3. _____________________________________ 4. _____________________________________ 5. _____________________________________ 3

4 2. Produto a ser trabalhado
Dia 1/4 2. Produto a ser trabalhado Escolher um produto que atualmente necessite de embalagem na venda e no uso. Trazer algumas ideias para serem selecionadas juntos em sala de aula. 4

5 Nome do produto: ________________________
Dia 1/4 2.1. Produto Nome do produto: ________________________ Uma ou mais fotos que representem o produto. Faça um desenho na sala de aula. 5

6 Uma ou mais fotos que representem o produto
Dia 1/4 Uma ou mais fotos que representem o produto 6

7 2.2. Detalhamento do produto
Dia 1/4 2.2. Detalhamento do produto Fabricante: ___________________________________________ Descrição do produto: __________________________________ ____________________________________________________ Forma de comercialização: ______________________________ Pontos de vendas: _____________________________________ Principais concorrentes: ________________________________ Observação: __________________________________________ 7

8 3. Declaração de valores da empresa
8

9 3.1. Priorize as diretrizes da empresa (Simulação)
Eleger as diretrizes de interesse e de maior relevância para o empresa. Nesta etapa a equipe está fazendo uma “Declaração de Valores” Como é uma simulação, a equipe deve se colocar no lugar da empresa e pensar na situação atual da sustentabilidade do ponto de vista da equipe. 9

10 3.1. DIRETRIZES INTERNAS Dia 1/4 ASPECTOS SÓCIO‐ÉTICOS
S1. Justiça Social Pode reduzir riscos nos problemas sociais e de trabalho. Pode ajudar a evitar problemas de responsabilidade e reputação. S2. Forte diplomacia social Pode aumentar a motivação dos empregados. Empregados podem ganhar energia e experiência através dos programas e projetos sociais lançados pela empresa. S3. Controle e administração de sistemas sob o aspecto social Pode fazer os empreendimentos da empresa mais visíveis para os acionistas e depositários. 10

11 3.1. DIRETRIZES INTERNAS Dia 1/4 ASPECTOS AMBIENTAIS
A1. Marketing Verde O design e a produção de produtos com valor ambiental agregado podem impulsionar a reputação e o valor da marca. A2. Advertência Ambiental Administradores geralmente estão advertindo sobre a importância dos problemas ambientais. 11

12 ASPECTOS SÓCIO‐ÉTICOS
Dia 1/4 3.2. DIRETRIZES EXTERNAS ASPECTOS SÓCIO‐ÉTICOS S1. Opinião pública Os consumidores estão cada vez mais interessados no que está por trás dos produtos. S2. Pressão das ONGs As indústrias estão sempre na mira das ONGs por práticas sociais, ambientais e econômicas incorretas. 12

13 3.2. DIRETRIZES EXTERNAS ASPECTOS AMBIENTAIS
Dia 1/4 3.2. DIRETRIZES EXTERNAS ASPECTOS AMBIENTAIS A1. Exigências legislativas As exigências ambientais tendem a tornar‐se mais rígidas nos países em desenvolvimento, forçando as empresas a terem uma postura mais proativa. A2. Exigências de participação de fornecedores e gerentes Podem iniciar ou aprimorar melhorias dentro da empresa. A3. Rotulagem ambiental Pode ser um elemento adicional para estratégias de marketing da empresa. 13

14 3.2. DIRETRIZES EXTERNAS ASPECTOS AMBIENTAIS Dia 1/4
A4. Exigências do consumidor como segurança, baixa toxicidade e reciclabilidade dos produtos têm aumentado. Produtos que não satisfazem estes requisitos tendem a ter baixa aceitação como “boa escolha” pelos consumidores. A5. Pressão dos grupos ambientais Tem forçado indústrias a eliminar substâncias como CFCs de seus produtos. Estes grupos geralmente são altamente informados e profissionais, e continuarão expondo produtos que são considerados danosos (ex.: Greenpeace). A6. Pressão direta das comunidades vizinhas à empresa Geralmente direcionado a riscos ambientais e de segurança, pode ter grande impacto na produção e nos produtos. 14

15 Selecionar as diretrizes internas e externas e colocar em ordem de importância para empresa
INTERNOS EXTERNOS 1 2 3 4 5 15

16 3. Análise do produto atual e ideação
16

17 4. Defina a unidade funcional do produto e do cenário de uso:
Dia 2/4 4. Defina a unidade funcional do produto e do cenário de uso: A unidade funcional é a combinação da função do produto com o cenário de uso do produto. FUNÇÃO O que o usuário percebe como função principal da embalagem e produto? CENÁRIO DE USO Modo de uso Horas por dia Dias por semana Semanas por ano Anos Normalmente o produto será usado durante... Localização de uso: 17 Certifique-se de que a unidade funcional é considerada quando for preencher as próximas páginas

18 Desenhe o sistema atual

19 As ideias devem levar em consideração um cenário futuro onde a sociedade estará mais consciente da sustentabilidade. 19

20 5. ideação da Sustentabilidade
Dia 2/4 5. ideação da Sustentabilidade Fazer um brainstorming para cada diretriz Ambiental A1 Escolha de recursos de baixo impacto A2 Extensão da vida dos materiais A3 Facilidade de desmontagem A4 Otimização da vida dos produtos A5 Minimização de recursos Pré Produção Produção Distribuição Uso Descarte 20 SDO-MEPPS, 2007

21 5. ideação da Sustentabilidade
Dia 2/4 5. ideação da Sustentabilidade Fazer um brainstorming para cada diretriz Econômica E1 Promoção do business local E2 Promover organizações em rede E3 Valorização reintegração de resíduos E4 Respeito e valorização da cultura local E5 Fortalecer e valorizar recursos locais Pré Produção Produção Distribuição Uso Descarte 21 SDO-MEPPS, 2007

22 5. ideação da Sustentabilidade
Dia 2/4 5. ideação da Sustentabilidade Fazer um brainstorming para cada diretriz Social S1 Condições de trabalho e emprego S2 Promoção de coesão social S3 Integração do fraco e marginalizado S4 Educação para a sustentabilidade S5 Transparência S6 Equidade entre stakeholders Pré Produção Produção Distribuição Uso Descarte 22 SDO-MEPPS, 2007

23 Listar de 3 a 5 possibilidades
5. Integração de atores Listar de 3 a 5 possibilidades

24 6. Geração de ideias Dia 3/4 Opções de melhoria
Liste quais as melhores opções surgidas durante a ideação Opções de melhoria 24

25 4. Seleção da ideia 25

26 Importante para que o sistema seja mais ”sustentável” precisa levar em consideração uma ou mais integrações entre atores do sistema Para fazer a seleção dos caminhos realizar o cruzamento entre as diretrizes resultante da tela 5 e as melhores ideias para o novo sistema sistema 26

27 7. Desenvolvimento do sistema produto-serviço
Dia 4/4 7. Desenvolvimento do sistema produto-serviço Desenvolva um cenário proposto desenhando um mapa do sistema, como no exemplo desta página 27

28 7. Inclua neste slide o mapa do novo sistema
Dia 4/4 7. Inclua neste slide o mapa do novo sistema 28

29 8. Represente o produto/cenário proposto:
Dia 4/4 8. Represente o produto/cenário proposto: 29

30 Evidências / tangibilização em termos de design gráfico
30

31 Salvar este powepoint em PDF com nome do produto.
Entrega Salvar este powepoint em PDF com nome do produto. dSusANO_pssEmb_produto_Nome.pdf 31


Carregar ppt "WorkSheet: PSS x Embalagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google