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Marketing Socioambiental

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Apresentação em tema: "Marketing Socioambiental"— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Socioambiental
Análise do Ciclo de Vida do Produto Carlos Freire

2 Marketing Socioambiental
Da mesma forma que na Rotulagem Ambiental, o Ciclo de Vida do Produto é uma eficiente ferramenta de Gestão Ambiental, sendo aplicada a produtos e serviços. Carlos Freire

3 Marketing Socioambiental
A principal característica da ACVP é a abrangência, pois avalia os impactos ambientais em diversos níveis. Carlos Freire

4 Marketing Socioambiental
Do BERÇO ao TÚMULO Carlos Freire

5 origem dos insumos, extração de recursos naturais.
Marketing Socioambiental Berço: origem dos insumos, extração de recursos naturais. Carlos Freire

6 Destino final do que não será utilizado ou reciclado.
Marketing Socioambiental Túmulo Destino final do que não será utilizado ou reciclado. Carlos Freire

7 Não se confunde com o Ciclo de Vida Mercadológico.
Marketing Socioambiental Não se confunde com o Ciclo de Vida Mercadológico. Carlos Freire

8 Todas as etapas do CVP produzem danos ambientais.
Utiliza petróleo como matéria prima\ Emite CO2 na produção e decomposição Gasta energia no processo produtivo Gastos com combustível no transporte\ Gastos com no transporte Descartada no ambiente leva + de 100 anos para se decompor Carlos Freire

9 Ações de Marketing devem levar ao conhecimento do consumidor o CVP
Carlos Freire

10 Ações de Marketing devem levar ao conhecimento do consumidor o CVP
Conscientização Carlos Freire

11 Análise do CVP é uma atividade complexa e minuciosa.
O cálculo do impacto ambiental deve levar em conta em cada um dos estágios do processo produtivo: . Extração da Matéria Prima . Transformação Mat. Prima x Mercadoria . Transporte . Consumo . Descarte Carlos Freire

12 . Consumo de Matéria Prima; . Consumo de Energia;
Considera ainda: . Consumo de água; . Consumo de Matéria Prima; . Consumo de Energia; . Emissão de Efluentes; Carlos Freire

13 Segue as seguintes etapas: Primeira etapa
Avaliação do custo ambiental do consumo de matéria prima; Linha Ekos da Natura tem por objetivo estabelecer alianças com agricultores locais; . Orientados pelos parâmetros da FSC, mantém florestas em pé, explora os recursos de forma sustentável. Carlos Freire

14 Segunda etapa: Processo de Transformação
Liberação de substâncias tóxicas; Dióxidos de Carbono e Efluentes Industriais Líquidos; Embalagens que são normalmente utilizadas como diferencial de Marketing; Algumas embalagens não degradáveis levam mais de 100 anos para se decompor Carlos Freire

15 Quinta Etapa: Descarte ( Túmulo)
Para ser considerado verde o produto deve incluir no CVP o descarte; Essa área já avançou muito e três modalidade de reaproveitamento cuidam da Natureza: . Reuso – produto pode ser utilizado mais de uma vez; . Reciclagem – produto passa por novo processo produtivo; Revaloração – descarte de um, matéria prima de outro Carlos Freire

16 Certificação do Ciclo de
Vida do Produto Carlos Freire

17 Society of Environmental Toxicology and Chemestry
SETAC ONG que trabalha em parceria com o PNUMA Desenvolvendo estudos sobre aplicação do ACV Objetivo de definir parâmetros de ACV Carlos Freire

18 Criou comitê técnico para uniformizar os procedimentos para ACVP
ISO Criou comitê técnico para uniformizar os procedimentos para ACVP Norma ISO que define o conceito de Ciclo de Vida do Produto propõe processo de 4 etapas para análise: Carlos Freire

19 ISO Definição de Objetivos e âmbitos: descrever o produto ou serviço. Após definí-lo, o próximo passo é identificar qual impacto deverá ser avaliado. Carlos Freire

20 2. Análise do Inventário:
ISO 2. Análise do Inventário: Quantificar o consumo de: água, energia e matéria prima; Medir a emissão de resíduos e efluentes industriais; Carlos Freire

21 Medir os estragos dos processos quantificados na etapa 2.
ISO 3. Análise do Impacto Analisar os efeitos ecológicos das atividades humanas sobre o ambiente. Medir os estragos dos processos quantificados na etapa 2. Carlos Freire

22 4. Interpretação dos resultados
ISO 4. Interpretação dos resultados Comparar os resultados das análises de inventário e impacto, apontando caminhos para a melhoria do Ciclo de Vida do Produto Carlos Freire

23 Atualmente as empresas começam a reconhecer as melhorias e inúmeras vantagens na gestão empresarial, decorrentes da Análise do Ciclo de Vida do Produto. Carlos Freire

24 O próprio processo permite conhecer melhor o produto e aperfeiçoar seus pontos fracos.
Carlos Freire

25 O mercado, hoje, exige transparência e comprometimento socioambiental das empresas;
Carlos Freire

26 O Próprio processo de ACVP acaba se transformado em possibilidade de Rótulo Ambiental como ação de Marketing. Carlos Freire


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