A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos
3º período

2 Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Na sua origem o conceito de Logística estava ligado às operações militares; Era considerada uma atividade de retaguarda e sem prestígio; Nas empresas não era diferente. A logística não era vista como um ponto estratégico, e não agregava valor ao produto.

3 Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Desde a 2ª Guerra Mundial a Logística apresentou uma evolução continuada, sendo considerada um elemento estratégico dentro do conceito da cadeia produtiva integrada; O produto ao sair da fábrica tem um valor intrínseco agregado, mas esse valor ainda está incompleto. Para usufruir em sua plenitude o produto tem que chegar ao consumidor.

4 Valores Agregados à Logística
Logo o sistema logístico agrega valor ao produto: Valor de Lugar; Valor de Tempo; Valor de Qualidade; Valor de Informação.

5 Valores Agregados à Logística
Valor de Lugar Para que o consumidor possa usufruir o produto em toda sua plenitude, é necessário que a mercadoria seja colocado no lugar desejado; Determinado produto só terá seu valor percebido pelo cliente se este estiver próximo e disponível para o consumo imediato, para que isto seja possível é necessário que uma operação bem planejada seja aplicada na distribuição destes produtos de um ponto de distribuição até o ponto de venda Ex. Produtos na gôndolas; vendedor de bebidas num estádio.

6 Valores Agregados à Logística
Valor de Tempo Atualmente há uma grande preocupação com a redução dos estoques e custos e, simultaneamente, com a busca da satisfação do cliente, implicando que a entrega do produto seja feita dentro do prazo combinado. Ex. Jornais diários; compras pela internet.

7 Valores Agregados à Logística
Valor de Qualidade Admitindo que o produto seguiu corretamente sua trajetória até chegar ao cliente, cumprindo os prazos estabelecidos, é importante que todos os requisitos esperados sejam atendidos. Ex. Produtos perecíveis, especificações técnicas atendidas.

8 Valores Agregados à Logística
Valor da Informação Muitas empresas fornecem aos clientes informações que permitem o rastreamento do pedido, ou especificações técnicas adicionais àquelas presentes nas embalagens tradicionais. Ex. rastreamento, manuais de instrução, informações técnicas em sites, chats para suporte...

9 Valores Agregados à Logística
A moderna Logística agrega valor de lugar, tempo, qualidade e informação à cadeia produtiva. Busca eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete apenas custo e perda de tempo. Busca otimização dos recursos, pois ao mesmo tempo que se busca eficiência e melhoria de serviços, a competição obriga as empresas a uma redução contínua dos custos.

10 Valores Agregados à Logística
Logística é.... o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

11 Logística Moderna Busca incorporar:
Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente ao longo de toda a cadeia; Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa; Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes; Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos; Satisfação plena do cliente, mantendo nível dos serviços.

12 Elementos básicos da Logística

13 Cadeia de Suprimentos Definição:
O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pela fabricação dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor final através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.

14 Cadeia de Suprimentos

15 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Supply Chain Management: É a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. Processo Ganha-ganha.

16 Fluxos Logísticos

17 O Cliente é o Rei


Carregar ppt "Gestão da Cadeia de Suprimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google