A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição

2 O que foi feito em um ano Agosto/11: Implantação da reunião de resultados do CMDE (Presidente, Diretores e EDE´s), com placar de indicadores, plano de ação e reflexão dos indicadores não atingidos Setembro/11 a Outubro/11: Diagnóstico por departamento da situação das EDE´s Outubro/11 a Dezembro/11 : Revisão do Plano Estratégico 2012, com a realização do Workshop de Planejamento Estratégico: Priorização dos projetos corporativos e locais utilizando método de votação linkado com os objetivos estratégicos e análise econômica dos projetos Revisão dos indicadores e metas das EDE´s para 2012 Revisão do Orçamento de Custeio e Investimento 2012 com a inclusão de novos projetos locais e corporativos Janeiro/12 a Abril/12: Elaboração do Plano Estratégico 2013 com a realização de Workshop locais e corporativos: Elaboração da matriz SWOT por diretoria e EDE´s Elaboração dos projetos e ações corporativas e locais para combater os impactos da Matriz Swot Elaboração do Orçamento de Custeio e Investimento 2013 com a participação do presidente, diretores e EDE´s

3 O que foi feito em um ano Janeiro/12: Implantação dos indicadores de desempenho a nível de diretoria Fevereiro/12: Implantação da reunião para acompanhamento dos projetos corporativos Abril/12: Especificação do software para acompanhamento da Gestão Estratégica Maio/12: Divulgação pelo presidente e diretores através de folder e pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s do Plano Estratégico Decenal Maio/12 a Junho/12 :Treinamento no gerenciamento das diretrizes e rotina. Desdobramento das diretrizes com a implantação dos indicadores nas EDE´s a nível de departamento Julho/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Primeira Avaliação da Gestão Estratégica Agosto/12: Implantação do Gestão a Vista nas EDE´s Agosto/12: Divulgação pelo presidente e diretores pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados do Primeiro Semestre de 2012 da Eletrobras Distribuição e EDE´s Agosto/12: Divulgação pelo Diretor de Gestão pela TV Lume para todos os colaboradores dos critérios do SGD

4 O que foi feito em um ano Agosto/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Segunda Avaliação da Gestão Estratégica Setembro/12: Realização nos departamentos das 6 EDE´s da Terceira Avaliação da Gestão Estratégica,concluído Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre

5 Área: TODAS AS EDE’S ITENS LISTA DE VERIFICAÇÃO EVIDÊNCIA OBJETIVA
NOTAS DE 0 A 5 1 ITENS DE CONTROLE 1.1 Os itens de controle da rotina e diretrizes estão estabelecidas Quadro com os itens de controle   1.2 As metas estão definidas? Quadro de Metas 1.3 Os Planos de Ação dos itens de controle estão estabelecidos? Plano de Ação   1.4 Foi utilizado o diagrama de causa e efeito ou diagrama de pareto para elaborar o plano de ação? Diagrama de causa e efeito ou pareto 1.5 Foi realizado o brainstorming para elaborar o diagrama de causa e efeito? Votação com os colaboradores 5 1.6 A divulgação de resultados (Gestão à Vista) está sendo feita? Foto com o Quadro Gestão à Vista 1.7 Os colaboradores participaram da elaboração do Plano de Ação? Ações designadas para os colaboradores nos planos de ação   1.8 As reuniões de resultados estão sendo realizadas ? Ata da reunião, lista de presença e foto 1.9 O Departamento segue o modelo para a apresentação dos resultados ? Modelo de Apresentação dos Resultados   1.10 A área fez a reflexão para os resultados não atingidos seguindo o modelo ? Modelo para reflexão dos resultados   1.11 As ações do plano de ação estão sendo realizadas ? Plano de Ação com o andamento das ações  

6 Gestão à Vista O que é Etapa “C” do ciclo PDCA que consiste em verificar os resultados aferidos pelas diversas áreas da empresa em seus indicadores de desempenho.

7 Gestão à Vista

8 Gestão à Vista Objetivo
Verificar a tendência dos resultados e acompanhar os planos de ações estabelecidos pelas áreas, permitindo que medidas preventivas e corretivas sejam tomadas visando o alcance dos resultados planejados. Ganhos - Melhoria dos resultados operacionais e, consequentemente, estratégicos - Melhor visão do negócio - Sinergia entre as áreas na busca de melhores resultados para empresa - Participação das equipes no planejamento e acompanhamento dos resultados - Aprendizado contínuo sobre a gestão do negócio - Aprendizado para planejamentos futuros

9 SGD IPM área 60% IPM: Índice de Performance das Metas
IPM CMDE 20% AGE IPM: Índice de Performance das Metas AGE: Avaliação da Gestão Estratégica SGD: Sistema de Gestão do Desempenho

10 AGE: Avaliação da Gestão Estratégica
Este indicador mede a gestão estratégica de cada departamento, assessoria ou processo. É apurado considerando-se os critérios da avaliação, como a elaboração dos planos de ação, análise de causa e efeito, fatos e dados, brainstorming com equipe, reuniões de desempenho, entre outros. Contribui com 20% para o SGD- Sistema de Gestão do Desempenho

11 IPM: Índice de Performance das Metas
Este indicador mede o cumprimento das metas. É apurado somando-se os pesos de cada indicador que estiver dentro da meta. Temos o IPM por área e o IPM da empresa (CMDE). O IPM por área contribui com 60% para o SGD. Já o IPM da empresa contribui com 20% para o SGD.

12 SGD: Sistema de Gestão do Desempenho
Com mostrado anteriormente, este indicador é a ponderação dos indicadores AGE, IPM da área e IPM da empresa. É assim obtido: SGD = (60% x IPM da área) + (20% x AGE) + (20% x IPM da empresa). SGD varia de 0% a 100%

13 FAIXA DO SGD NÃO ATENDE Realizado for menor que 64%
CONCEITO QUANDO: NOTA NÃO ATENDE Realizado for menor que 64% ATINGE PARCIALMENTE Realizado for maior ou igual a 64% e menor que 80% 1 ATINGE Realizado for maior ou igual a 80% e menor ou igual a 90% 2 SUPERA Realizado for maior que 90% 3 0 até 63,9% NÃO ATENDE 64% ATÉ 79,9% ATENDE PARCIALMENTE 80% ATÉ 90,0% ATENDE 90,1% ou mais SUPERA 0% 100%

14 Matriz de Classificação SGD
APURAÇÃO DE METAS

15 2º ciclo de avaliações Resultados das 6 EDEs

16 ELETROBRAS= 61,8 ELETROBRAS= 85,2

17 ELETROBRAS= 9,25 ELETROBRAS= 25,9

18 Número de indicadores atingidos no CMDE do total de 9 indicadores por EDE EDE'S Junho/2012 Julho/2012 Agosto/2012 Roraima 2 7 6 Rondônia 1 5 Piauí 3 Alagoas Amazonas Acre TOTAL 14 16 ANTES DA AGE DEPOIS DA AGE

19

20

21

22

23 O que será feito? Setembro/12 e Outubro/12: Conclusão da Terceira Avaliação da Gestão Estratégica Outubro/12 a Janeiro/13: Realização da Quarta, Quinta, Sexta e Sétima Avaliação da Gestão Estratégica e implantação do GMD (Gestão Matricial de Despesas) Outubro/12: Divulgação pelo presidente e diretores pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados do Terceiro Trimestre de 2012 da Eletrobras Distribuição e EDE´s Novembro/12 a Dezembro/12: Revisão do Orçamento 2013 de Custeio e Investimento Dezembro/12 : Revisão dos indicadores e metas das EDE´s para 2013 Dezembro/12: Implantação do software para acompanhamento da Gestão Estratégica Janeiro/13 a Abril/13: Elaboração do Plano Estratégico 2014 com a realização de Workshop locais e corporativos Janeiro/13: Reunião final a respeito da realização dos Projetos Corporativos de 2012 Fevereiro/13: Divulgação pelo presidente e diretores através de folder e pela TV Lume para todos os colaboradores das EDE´s dos Resultados de 2012 e do Plano Estratégico Decenal 2013 Fevereiro/13: Disponibilização dos dados do SGD (Resultados) para a Diretoria de Gestão

24 O que será feito? Fevereiro/13: Realização da Primeira Avaliação da Gestão Estratégica de 2013 Março/13: Workshop de Melhores Práticas das EDE´s e de Reconhecimento dos Resultados de 2012. 

25 O Sucesso da Gestão Depende:
 Do comprometimento da alta direção, comitê de gestão, assistentes, gerentes e líderes de processo com todo o processo de gestão. Aplicação dos resultados do SGD na mudança da faixa salarial dos colaboradores e na PLR (Meritocracia).

26 Agradecimentos Marcos Aurélio Madureira
Equipe do Departamento de Acompanhamento de Resultados das EDE´s José Ailton Alverlane (Amazonas), Albhetson (Roraima), Zezito (Acre), Sérgio (Rondônia), Ivaneide (Piauí) e Fredman (Alagoas). A todos que acreditam que o sucesso de uma organização depende da aplicação das ferramentas de gestão

27 Obrigado. Marco Antonio – marco.a.santos@eletrobras.com
(92)


Carregar ppt "Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google