A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabrina Annoni Wolfarth

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabrina Annoni Wolfarth"— Transcrição da apresentação:

1 Fabrina Annoni Wolfarth
Intervenção na Atenção Saúde do Idoso na ESF II e Posto de Vacinas – Bairro Navegantes, em Encantado, RS, Brasil. Fabrina Annoni Wolfarth

2 Introdução Melhora a qualidade no atendimento aos idosos pertencentes a ESF II e Posto de Vacinas. O Município de Encantado-RS tem uma população estimada de habitantes, possui 96% de área coberta por ESF e EACS. A ESF II e Posto de Vacinas abrange 6 micro áreas, totalizando 2267 habitantes, 734 famílias e 329 idosos cadastrados.

3 ESF II E POSTO DE VACINAS

4 ESF II E POSTO DE VACINAS

5 ESF II E POSTO DE VACINAS

6 Objetivos Objetivo Geral Qualificar a atenção à saúde do idoso na Unidade de Saúde ESF II e Posto de Vacinas de Encantado, RS, Brasil.

7 Objetivos Objetivo Específico
Ampliar a cobertura de acompanhamento aos idosos; Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de atenção à saúde do idoso; Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa; Melhorar os registros das informações sobre os idosos; Mapear os idosos de risco da área de abrangência; Realizar ações de promoção da saúde aos idosos; Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças nas famílias dos idosos.

8 Metas Ampliar a cobertura da atenção a saúde do Idoso para 50% dos idosos cadastrados na área de abrangência da ESF. Buscar 80% dos idosos faltosos às consultas programadas. Capacitar 50% dos profissionais no atendimento à pessoa idosa de acordo com protocolo adotado na UBS. Manter registro em planilha e/ou prontuário de 100% das pessoas idosas.

9 Metas Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados Identificar 50% das pessoas idosas com maior risco de morbimortalidade. Garantir orientação nutricional para hábito alimentares saudáveis a 50% das pessoas idosas. Investigar em 100% das famílias dos idosos a situação do atendimento de adultos hipertensos e/ou diabéticos de sua família.

10 Metodologia Ações: Melhorar a adesão dos idosos ao programa;
Melhorar a qualidade da atenção à pessoa idosa na Unidade; Melhorar o registro das informações; Distribuição das Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa; Mapear os idosos de risco da área de abrangência; Promoção da saúde.

11 Metodologia Logística:
A metodologia foi baseada no Manual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento do Ministério da Saúde; Para a intervenção foi criada uma ficha de acompanhamento , baseada na Caderneta do Idoso; A amostra almejada na intervenção foi de 197 idosos; Foram realizadas consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares e orientações sobre a promoção de saúde.

12 Resultados Verificou-se que houve um acréscimo significativo e progressivo na cobertura do programa de atenção à saúde dos idosos na UBS, atingindo uma cobertura 58,4%.

13 Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso nas UBS

14 Proporção de idosos com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

15 Proporção de idosos com consulta em dia de acordo com o protocolo

16 Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção

17 Proporção de idosos com avaliação de risco para morbimortalidade em dia

18 Proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia

19 Proporção de idosos com avaliação para fragilização na velhice em dia

20 Proporção de idosos com a consulta periódica com o dentista em dia

21 Proporção de idosos que recebem orientação nutricional

22 Proporção de idosos que receberam orientação sobre prática de atividades física regular

23 Proporção de idosos com a vacina da gripe em dia

24 Discussão A intervenção exigiu que a equipe se capacitasse para orientação sobre a promoção a saúde do idosos sendo que, realizou-se um trabalho integrado de toda a equipe; A reestruturação do trabalho em equipe acabou tendo impacto também em outras atividades no serviço, como na organização do atendimento, tornando o mesmo mais humanizado; A nova a equipe da ESF II vão incorporar novas ações na rotina no serviço e pretendem ampliar o trabalho de conscientização da comunidade em relação a necessidade de priorização da atenção aos idosos, em especial os de alto risco e a busca ativa dos faltosos.

25 Reflexão critica Em relação ao desenvolvimento dos trabalhos no curso de especialização ultrapassaram as minhas expectativas, fui muito bem orientada e acompanhada, onde foram sempre esclarecidas as dúvidas, os conteúdos oferecidos nos aperfeiçoou e nos proporcionou novos conhecimentos; O curso nos proporcionou a visualização de que é possível implantar mudanças e qualificar o nosso atendimento; Foi de grande relevância, principalmente a vontade de mudar e inovar, pois é muito fácil nos acomodar e deixar tudo como esta, não valorizando as mudanças que podem ser possíveis. Destacando-se o vínculo e o bem estar proporcionado aos idosos.

26 Visita Domiciliar Enfermeira

27 Visita Domiciliar Enfermeira e Agente de Saúde e estagiaria de nutrição

28 Reunião Equipe

29 TRIAGEM E CADASTRO NA ESF II

30 Visita Domiciliar Enfermeira e Agente de Saúde

31 Revisão prontuários odontológicos e médicos

32 Visita Domiciliar Enfermeira e Médico

33 Visita Domiciliar Enfermeira e Dentista


Carregar ppt "Fabrina Annoni Wolfarth"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google