Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
Contabilidade Gerencial
Módulo II Controles e análises gerenciais 18/05/04
3
Estrutura de Controles Internos
Conceitos e aplicações Identificação da Entidade Objetivo de curto, médio e longo prazos Atividades desenvolvidas
4
Estrutura de Controles Internos
Interações Internas Interações Externas Forma operacional Pontos fortes - Pontos fracos
5
Controles Internos Aplicação: Para que serve. Como se faz.
Conceituação com base nos fluxos de informações e físicos. Aplicação: Para que serve. Como se faz. O que mostra.
6
Controles Internos Em que se fundamente?
Para que serve a estrutura de controles internos? Em que se fundamente?
7
Gerencial – Funcionalidade dos C.I.
Quais as recomendações técnicas?
8
Identificação da Entidade
a) O ambiente operacional (presente x futuro) b) A forma operacional (visão interna x externa)
9
c) Principais parceiros ou fornecedores
d) Principais concorrentes e) Dados do desempenho setorial
10
Objetivos das Entidades
a) Objetivos de curto prazo b) Objetivos de médio prazo c) Objetivos de longo prazo
11
Segundo Kaplan e Norton (2000), a entidade tem que ser um time
Segundo Kaplan e Norton (2000), a entidade tem que ser um time. O que é ser um time? Isto ocorre?
12
Gerencial – Atividades Desenvolvidas
a) As atividades estão em dia? Há indicadores de situações problema? b) Há um estudo por centro de resultado?
13
Gerencial – Atividades Desenvolvidas
c) Há conhecimento do mercado projetado? O que é mercado?
14
Interação Interna Os empregados conhecem a importância da atividade desenvolvida?
15
Interação Interna b) Há conhecimento das funções antecedentes e conseqüentes, tipo fornecedor cliente? c) Há pontos falhos? Como se detecta pontos fracos na estrutura?
16
Interações Externas a) Se conhece a opinião dos usuários?
b) Sabe-se o que desejam (pontos falhos)?
17
Interações Externas Qual o reflexo nos custos e na receita?
c) Sabe-se o que lhes dá satisfação (pontos fortes)? Qual o reflexo nos custos e na receita?
18
Política Operacional a) Há uma projeção de mercado?
b) A estrutura é dimensionada para o futuro?
19
Política Operacional c) Há estudo de viabilidade econômico-financeira de novas operações? d) Há estudo de reposição e atualização de ativos?
20
Cálculos de Mercado Planilha MS Excel
Clicar no ícone
21
Cenários Externos a) Cenários políticos e econômicos
b) Pontos fortes ( preço, mercado, qualidade ... ) c) Pontos fracos ( distância, acesso, mercado ...)
22
Viabilidade Econômica: & Financeira:
23
Viabilidade Econômica
Pesquisa de mercado: produto ou serviço 2. Identificação dos custos e preços
24
Viabilidade Econômica
2.1 Custos fixos 2.2 Custos variáveis 2.3 Custo de remuneração 2.4 Gastos com demais encargos
25
Viabilidade Econômica
3. Projeções pluri-anuais Receita total B Custos variáveis A Custos fixos Prof. Ms Iris Alves Andrade
26
Viabilidade Financeira
O que é financeiro? Viabilidade financeira: Elementos que interferem: Tempestividade: Ingressos: Desembolsos:
27
Viabilidade Financeira
Instrumento de controle financeiro de longo prazo: Bases - Inflacionado segundo tendência dos preços - Descontado a valor presente (orçamento descontado)
28
Viabilidade Financeira
Instrumento de controle financeiro de curto prazo: - Fluxo de caixa (caixa descontado)
29
Fluxo de Caixa Clicar no ícone Prof. Ms Iris Alves Andrade
30
Índices de Liquidez Envolvem elementos de curto prazo, que compõem o Capital de Giro:
31
Índices de Liquidez Liquidez Imediata: Li = AD/PC
Liquidez Seca: Ls = (ACA – Estoques) / PC Liquidez Corrente: Lc = ACA / PC
32
Estudo sobre mercado Conceito econômico:
Variáveis que identificam o mercado: Prof. Ms Iris Alves Andrade
33
Estudo sobre mercado Fatores que influenciam no mercado:
a) distância entre produtor e consumidor b) Liquidez c) Preço e qualidade – concorrência
34
Estudo sobre mercado Variação geométrica: Taxa média exponencial:
Fórmula: Tm.exp= n-1 Pn / p1
35
Estudo sobre mercado Planilha do MS-Excel E na calculadora HP-12C
Simulações e cálculos Planilha do MS-Excel E na calculadora HP-12C
36
Estudo sobre mercado Tarefa realizar um estudo com dados realizados de 1999 até 2003 e projeção para 2004.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.