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Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados

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Apresentação em tema: "Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Materiais e Serviços Terceirizados
3ª PARTE - GESTÃO DE ESTOQUES

2 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO DO MATERIAL NA MANUFATURA
MATÉRIAS - PRIMAS PRODUTOS EM PROCESSO PRODUTOS ACABADOS MATERIAIS DIVERSOS QUANTO À FUNÇÃO DO ESTOQUE EM GERAL ESTOQUES DE SEGURANÇA ESTOQUES DE CICLO ESTOQUES DE ANTECIPAÇÃO ESTOQUES EM TRÂNSITO PROF.PAULO ROBERTO LEITE

3 DECISÕES DE ESTOQUES O QUE MANTER EM ESTOQUE TIPO DE ITENS
ADQUIRIR OU FABRICAR QUANTO ENCOMENDAR LOTES DE RESSUPRIMENTO LOTES DE PRODUÇÃO QUANDO ENCOMENDAR CRITÉRIO ADOTADO PROF.PAULO ROBERTO LEITE

4 IMPACTO DA LOGISTICA NOS CUSTOS EMPRESARIAIS
ROI = RETORNO SOBRE INVESTIMENTO = LUCRO / CAPITAL INVESTIDO ESTOQUES ATIVOS FIXOS CAIXA (Fluxo) CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR CAPITAL INVESTIDO

5 VANTAGENS DOS ESTOQUES
GARANTIA DE ALTO NÍVEL DE SERVIÇO ENTREGA RÁPIDA POUCAS FALTAS BAIXO RISCO DE INTERRUPÇÃO DO FLUXO LOGÍSTICO NEGOCIAÇÃO VANTAJOSA PREVENÇÃO CONTRA CONTINGÊNCIAS ECONOMIA DE ESCALA PROF.PAULO ROBERTO LEITE

6 DESVANTAGENS DOS ESTOQUES
CUSTOS DIVERSOS PARA MANTER CAPITAL FINANCEIRO ARMAZENAGEM PERDAS E OBSOLESCÊNCIA ADMINISTRAÇÃO; ETC. CAMUFLAGEM DE INEFICIÊNCIAS FALTA DE PLANEJAMENTO ATRASOS OPERACIONAIS MELHORIAS POUCO PERCEBIDAS PROF.PAULO ROBERTO LEITE

7 IMPORTÂNCIA DAS PREVISÕES
HORIZONTE DA PREVISÃO LONGO, MÉDIO E CURTO PRAZO NIVEL DE AGREGAÇÃO PREVISÕES E METAS PRECISÃO DAS PREVISÕES HORIZONTE MENOR O HORIZONTE MAIOR PRECISÃO AGREGAÇÃO MAIOR AGREGAÇÃO MAIOR PRECISÃO ERROS INEVITÁVEIS

8 AGREGAÇÃO x PRAZO Sanduíche Previsões para o mês Especial de queijo
2500 Big Mac 6000 Hamburquer 4500 Cheesburger 3000 File de peixe 1200 MacChicken 1800 Total 18000 PROF PAULO ROBERTO LEITE

9 ERRO DE PREVISÃO DESAGREGADA ERRO DE PREVISÃO AGREGADA
VENDAS EFETIVAS Sanduíche Vendas efetivas % erro por sanduíche Média dos erros das previsões por sanduíche ERRO DE PREVISÃO DESAGREGADA 20,8% Especial de queijo 1930 22,8% Big Mac 7269 21,5% Hamburquer 4980 10,6% Cheesburger 2730 9,0% File de peixe 1429 19% MacChicken 1050 41,6% Total 18443 ERRO DE PREVISÃO AGREGADA 2,4% PROF PAULO ROBERTO LEITE

10 TIPO DE PREVISÕES BASEADAS EM METODOS QUALITATIVOS
BASEADAS EM MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZA MODELOS MATEMÁTICOS E VALORES DE DEMANDA DO PASSADO PARA INFERIR AS QUANTIDADES FUTURAS. MODELOS DE PROJEÇÃO = CURTO PRAZO MODELOS ECONOMÉTRICOS = LONGO PRAZO BASEADAS EM METODOS QUALITATIVOS UTILIZA ANÁLISES DE PAINEL DE OPINIÕES E AVALIAÇÕES PESSOAIS DE “ EXPERTS” MÉTODO DELPHI

11 MÉTODOS QUANTITATIVOS
PROJEÇÃO ( SERIES TEMPORAIS): ADMITE QUE O FUTURO É UMA REPETIÇÃO DO PASSADO EXPLICAÇÃO (CAUSAIS): RELACIONA OS DADOS HISTORICOS DO CONSUMO COM OUTRAS VARIÁVEIS DE EVOLUÇÃO CONHECIDA E DE MELHOR PREVÍSIBILIDADE: PIB , IPI, RENDA PER CAPITA, TAXA DE NATALIDADE, ETC... DERIVADA:RELACIONA A DEMANDA ( CONSUMO ) CONHECIDA DE UM BEM DO QUAL É COMPONENTE ( INSUMO) OU COMPLEMENTAR

12 PROCESSO DE PREVISÃO Decisão sobre Avaliação dos erros processo
INFORMAÇÕES EXTERNAS Conjuntura Comercial Mercado Clientes Concorrentes Avaliação dos erros Tratamento quantitativo e / ou qualitativo Formulação de modelos Previsão de vendas INFORMAÇÕES INTERNAS Dados históricos Atipicidades PROF PAULO ROBERTO LEITE

13 TIPOS DE DEMANDAS PROF PAULO ROBERTO LEITE

14 CICLO DE VIDA X DEMANDA PROF PAULO ROBERTO LEITE

15 MÉDIA MÓVEL DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS
PROF PAULO ROBERTO LEITE

16 MÉDIA MÓVEL PONDERADA DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS
PROF PAULO ROBERTO LEITE

17 MÉDIA COM FATOR DE SUAVIZAÇÃO
DEMANDA ESTÁVEL E POUCOS REGISTROS PROF PAULO ROBERTO LEITE

18 EFEITO DA SUAVIZAÇÃO DEMANDA a = 0,3 a = 0,1 PERIODOS
REAL a = 0,3 a = 0,1 PERIODOS PROF PAULO ROBERTO LEITE

19 REGRESSÃO LINEAR  Y = n a + b  X  X Y = a  X + b  X²
PROF PAULO ROBERTO LEITE

20 REGRESSÃO LINEAR PROF PAULO ROBERTO LEITE

21 REGRESSÃO LINEAR PROF PAULO ROBERTO LEITE

22 CALCULO DE PREVISÕES (planilha)
PROF PAULO ROBERTO LEITE

23 CALCULO DE PREVISÕES PROF PAULO ROBERTO LEITE

24 EXEMPLO: DEMANDA SAZONAL CONSUMO EM UNIDADES
PROF PAULO ROBERTO LEITE

25 CALCULO DOS ÍNDICES DE SAZONALIDADE
PROF PAULO ROBERTO LEITE

26 CÁLCULO DA PREVISÃO ACRESCIMO NA MÉDIA TRIMESTRAL = = 300 / 4 = 75 UNID/ANO MÉDIA ANUAL PREVISTA PARA O 5º ANO = = 625 UNID. PROF PAULO ROBERTO LEITE

27 ERRO DAS PREVISÕES MEDIDA ABSOLUTA
DIFERENÇA ENTRE DEMANDA REAL E A PREVISTA DESVIO ABSOLUTO MÉDIO ( DAM) SOMA DOS DESVIOS / NÚMERO DE OBSERVAÇÕES PROF PAULO ROBERTO LEITE

28 CURVA DENTE DE SERRA E ESTOQUE MÉDIO
PROF.PAULO ROBERTO LEITE

29 LOTE ECONÔMICO DE COMPRA (PLANILHA) ( PLANILHA 2)
LEC =Qo = ( 2 * B * C ) / I * P PROF.PAULO ROBERTO LEITE

30 MÉTODO DAS QUANTIDADES FIXAS
P.R. = Cm * T.R. + ES ES = n*  * raiz (TR) PROF.PAULO ROBERTO LEITE

31 MÉTODO DO TEMPO DE REVISÃO
T = Qo / Cm Emx = Cm( T+TR) + ES Q = EMX - EA PROF.PAULO ROBERTO LEITE ES = n*  * raiz ( T + TR)

32 EXEMPLO CLASSIFICAÇÃO ABC
PROF.PAULO ROBERTO LEITE

33 POLITICAS DIFERENCIADAS PARA PRODUTOS “A”
SÃO PRODUTOS DE ALTO GIRO ESTOQUES DEVENDO TER VELOCIDADE EM TODOS AS FASES DEVEM TER PREVISÕES MAIS PRECISAS E ES CALCULADO = QUANTITATIVA E QUALITATIVA. DEVEM TER MAIOR GA 98% A 99% (PROMOCIONAIS) PORTANTO MAIOR ES COM AS CONDIÇÕES DE NÍVEIS DE SERVIÇOS POR CLIENTES AVALIAÇÃO DE ESTOQUE FREQUENTE SEGUIMENTO DO RESSUPRIMENTO MAIS INTENSO PODE SER PELO SOFTWARE POSICIONAMENTO NOS DEPÓSITOS :PRÓXIMOS DA SAÍDA

34 POLITICA PARA ITENS “C” DE ESTOQUE
NÍVEL DE SERVIÇO OU GA DE 90% PREVISÃO VISUAL – POUCO TRABALHO ADMINISTRATIVO – MÉTODO DE GAVETAS REVISÕES MAIS ESPAÇADAS ES ESTIMADOS MENOR ESFORÇO NO SEGUIMENTO DE RESSUPRIMENTO


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