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MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão

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Apresentação em tema: "MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing www.assessoriacommkt.wordpress.com
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire

2 Pesquisa Quantitativa
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa Tabulação Carlos Freire

3 É a consolidação das informações levantadas no campo.
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa - Tabulação É a consolidação das informações levantadas no campo. Pode ser feita manualmente ou com o auxílio de softwares específicos; Pesquisas pequenas não compensam a utilização de softwares; Carlos Freire – 2014

4 Pergunta: O que você achou desta mala?
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Perguntas abertas devem ser pré-codificadas por tabuladores experientes; Pergunta: O que você achou desta mala? É muito boa, resisitente, fácil de carregar, prática, de qualidade, forte etc Respostas: É muito boa/ de qualidade… A Resistente/ forte… B Fácil de Carregar/ prática C Após agrupar, tabular como pergunta fechada simples. Carlos Freire

5 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Questões fechadas simples. Soma das menções por item; total; percentual. Pergunta: Dentre as cores de automóvel, qual destas é de sua preferência? Item Menções % Amarelo 134 13,2 Vermelho 233 22,9 Verde 146 14,4 Azul 504 49,6 Total 1017 100,0 Carlos Freire

6 Coluna do número de respostas, última linha (somatória)
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta No Excel: Coluna do número de respostas, última linha (somatória) Célula do número de menções / célula do total de menções F4 X 100 Reduz casas depois da vírgula a uma; Seleciona e arrasta. Conferência: somatória dos percentuais deve ser igual a 100. Carlos Freire

7 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Questões fechadas simples. Soma das menções por item; total; percentual. Pergunta: Na escolha de um automóvel qual é o principal item de avaliação? Item Menções % Velocidade 87 Segurança 315 Consumo 214 Revenda 401 Total Carlos Freire

8 PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Questões fechadas simples. Soma das menções por item; total; percentual. Pergunta: Na escolha de um automóvel qual é o principal item de avaliação? Item Menções % Velocidade 87 8,6 Segurança 315 31,0 Consumo 214 21,0 Revenda 401 39,4 Total 1017 100 Carlos Freire

9 Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente?
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Cruzamentos são seleções específicas estabelecidas no plano de tabulação Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente? Sexo % Idade % Local % Desc Itens Total Masc Fem 15/19 20/25 mais de 30 SP RJ MG AM SIM 100 15 85 13 47 40 25 20 35 Cruzamentos SIM x Masc x 20/25 x MG = 0,15 x 0,47 x 0,20 x 100 = 1,41% SIM x Fem x 15/19 x AM = Carlos Freire

10 Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente?
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Cruzamentos são seleções específicas estabelecidas no plano de tabulação Pergunta: Você consome frutas frescas diariamente? Sexo % Idade % Local % Desc Itens Total Masc Fem 15/19 20/25 mais de 30 SP RJ MG AM SIM 100 15 85 13 47 40 25 20 35 Cruzamentos SIM x Masc x 20/25 x MG = 0,15 x 0,47 x 0,20 x 100 = 1,41% SIM x Fem x 15/19 x AM = 0,85 x 0,13X 0,35 = 3,86% Carlos Freire

11 Tabulação de questões de avaliação
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Tabulação de questões de avaliação Quando você vai escolher um trabalho, qual é sua prioridade? Entregar cartela. (Salário; Realização Profissional; Realização Pessoal e Prazer) 1a Resposta E a segunda prioridade? 2ª Resposta E a terceira? 3ª Resposta E a quarta/ 4ª Resposta Carlos Freire

12 Realização Profissional Realização Pessoal Prazer Total
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Quadro de Respostas 1 2 3 4 Salário x Realização Profissional Realização Pessoal Prazer Total Carlos Freire

13 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Quadro de Respostas 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Carlos Freire

14 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Ponderado 4 3 2 1 Total % Salário Realização Profissional Realização Pessoal Prazer

15 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Salário 6 5 Realização Profissional 8 Realização Pessoal 10 Prazer Total 23 Ponderado 4 3 2 1 Total % Salário 16 18 8 5 47 20,4 Realização Profissional 32 24 6 66 28,7 Realização Pessoal 12 15 20 55 23,9 Prazer 62 27,0 230 100

16 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO Pesquisa Quantitativa – Tabulação/ Tipo de pergunta Quadro de Respostas Quesitos avaliados na compra de automóvel. 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Carlos Freire

17 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Ponderado 4 3 2 1 Total % Velocidade Segurança Consumo Revenda

18 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10
PESQUISA DE MERCADO 1 2 3 4 Velocidade 14 6 27 45 Segurança 26 38 Consumo 34 15 33 10 Revenda 18 23 Total 92 Ponderado 4 3 2 1 Total % Velocidade 56 18 54 45 173 19,7 Segurança 104 76 42 14 236 26,9 Consumo 136 66 23 270 30,8 Revenda 72 36 197 22,4 876 99,8

19 Classificação Socioeconômica
PESQUISA DE MERCADO Classificação Socioeconômica Blog Textos de Aulas ABEPE 2016 Carlos Freire

20 PESQUISA DE MERCADO Carlos Freire

21 PESQUISA DE MERCADO www.assessoriacommkt.wordpress.com Quantidade 1 2
Itens de Avaliação Quantidade 1 2 3 4 ou + Banheiros Empregados Domésticos Automóveis Microcomputador Lava Louça Geladeira Freezer Lava Roupa DVD Microondas Motocicleta Secador de Roupa Totalizar resultados individuais e classificar de acordo com a tabela. Montar quadro com totais da tabela e tabular como tabulação simples. Carlos Freire

22 PESQUISA DE MERCADO Totalizar resultados individuais e classificar de acordo com a tabela. Montar quadro com totais da tabela e tabular como tabulação simples.

23 PESQUISA DE MERCADO www.assessoriacommkt.wordpress.com Classe Pontos A
45 – 100 B1 38 – 44 B2 29 – 37 C1 23 – 28 C2 17 – 22 D – E 0 - 16 Carlos Freire

24 Relatório de apresentação
PESQUISA DE MERCADO Relatório de apresentação Carlos Freire

25 Relatório e da apresentação
PESQUISA DE MERCADO Relatório e da apresentação O relatório e sua apresentação são produtos tangíveis do esforço de pesquisa. O relatório serve como registro histórico do projeto. Se essa etapa não receber a atenção adequada, o valor do projeto será muito diminuído perante a administração. O envolvimento de muitos gerentes de marketing no projeto é limitado ao relatório escrito e à apresentação oral. Avaliam a qualidade do projeto todo com base na qualidade do relatório e na apresentação. Influencia decisões futuras sobre pesquisa e fornecedores. Carlos Freire

26 Processo de preparação e apresentação do relatório
PESQUISA DE MERCADO Processo de preparação e apresentação do relatório O pesquisador deve se resumir a apresentar os resultados estatísticos, deixando as conclusões para os tomadores de decisão. Em sendo pertinente o pesquisador pode apresentar análises sobre determinados resultados. Carlos Freire

27 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Capa Índice Sumário executivo Principais conclusões Recomendações Definição do problema Histórico do problema Declaração do problema Temas de abordagem Modelo de pesquisa Tipo de metodologia da pesquisa Necessidades de informação c. Coleta de dados de fontes secundárias Coleta de dados de fontes primárias Elaboração e pré-teste do questionário Técnicas de amostragem Trabalho de campo Resultados Conclusões e recomendações Anexos Questionários e formulários Tabelas Carlos Freire

28 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Capa: deve incluir o título do relatório, as informações (nome, endereço e número de telefone) sobre pesquisador ou a organização que realizou a pesquisa, o nome do cliente para quem o relatório foi preparado e a data do comunicado. Índice: deve listar os tópicos analisados e os números apropriados das páginas. Sumário executivo: é uma parte extremamente importante do relatório, uma vez que muitas vezes essa é a parque que os executivos lêem. Deve descrever concisamente o problema, a abordagem, o modelo de pesquisa, os principais resultados, as conclusões e as recomendações. Carlos Freire

29 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Definição do problema: essa seção do relatório apresenta o histórico do problema, discute a análise dos dados secundários – quando houver – e os fatores que foram considerados. Deve mostrar claramente qual é o problema investigado. Temas de abordagem / objetivos específicos: mostra, em forma de itens, todos os temas e subtemas estudados e abordados pelo estudo realizado. Carlos Freire

30 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório Modelo de pesquisa: a seção sobre o modelo de pesquisa deve especificar os detalhes sobre como a pesquisa foi realizada. Isso inclui o método de pesquisa, o público-alvo, a amostra, a margem de erro, o tipo de coleta de dados e a data da realização do trabalho de campo.

31 PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório
Resultados. Esta seção normalmente é a parte mais longa do relatório e pode ser composta de vários capítulos. Muitas vezes, os resultados são apresentados não apenas no nível agregado, mas também no nível do subgrupo/clusters (segmentos de mercado, área geográfica, idade, sexo, renda, classe socioeconômica etc.). Os resultados devem ser organizados de forma coerente e lógica. A apresentação deve ser direcionada aos componentes do problema da pesquisa de marketing e às necessidades de informação que foram identificadas. Carlos Freire

32 Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência.
PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório A apresentação ajudará a gerência a compreender e a aceitar o relatório escrito. Momento em que são tratadas quaisquer perguntas da gerência. Muitos executivos formam sua primeira e duradoura impressão sobre o projeto com base na apresentação. Chave para a apresentação eficaz: preparação. Roteiro Direcionada para o espectador Deve ser treinada várias vezes Auxílios visuais – tabelas e gráficos Manter contato visual e interagir com a platéia Deve ser interessante e convincente Não usar: né, sabe, certo Carlos Freire

33 O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral.
PESQUISA DE MERCADO Formato do relatório O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral. Ele deve ajudar o cliente a compreender e implementar os resultados e tomar quaisquer medidas necessárias de follow-up. Deve avaliar todo o projeto de pesquisa de marketing enquanto ele ainda estiver nítido em sua mente. Carlos Freire

34 Exemplo de Relatório de Pesquisa
PESQUISA DE MERCADO Exemplo de Relatório de Pesquisa Carlos Freire

35 RELATÓRIO DE PESQUISA - METODOLOGIA
PESQUISA DE MERCADO RELATÓRIO DE PESQUISA - METODOLOGIA PROJETO DE PESQUISA: Pesquisa de Mercado realizada entre a população de Usuários e Não Usuários de Planos de saúde na cidade de Manaus-AM. OBJETIVOS: Objetivos Principais: Avaliação de Recall da marca Unimed; Avaliação dos atributos reconhecidos como necessários em planos de saúde; Avaliação da percepção da Unimed em relação a esses atributos; Avaliação da percepção da Unimed em relação a outros planos de saúde; Objetivos Secundários: Levantamento do percentual de usuários e não usuários de planos de saúde; Identificação dos planos de saúde entre a população de usuários; Segmentação por faixa etária e sexo. Carlos Freire

36 PESQUISA DE MERCADO www.assessoriacommkt.wordpress.com
Área de abrangência e Publico Alvo Estratificação da amostra: Tipo proporcional Abrangência do estudo: Os questionários foram distribuídos e aplicados de forma proporcional a população residente nas zonas geográficas de Manaus- AM. Público Alvo: Homens e mulheres em geral acima de 20 anos. Tipo de pesquisa : Pesquisa tipo Descritivo-quantitativo, com coleta de dados realizada através de entrevistas pessoais utilizando questionário estruturado, não disfarçado, com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha. Carlos Freire

37 PESQUISA DE MERCADO www.assessoriacommkt.wordpress.com Amostragem:
Técnica de amostragem do tipo probabilístico envolvendo oitocentos entrevistados Amostra dentro dos parâmetros 95% de confiabilidade e + 3,5% de erro. Periodo da pesquisa: Coleta de dados realizada no período de 02/02 a 12/02/17 2.6 Equipe de coleta de dados: 01 Supervisor de campo 01 Verificador de campo 08 entrevistadores Carlos Freire

38 DISTIBUICÃO POR ZONA - MANAUS
PESQUISA DE MERCADO ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DO ESTUDO DISTIBUICÃO POR ZONA - MANAUS ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DO ESTUDO 28,88 30,00 25,25 25,00 DISTIBUICÃO POR ZONA - MANAUS 20,00 17,88 ZONAS f % Centro Oeste 80 10,00 Centro Sul 64 8,00 Leste 202 25,25 Norte Oeste 143 17,88 Sul 231 28,88 Total 800 100,00 15,00 10,00 8,00 10,00 10,00 5,00 0,00 Centro Oeste Centro Sul Leste Norte Oeste Sul Carlos Freire

39 PESQUISA DE MERCADO www.assessoriacommkt.wordpress.com SEXO SEXO f %
QUALIFICAÇÃO DA AMOSTRA SEXO Feminino 48,13% Masculino 51,88% SEXO f % Masculino 385 48,13 Feminino 415 51,88 Total 800 100 Carlos Freire

40 QUALIFICAÇÃO DA AMOSTRA
PESQUISA DE MERCADO De 61 a 70 ou mais 5,63% QUALIFICAÇÃO DA AMOSTRA FAIXA ETÁRIA De 51 a 60 13,00% De 25 a 30 26,75% De 41 a 50 21,50% De 31 a 40 33,13% FAIXA ETÁRIA f % De 25 a 30 214 26,75 De 31 a 40 265 33,13 De 41 a 50 172 21,50 De 51 a 60 104 13,00 De 61 a 70 ou mais 45 5,63 TOTAL 800 100,00

41 QUALIFICAÇÃO DA AMOSTRA
PESQUISA DE MERCADO A1 0,75% A2 6,50% QUALIFICAÇÃO DA AMOSTRA CLASSE SOCIAL C2 16,50% B1 14,25% C1 33,38% B2 28,63% CLASSE SOCIAL f % A1 6 0,75 A2 52 6,50 B1 114 14,25 B2 229 28,63 C1 267 33,38 C2 132 16,50 TOTAL 800 100,00

42 RECALL - LEMBRANÇA DE MARCA
Pensando nos Plano de Saúde de Manaus, diga os 3 primeiros nomes que vem a cabeça Plano A Plano B Plano C Plano D Plano E Ranking fx peso fxp p 1º lugar 242 3 726 193 579 99 297 69 207 11 33 2º lugar 224 2 448 247 494 154 308 65 130 17 34 3º lugar 143 1 85 156 118 30 Total 609 - 1.317 525 1.158 409 761 252 455 58 97 Nota: Foram considerados apenas as 5 marcas mais lembradas Nota: Foram ignoradas do estudo as respostas "não sabe/não lembra" Carlos Freire

43 www.assessoriacommkt.wordpress.com Carlos Freire
RECALL - PLANOS DE SAÚDE Plano A Plano B Plano C Plano D Plano E 1.400 1.317 1.200 1.158 1.000 800 761 600 455 400 200 97 Numero de citaçoes Carlos Freire 9

44 TOP OF MIND - HOSPITAIS PARTICULARES
Hospital A Hospital B Hospital C Hospital D Hospital E 800 726 700 579 600 494 500 448 400 297 308 300 207 200 130 143 156 118 85 100 33 34 30 1º lugar 2º lugar 3º lugar 10 9

45 FATOR DETERMINANTE NA ESCOLHA DE UM PLANO DE SAÚDE
O que considera mais importante na escolha de um Plano de Saúde ? ATRIBUTOS ATENDIMENTO GERAL ESPECIALIDADES PREÇO REDE DE ASSISTENCIA MARCA Ranking f peso fxp 1º lugar 336 5 1.680 179 895 149 745 97 485 39 195 2º lugar 170 4 680 230 920 226 904 120 480 54 216 3º lugar 4º lugar 5º lugar 140 3 420 202 606 145 435 242 726 71 213 80 2 160 122 244 186 372 257 514 155 310 74 1 67 94 84 481 Total 800 - 2.780 2.421 2.084 1.691 624 Carlos Freire 10 9

46 FATOR DETERMINANTE NA ESCOLHA DE UM PLANO DE SAÚDE
O que considera mais importante na escolha de um Plano de Saúde ? ATRIBUTOS ATENDIMENTO GERAL ESPECIALIDADES PREÇO REDE DE ASSISTENCIA MARCA Ranking f peso fxp 1º lugar 336 5 1.680 179 895 149 745 97 485 39 195 2º lugar 170 4 680 230 920 226 904 120 480 54 216 3º lugar 4º lugar 5º lugar 140 3 420 202 606 145 435 242 726 71 213 80 2 160 122 244 186 372 257 514 155 310 74 1 67 94 84 481 Total 800 - 2.780 2.421 2.084 1.691 624 Carlos Freire 10 9

47 Seminário 2o Bimestre www.assessoriacommkt.wordpress.com Carlos Freire
10 9

48 Realização de Pesquisa Quantitativa
O trabalho deverá ser feito pelas mesmas duplas/trio da Pesquisa Qualitativa; Da mesma forma os temas serão os mesmos da Quantitativa; O grupo deverá analisar a quantitativa e definir qual aspecto deseja abordar na Quantitativa; Carlos Freire 10 9

49 Realização de Pesquisa Quantitativa
O público alvo será formado pelos alunos da Unidade 6 da Uninorte; Para efeito de cálculo da amostra utilizaremos como número total de alunos = alunos; Independente da amostra obtida por cálculo, cada elemento do grupo deverá fazer 15 entrevistas; Carlos Freire 10 9

50 Realização de Pesquisa Quantitativa
Deverão ser definidos para apresentação da Metodologia: Projeto de Pesquisa Objetivos: Primários e secundários Área de Abrangência e Público Alvo Tipo de Pesquisa Amostragem Período da Pesquisa Carlos Freire 10 9

51 Realização de Pesquisa Quantitativa
Etapas Definição do tema e aspecto a ser abordado; Elaboração do questionário; Realização de Pré-teste; Avaliação Pré-Teste Trabalho de Campo Tabulação Relatório Carlos Freire 10 9

52 Realização de Pesquisa Quantitativa
O questionário deverá ter no mínimo: Identificação do curso do entrevistado Região em que mora 1 questão dicotômica 2 questões abertas 1 questão de classificação 6 questões de múltipla escolha Classificação Socioeconômica (ABEPE 2016) Carlos Freire 10 9

53 Realização de Pesquisa Quantitativa
Havendo necessidade poderão ser elaboradas mais questões, lembrando sempre que o questionário não deve ser muito extenso. Elaborados os questionários deverão ser realizados os pré-testes (5 entrevistas) Carlos Freire 10 9

54 Realização de Pesquisa Quantitativa
Aprovados os questionários será realizado o restante das entrevistas; Tabulação; Elaboração do Relatório; Apresentação dos resultados. Carlos Freire 10 9

55 Realização de Pesquisa Quantitativa
Data de Apresentação 09/11/2017 Cada grupo terá 15 minutos para apresentar. Carlos Freire 10 9


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