A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
Profª Drª Ana Lúcia Guimarães

2 O conceito Ramo das Ciências Sociais que trata do governo e da organização dos Estados. - Ramo das ciências sociais que estuda as formas de governo, os partidos políticos, os grupos de pressão, as relações internacionais e a administração pública, que dizem respeito a atividades de indivíduos ou de grupos e envolvem as relações humanas básicas, tratando de valores fundamentais como a igualdade, a liberdade, a justiça e o poder. A Ciência Política está intimamente ligada a história ( que fornece o material básico ao cientista ); ao direito ( quadro de idéias formais ); a filosofia ( liga-a às outras ciências ) e a sociologia ( fornece o quadro social para os fatos da vida política). A ciência política visa, ou seja, tem como objetivo, apresentar, analisar e posicionar as instituições e os problemas existentes na sociedade contemporânea, através das ciências jurídicas ( direito constitucional ) com consciência na participação , identificando os problemas e buscando as soluções. A Ciência Política estuda sem preconceito o homem em grupo. Pergunta, questiona. Nada é absoluto.

3 Objeto de Estudo O objeto da ciência política é a sociedade política organizada. Tendo como objeto abstrato o Estado, relacionando-se com as outras ciências relacionadas ao homem; sociologia, História, Economia, Filosofia, Geografia, Direito. O Poder e o Estado são os seus focos de análise.

4 Conceitos de Estado CONCEITO DE ESTADO - É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público/comum, com governo próprio e território determinado. ORIGEM DO ESTADO – Sob o aspecto da época do surgimento do Estado existem três posições fundamentais: 1- O Estado, assim como a própria sociedade, sempre existiu visto que o homem desde que vive na terra está integrado numa organização social, dotada de poder e com autoridade para determinar o comportamento social de todo o grupo; 2- Outros autores defendem que a sociedade existiu sem o Estado durante um certo período e depois, por diversos motivos, foi se constituindo o Estado para atender às necessidades dos grupos sociais; 3- Alguns autores somente admitem como Estado a sociedade política dotada de certas características bem definidas, o que só ocorreu a partir do século XVII.

5 Formação do Estado FORMAÇÃO DO ESTADO – Existem duas teorias sobre a formação originária do Estado: a formação natural, que afirma que o Estado se formou naturalmente e não por ato voluntário; a formação contratual, afirmando que um acordo de vontades de alguns homens ou de todos que levou à criação do Estado. a) Origem familial ou patriarcal; cada família primitiva se ampliou e deu origem a um Estado; b) Origem em atos de força, de violência ou conquista; a superioridade de força de um grupo social permitiu-lhe submeter um grupo mais fraco, nascendo o Estado dessa conjunção de dominantes e dominados; c) Origem em causas econômicas ou patrimoniais; o acúmulo de riquezas individuais deteriorou a convivência harmônica, surgindo assim a necessidade do reconhecimento de novas formas de aquisição da propriedade, que se desenvolviam umas sobre as outras, num acúmulo acelerado de riquezas que dividia a sociedade em classes, sendo a classe possuidora exploradora da não-possuidora, dominando a, nascendo a instituição Estado; d) Origem no desenvolvimento interno da sociedade; é o próprio desenvolvimento espontâneo da sociedade que deu origem ao Estado.

6 O Conceito de Poder Poder significa a probabilidade de impor a vontade própria dentro de uma relação social, ainda que haja resistência, e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade, Max Weber. Poder também se pode definir como a probabilidade total de encontrar obediência a uma ordem determinada entre sujeitos. Poder é a expressão máxima de atendimento de uma vontade de um sujeito dominante ou que possui o poder dado ou adquirido de alguma maneira dentro de uma sociedade, um grupo ou numa simples convivência. O poder é, em certo ponto, absolutismo; a vontade de um ou mais sobre alguns poucos ou sobre muitos. Exercer o poder é a garantia de que quem controla tem característica de líder e de controlador no sentido expressivo da ação. Poder é poder. Poder, como verbo, explica perfeitamente o verdadeiro sentido da palavra. Não foge à regra dos verbos que auto explicam o verdadeiro sentido de cada um. Poder é, no verbo explicado, realmente poder. Como por exemplo: quem pode, pode. e nada mais. Poder é a realização de uma ação ou de uma desejo.


Carregar ppt "CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google