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MONITORIA SAÚDE e SOCIEDADE Monitora: Mª Eduarda Brandão

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Apresentação em tema: "MONITORIA SAÚDE e SOCIEDADE Monitora: Mª Eduarda Brandão"— Transcrição da apresentação:

1 MONITORIA SAÚDE e SOCIEDADE Monitora: Mª Eduarda Brandão
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2017 – 1ºBl

2 O que vimos até agora... http://blogrecapitulando.blogspot.com.br/
Disponível em: < Acesso em: 25 out. 2017 O que vimos até agora...

3 As Ciências Sociais e Humanas na Saúde Coletiva I e II
Distintas perspectivas sociológicas para a compreensão das relações entre indivíduo e sociedade Barreira IAF. O ofício de ensinar para iniciantes: contribuições ao modo sociológico de pensar. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, jan/jun, 2014, p As Ciências Sociais e Humanas na Saúde Coletiva I e II Castellanos MEP; Loyola MA; Iriart JAB. Ciências Sociais em Saúde Coletiva. In: Paim JS; Almeida-Filho N. (Org.) Saúde Coletiva: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: MedBook, Capítulo 38, p A constituição do campo da saúde coletiva Osmo A; Schraiber LB. O campo da Saúde Coletiva no Brasil: definições e debates em sua constituição. Saúde Soc. São Paulo, v.24, supl.1, p , 2015. Saúde e doença como expressão da cultura Minayo MCS. Saúde e doença como expressão cultural. In: Amâncio Filho A; Moreira CGB. (org.) Saúde, Trabalho e Formação Profissional. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, p Ferreira, J. O corpo Sígnico. In: Alves, P.C.; Minayo, M. C.(Orgs.) Saúde e Doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1994,

4 SAÚDE E DOENÇA COMO EXPRESSÃO CULTURAL
SAÚDE E DOENÇA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA (2ªaula – 14.09) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda Concepções e representações como integrantes da realidade social Um pouco sobre Maria Cecília de Souza Minayo... Concepções sociais de saúde e doença A doença como metáfora Vídeo 1 – Acesso Aberto: entrevista com Maria Cecília Minayo. ENS FIOCRUZ. Duração: 5’34’’. Disponível em: < > Acesso em: 25 out Disponível em: < Acesso em: 25 out Imagem 2 A concepção de saúde-doença das camadas populares A saúde coletiva enquanto conceito contraditório Vídeo 2 – O legado da Pesquisa Qualitativa – Minayo. Geces Grupo de Estudos. Duração: 51’11’’. Disponível em: < Acesso em: 25 out

5 SAÚDE E DOENÇA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA (2ªaula – 14.09)
1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda O CORPO SÍGNICO BOLTANSKI, L. (1984). As Classes Sociais e o Corpo. Rio de Janeiro, Graal. CLASTRES, P. (1978). Da Tortura nas Sociedades Primitivas. A Sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro, Francisco Alves. FOUCAULT, M. (1980). O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro, Forense-Universitária. GEERTZ. C. (1989). A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro, Guanabara. HELMAN, C. (1984). Culture, Health and Illness. London, Wrigtht-PSG. LEACH, Ε. (1976). Cultura e Comunicação. Rio de Janeiro, Edições 70. ROMEIRO, V. (1980). Semiologia Médica. Rio de Janeiro, Guanabara. SALEM, T. (1983). O ideário do Parto Sem Dor: uma leitura antropológica. Rio de janeiro, In: Boletim do Museu Nacional, n° 40. SONTAG, S. (1984). A Doença como Metáfora. Rio de Janeiro, Graal. Jaqueline Ferreira Realizou graduação em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)-RS (1987), Medicina de Família e Comunidade no Grupo Hospitalar Conceição (GHC)-RS (1989), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Antropologia Social - École des Hautes Études en Sciences Sociales  (EHESS)- França (2003). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.(IESC/UFRJ) - Pesquisadora colaboradora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Farias da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz CSEGSF/FIOCRUZ- Professora Credenciada do MestradoProfissional de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (MPEA- UFF), Membro doComitê Comunitário de Acompanhamento da Rede de Estudos de Vacinas Anti Hiv- Membro do Conselho Editorial do Online Brazilian Journal of Nursing. Suas pesquisas concentram-se no âmbito da  Antropologia Social, com ênfase em Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais sobre o corpo, saúde/doença e cura, Direitos Humanos e Saúde e Profissões da Saúde. Áreas de interesse: Ciências Humanas , Antropologia,Ciências da Saúde , Saúde Coletiva. Para ajudar: Disponível em: <ttp:// > Acesso em: 25 out Imagem 3

6 SAÚDE E DOENÇA COMO EXPRESSÃO DA CULTURA (2ªaula – 14.09)
1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda O que significa pensar o processo saúde-doença como um fato social? O que significa a expressão: “Saúde e doença, portanto, não são apenas efeitos biológicos, mas também acontecimentos culturais historicamente construídos de diferentes formas em diferentes sociedades” (p.33) Como interpretamos os fenômenos relativos à saúde-doença? Sou apenas uma vítima que sofro as consequências do meio externo e adoeço? O que é uma doença? CHECK. Disponível em: < Acesso em: 25 out Para pensar. Disponível em: < Acesso em: 25 out

7 A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA
O campo da Saúde Coletiva no Brasil: Definições e debates em sua constituição A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA (3ªaula – 21.09) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda

8 Desafios para a saúde coletiva no século XXI
A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA (3ªaula – 21.09) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda Desafios para a saúde coletiva no século XXI

9 A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA
(3ªaula – 21.09) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda O que caracteriza e define a SC? O que a distingue de outros campos de conhecimento e intervenção? Disponível em: < Acesso em: 25 out

10 CIÊNCIAS SOCIAIS EM SÁUDE COLETIVA
AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA SAÚDE COLETIVA I E II (4ªaula – 28.09) (5ªaula – 05.10) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda Ciências sociais Ciências humanas “As ciências sociais são um conjunto de disciplinas específicas do ramo das ciências que busca estudar os aspectos sociais e compreender as diferenças da realidade humana.” “Seu objetivo é desvendar as complexidades da sociedade, suas criações e pensamentos.” CIÊNCIAS SOCIAIS EM SÁUDE COLETIVA Disponível em: < Acesso em: 25 out. 2017 “consistem , no mesmo tempo, em uma área do conhecimento e um eixo da Saúde Coletiva” (CASTELLANOS, LOYOLA, IRIART, p. 567)

11 AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA SAÚDE COLETIVA I E II
No que consiste o processo de “medicalização social” que Castellanos discute? Explique com suas palavras. Qual a relação entre o processo de “medicalização social” e o processo de racionalização da vida social? Por que o autor defende o relativismo cultural na abordagem das questões e práticas de saúde? O que o autor quer nos dizer ao afirmar: “(...) a eficácia terapêutica das intervenções está intimamente relacionada com os processos de legitimação social dos agentes e práticas de cura e cuidado” (p.569)? O que você entendeu quando o autor menciona sobre a importância de “superar uma posição etnocêntrica sobre contextos culturais estranhos ao nosso” (p.569)? Discuta a respeito. Na sua compreensão, o que é um sistema simbólico? Dê exemplos. Aponte os pressupostos da Saúde Coletiva que traduzem a perspectiva das Ciências Sociais? O que Castellanos aponta como importante no debate sobre as “necessidades de saúde”? Na discussão da relação entre cultura/sociedade e subjetividade/indivíduo, M. A. Loyola destaca três correntes teóricas nas ciências sociais que tematizam tal dinâmica: o estruturalismo, o interacionismo simbólico e o construtivismo social. Discorra sobre cada uma destas correntes. O que a autora assinala em relação ao conceito de classe social? Pierre Bourdieu possui várias formulações teóricas, muito utilizadas no campo da saúde. Comente sobre tais contribuições. O que J. Iriart quer dizer com a expressão “desnaturalização do saber biomédico”? Quais as premissas por ele destacadas do modelo biomédico? Quais as diferenças entre os conceitos de “disease”, “illness” e “sickness”? Como as ciências sociais concebem o corpo? Por fim, que novos desafios J. Iriart aponta para as ciências sociais em saúde? AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA SAÚDE COLETIVA I E II (4ªaula – 28.09) (5ªaula – 05.10) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda

12 AS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA SAÚDE COLETIVA I E II
(4ªaula – 28.09) (5ªaula – 05.10) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda Medicalização social Racionalização da vida social Relativismo cultural Sistema simbólico Pressupostos da saúde coletiva Necessidades de saúde Cultura/sociedade Subjetividade/indivíduo Estruturalismo Interacionismo simbólico Construtivismo social Classe social Modelo biomédico Desnaturalização do saber biomédico “Disease” “Illness” “Sickness” CONCEITOS DO 1º ED Disponível em: < Acesso em: 25 out. 2017

13 O ofício de ensinar para
DISTINTAS PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS PARA A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE (6ªaula – 19.10) 1º Bloco da monitoria Sexta –27/10 Terça – 31/10 Monitora: Mª Eduarda O ofício de ensinar para iniciantes: contribuições do modo sociológico de pensar Texto complementar: Reflexões sobre o HOMO SOCIOLOGICUS Modo sociológico de pensar Fatos sociais “O social dentro de nós” “Habitus” CONCEITOS DO 2º ED Disponível em : < Acesso em: 25 out

14 Aula conjunta com AISC II
Texto complementar: Na contramão da ordem? Cultura urbana, juventude e estigma na cidade do Rio de Janeiro JUVENTUDE. Disponível em: < Acesso em: 25 out HIP HOP. Disponível em: < Acesso em: 25 out CULTURA. Disponível em: < Acesso em: 25 out POBREZA. Disponível em: < Acesso em: 25 out VIOLÊNCIA. Disponível em: < Acesso em: 25 out

15 Vídeo 3 – SAÚDE E SOCIEDADE. Unasusufsc. Duração: 6’53’’
Vídeo 3 – SAÚDE E SOCIEDADE. Unasusufsc. Duração: 6’53’’. Disponível em: < Acesso em: 25 out

16 CRONOGRAMA DA MONITORIA
1º BLOCO  27/10: sexta-feira, 08h às 10h.  31/10: terça-feira, 13h30 às 15h30.  2º BLOCO  24/11: sexta-feira, 08h às 10h.  28/11: terça-feira, 13h30 às 15h30.  3º BLOCO  01/12: sexta-feira, 08h às 10h.  05/12: terça-feira, 13h30 às 15h30.  4º BLOCO 08/12: sexta-feira, 08h às 10h.  12/12: terça-feira, 13h30 às 15h30.


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