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Gestão da Qualidade Total
Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba
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Definições de Qualidade:
Características dos produtos: quanto melhores as características do produto, mais alta sua qualidade; Ausência de deficiência: aos olhos do clientes, quanto menos defeitos, melhor a qualidade
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História e evolução da Qualidade
A idéia da qualidade foi discutida primeiramente pelos filósofos gregos, que pensaram no ideal da excelência; Mas a Qualidade sempre esteve presente na vida do homem. Para sobreviver, ele já se preocupava com a qualidade dos alimentos; Na China (séc. 16 a.C. ao 11 a.C.) a indústria artesanal chamou a atenção do mundo com o grau de beleza, praticidade e durabilidade dos produtos;
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História e evolução da Qualidade
A revolução dos produtos japoneses do século XX, as pirâmides do Egito, a construção civil da Grécia Antiga e muitos outros só foram possíveis através das: Normas, procedimentos e métodos padronizados.
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História e evolução da Qualidade
Com a revolução industrial, criou-se um distanciamento entre produtor e o consumidor; Os artesãos passaram a ser empregados e a dividir as tarefas com trabalhadores menos qualificados; Surgiu então a figura do supervisor;
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História e evolução da Qualidade
Mudava-se totalmente a relação capital/trabalho; O proprietário fornecia o capital(máquinas, instalações, matéria-prima e tecnologia) e o trabalhador fornecia o trabalho; O processo industrial passou a ser dividido em fases: marketing, concepção, engenharia, projeto, aquisição, produção e comercialização;
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História e evolução da Qualidade
Durante a 1º Guerra Mundial, os compradores passaram a exigir que seus fornecedores tivessem setores de inspeção para garantir o controle de qualidade; Nesse período, os inspetores examinavam 100% das peças, implicando altos custos e gargalos na produção;
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História e evolução da Qualidade
No início do século XX, a produção em massa revolucionou a organização do trabalho; A indústria automobilística é um exemplo dessa mudança; Para reduzir os altos custos de inspeção, foi necessário adotar novas técnicas de controle de qualidade por amostragem.
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Controle da Qualidade Na década de 1930 surge os departamentos de controle de qualidade para inspeção e prevenção de defeitos; À medida que as indústrias cresciam em tamanho e sofisticação, a responsabilidade pela qualidade se dividiu nos vários departamentos;
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Controle da Qualidade Após o término da 2ª Guerra Mundial, a qualidade ganhou nova dimensão. Estudos mostravam que 80% das falhas eram gerenciais e não técnicas; Os japoneses mostraram aos ocidentais a viabilidade da implantação e disseminação da cultura da qualidade em todos os níveis hierárquicos
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Controle da Qualidade Com a globalização da economia surge o organismo internacional, sediado na Suiça, chamado International Organization for Standardization (ISO). Mais de 140 países fazem parte; Em 1987, editaram as regras internacionais conhecidas como normas ISO9000;
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Os programas e a gestão da Qualidade
Na segunda metade do século XX, a complexidade tecnológica, o alto volume de investimentos e a necessidade de segurança ampliou a utilização do controle de qualidade; Tornou-se fundamental assegurar a qualidade dos produtos, serviços, instalações e equipamentos, dando origem ao controle total da qualidade;
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Os programas e a gestão da Qualidade
Nas últimas décadas os japoneses concentraram-se na qualidade e revolucionaram o mercado mundial; Modelo Toyota de qualidade é um exemplo.
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Os programas e a gestão da Qualidade
Para se manterem vivas no mercado global, as empresas têm buscado vários programas e ferramentas de qualidade: Qualidade Total (TQC, TQM, GQT); Qualidade (ISO9001, QS9000, ISSO/TS16949); Manutenção Produtiva Total (TPM); Produção Enxuta(Lean Manufacturing); Balanced Scorecard (BSC); Meio Ambiente (ISO14001); Entre muitos outros.
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Gestão da Qualidade Total
Foi desenvolvida entre 1950 e 1980; Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria; É focado nas necessidades dos clientes, é prioridade nas empresas, é um processo de melhoria contínua; Envolve todas as áreas da organização
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Gestão da Qualidade Total
Os principais conceitos do GQT são formados por: Orientação pelo cliente; Qualidade em primeiro lugar; Ação orientada por prioridades; Ação orientada por fatos e dados; Controle de processos; Respeito pelo empregado como ser humano; Comprometimento da alta direção.
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Gestão da Qualidade Total
Atividades usuais do GQT: Estabelecer metas abrangentes; Determinar as ações para alcançá-los; Atribuir responsabilidade para o cumprimento das ações; Fornecer recursos necessários para o cumprimento das responsabilidades; Viabilizar o treinamento requerido para cada ação prevista;
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Gestão da Qualidade Total
6) Estabelecer meios para avaliar o desempenho do processo; 7) Estruturar um processo de monitoramento dos objetivos; 8) Criar um sistema de reconhecimento que analise o confronto entre os objetivos fixados e o desempenho das pessoas perante eles.
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