A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Roberto Oliveira Batista Júnior - UFPE

2 Contexto do Estudo O Ensino Híbrido é uma proposta pedagógica que tem o objetivo de mesclar o ensino a distância com o presencial por meio das tecnologias. Desde 2001 o Ministério da Educação vem emitindo Portarias com o intuito de regulamentar as práticas de Ensino Híbrido nas Instituições de Ensino Superior. Atualmente a Portaria MEC vigente é de N° 1.134/2016. Apesar das Portarias do MEC, as IES tem que regulamentar o Ensino Híbrido institucionalmente, através de Resoluções internas.

3 Objetivos do Estudo: O objetivo não é comparar as resoluções, mas mostrar como essas instituições vem se organizando para a inserção da EAD no ensino presencial. Analisar as Resoluções que regulamentam o Ensino Híbrido na UnB, UFPR e UFPE Identificar os impactos causados pela Resolução na UFPE.

4 Metodologia Estudo documental
Escolhemos três resoluções de IES Púbicas: UnB, UFPR e UFPE. O critério para a escolha foi temporal. UnB (2001), UFPR (2010) e UFPE (2016) Análise Documental

5 Análise das Resoluções
Mudança nos Termos: UnB - Ensino Não- presencial/ Semipresencial UFPR - Disciplinas na modalidade EAD nos cursos presenciais UFPE - Modalidade à distância nos cursos presenciais Todas estipulam 20% EAD

6 Análise das Resoluções
UFPR – Graduação e cursos profissionais e tecnológicos Todas resoluções estipulam momentos presenciais obrigatórios Igualdade entre as disciplinas presenciais e híbridas. Mesmo trâmite para a criação e aprovação das presenciais e híbridas Mesmo critério de qualidade acadêmica

7 Análise das Resoluções
UFPR - Os cursos que ofertarem disciplina híbrida deverá garantir os recursos tecnológicos de acesso aos seus atores UFPR - Professor da disciplina é o tutor no AVA UFPR – Formação docente para a atuação em EAD UFPE – Intinerário para a disciplina híbrida ser aprovada

8 Análise das Resoluções
Interesse da Gestão Fortalecimento da Regulamentação Criação de Novos Cenários Educativos Formação Docente x Auto-aprendizagem Aproximação das tecnologias digitais Tendência ao Ensino Híbrido - Tori (2009), New Media Consortium (2015)

9 Revisita aos documentos Institucionais
Impactos na UFPE Revisita aos documentos Institucionais Criação da Resolução de n° 13/2016 que regulamenta a inserção de EAD nos cursos presenciais Atualização dos seus sistemas tecnológicos Kenski (2010) defende que é preciso algumas reorganizações na estrutura da IES para que a mescla entre EAD e ensino presencial seja mais efetiva, entre elas os meios de comunicação e tecnológicos.

10 Ciranda EAD Institucional
Impactos na UFPE Ciranda EAD Institucional Mudança nos PPC’s Ciências Contábeis (Recife) e Medicina (Caruaru) AVA, resolução de problemas, realização de projetos, sala invertida, etc. Próximos Fono, Geografia e Letras (Recife)

11 Referências BRASIL. Portaria de n° 2253 de 18 de outubro de Em: BRASIL. Portaria 4059, de 10 de dezembro de Em: BRASIL. Portaria de n° 1134 de 10 de outubro de Em: BRASIL. Lei 9394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de Em: KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. 8. ed. Campinas: Papirus, 2010.

12 Referências TORI, R. Cursos híbridos ou blended learning. In: FORMIGA, M e LITTO, F. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Câmara de Ensino da Graduação (CEG). Instrução da CEG de n°01/2001. Instrui sobre a inserção de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação presenciais. Disponível em:. Acesso em: mar/2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução n° 72/2010 – Regulamenta a utilização de disciplinas na modalidade a distância em cursos presenciais. Disponível em:. Acesso em: mar/2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Resolução n° 13/2016 do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão – Regulamenta a modalidade a distância nos cursos de graduação presenciais. Disponível em:. Acesso em: mar/2017.

13 OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google