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Elizeu Barroso Alves- UNINTER -

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Apresentação em tema: "Elizeu Barroso Alves- UNINTER -"— Transcrição da apresentação:

1 Elizeu Barroso Alves- UNINTER - elizeu.a@uninter.com
Ademir M. Bueno - UNINTER - Vanessa Estela K. Rolon - UNINTER -

2 O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD E A PREPARAÇÃO DOS EGRESSOS PARA FAZER A GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – EES Ademir M. Bueno - UNINTER Aline Mara G. Eberspacher - UNINTER Elizeu Barroso Alves - UNINTER

3 Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
Natureza: DESCRIÇÃO DE PROJETO EM ANDAMENTO Categoria: CONTEÚDOS E HABILIDADES Setor Educacional: EDUCAÇÃO SUPERIOR

4 Tema: Ensino de gestão para atuação em Empreendimentos de Economia Solidária (EES).
Objetivo: Investigar se as IES que obtiveram as maiores notas no ENADE 2015, no curso de Administração Ead seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ofertam em sua grade disciplinas que abordem tal temática e privilegiem esse tipo de ensino aos alunos.

5 Procedimentos metodológicos
Em nosso percurso metodológico, optamos por um estudo descritivo no sentido de pontos de discussão para as características do assunto abordado. Quanto a abordagem, esta se dá de forma quantitativa por conta da particularidade dos dados e pela forma que estes são aproveitados e expostos. Em seu desenvolvimento, utilizamos o método de pesquisa documental.

6 Introdução Cresce no Brasil o número de pessoas que vem se ajuntado ao terceiro setor, seja para ajudar os mais necessitados, seja para se reintegrar a sociedade da qual foi excluída da lógica utilitarista e capitalista; Há um crescimento exponencial da EaD no Brasil; O curso de Administração é um dos mais ofertados no país;

7 O que é a Economia Solidária
Empreendimentos regidos por princípios da cooperação, autogestão e da solidariedade, ou seja, são empreendimentos coletivos que se organizam sob o prisma de autogestão e que realizam suas atividades produtivas de bens ou serviços, crédito, trocas e consumo solidário

8 Problematização: Existe preocupação das IES em formar gestores com um escopo de conhecimentos mais amplos, que possam atuar além das organizações tradicionais, possam também administrar Empreendimentos de Economia Solidária?

9 Objetivos específicos:
Levantar as DCNs do Curso de Administração; Analisar as grades curriculares dos Cursos de Administração que obtiveram Conceito ENADE (CE) 2015 nas faixas 4 e 5; Descrever como se dá essa junção de DCN e Grade Curricular para a efetiva aprendizagem de gestão em EES.

10 O Curso de Administração e suas Diretrizes Curriculares Nacionais
Ministério da Educação (MEC); a Resolução nº 4, de 13/07/2005; Parecer CNE/CES 67, de 11/03/2003 Art. 5º I - Conteúdos de Formação Básica II - Conteúdos de Formação Profissional III - Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias IV - Conteúdos de Formação Complementar

11 O Conceito ENADE 2015 O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Código Instituição de Ensino Conceito na Faixa Enade

12 Análise das Grades Curriculares IES
Cód.IES CE Grade Curricular Site Disciplinas 17 5 Sim Sociologia Organizacional 1 4 S/N Não **** 338 Responsabilidade e sustentabilidade organizacional 466 Modelos de administração 494 Socioeconômica e Geopolítica 577 583 Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor. 585 Responsabilidade Social Corporativa e terceiro Setor. 592 Gestão de Redes de cooperação na Esfera Pública 3368

13 Relação das Grades com DCN
Art. 5º “os cursos de graduação em Administração deverão contemplar conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras. ”

14 Relação das Grades com DCN
Observou-se que não há praticamente nenhuma disciplina que tenha nome que se remeta aos EES – Empreendimentos de Economia Solidária e isso impacta de forma negativa na formação do acadêmico no que tange sua formação para atuar nos EES.

15 CONCLUSÃO Esse estudo buscou trazer para discussão o papel das IES em formar gestores com um escopo de conhecimentos mais amplos, que possam atuar além das organizações tradicionais, possam também administrar EES. Estamos formando ainda administradores para reproduzir a lógica utilitarista, do cálculo utilitário de consequência, a maneira capitalista de ver e fazer gestão. E essa formação restrita impacta diretamente sobre os resultados que as EES obtém dentro do ambiente social e econômico

16 OBRIGADA!


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