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Eliana C Nogueira Barion –

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Apresentação em tema: "Eliana C Nogueira Barion –"— Transcrição da apresentação:

1 Eliana C Nogueira Barion – eliana.barion@cps.sp.gov.br
Os Modelos de Rotação por Estação e Laboratório Rotacional no Ensino Híbrido do Curso Técnico de Informática semipresencial: Um novo olhar dentro e fora da sala de aula Eliana C Nogueira Barion – Nádia C de Azevedo Melli –

2 Nossa metodologia atende as necessidades?
Qual é a escola de hoje? Nossa metodologia atende as necessidades? Quem é nosso aluno? E eu como professor???

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4 S O S METODOLOG IA Sala de Aula Invertida Rotação por Estações
Laboratório Rotacional S O S

5 Competências Habilidades Duração Ação do Aluno Ação do Professor
Modelo - Instituto Clayton Christensen – Inovação na Sala de Aula Competências Habilidades Duração Ação do Aluno Ação do Professor

6 AGENDA 3: PLANILHAS ELETRÔNICA – PARTE 1
Duração da Aula: 4 horas Objetivo da Aula: Trabalhar em grupos de no máximo 4 pessoas. Pesquisar, identificar, compreender, sintetizar e desenvolver as atividades propostas envolvendo recursos da planilha eletrônica Excel. Competências: Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário. Habilidades: Identificar e utilizar adequadamente os principais softwares aplicativos na resolução de problemas, analisando seu funcionamento. Conteúdo: Recursos Básicos da Planilha Eletrônica Excel: Formatação de Fonte, parágrafo, estilo e edição, tabelas, ilustrações, gráficos, links e textos, funções simples (operações básicas e medias), layout da página. Recursos: Computadores ligados à Internet com caixas de som, livro didático, YouTube, Planilha Excel, materiais para anotações (lápis e papel), Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

7 Espaços: Atividades Duração Papel do Aluno Papel do Professor-tutor Estação 1: Diálogo Com o Professor-Tutor Discussão e reflexão sobre o que foi estudado e analisado nos estudo online. 60 min Discutir com o professor-tutor e com os colegas sobre o estudo da agenda que fizeram de forma online, fora do espaço escolar. Pedir esclarecimentos ao professor sobre as dúvidas que tiveram ao fazerem as leituras e atividades propostas na agenda. Propor discussões e reflexões aos alunos que articulem as leituras e atividades em execução. Estação 2: Formatando Planilhas Criar Planilha de Controle de Notas, conforme o modelo anexado na estação, utilizando os recursos de formatação estudados no Roteiro de Aula durante os estudos online. Os alunos deverão se agrupar, ficando cada um em um computador para trocarem ideias, se ajudarem e realizarem juntos as atividades de forma colaborativa. Assistir novamente ao vídeo Formatação, sugerido no Roteiro de Aula: Conduzir a mediação após a exibição do vídeo e auxiliar nas dificuldades que os alunos apresentarem na construção da planilha.

8 Estação 3: Trabalhando Com Funções Lógicas
Criar uma Planilha de Controle de Vendas, conforme modelo anexado na estação e o percentual de acordo com as condições apresentadas. Trabalhar a função lógica “Se”.  60 min Os alunos deverão se agrupar, ficando cada um em um computador para trocarem ideias, se ajudarem e realizarem juntos as atividades de forma colaborativa. Assistir novamente ao vídeo Funções, sugerido no Roteiro de Aula: Conduzir a mediação após a exibição do vídeo e auxiliar nas dificuldades que os alunos apresentarem nas funções lógicas do Excel.  Estação 4: Construção de Gráficos Construção de pelo menos 3 tipos de gráficos diferentes, a partir de uma mesma planilha. 10 min Etapa 1: Sentados em círculo, os alunos deverão discutir sobre os tipos de gráficos estudados em Excel: - Quais os tipos de gráficos podemos gerar no Excel? - Quais os tipos mais conhecidos e para que servem? - Quais os tipos de gráficos que você não conhece? Quem do grupo conhece e pode explicar ao colega? Caso ninguém conheça, chamem o professor-tutor e conversem sobre a(s) dúvida(s). - Todos sabem gerar esses gráficos? - Conduzir a mediação da discussão do grupo e esclarecer as dúvidas do grupo.

9 Estação 4: Construção de Gráficos
Construção de pelo menos 3 tipos de gráficos diferentes, a partir de uma mesma planilha. 30 min Todos os alunos deverão participar da construção desses gráficos dando ideias e sugestões de melhoria (cor, disposição dos valores, título, etc...) Os alunos deverão se ajudar explicando como deve ser feita a construção dos gráficos e sua formatação. Assistir novamente o vídeo Conduzir a mediação após a discussão, auxiliando nas dificuldades que os alunos apresentarem na construção dos gráficos. Estação 5: Nós Temos Dúvidas! Discussão e esclarecimento de dúvidas sobre cálculos simples no Excel, funções lógicas; classificação, filtro e geração de gráficos. 20 min Os alunos deverão se sentar em círculo com um computador como suporte e discutam sobre todo o conteúdo da aula. É importante que se sintam seguros sobre os recursos da agenda. Verificar se o grupo precisa de ajuda e ficar atento às dúvidas e dificuldades, esclarecendo-as e auxiliando os alunos.

10 Rotação por Estações nos módulos 1 nas nossas Etecs

11 Alguns Resultados: Esta atividade foi de suma importância para nós alunos, pois, elucidou várias dúvidas e trabalhou a relação interpessoal entre os membros da equipe. Esperamos realizar mais atividades como esta, pois, a prática em sala de aula reforçou os estudos que fizemos em casa (GRUPO 4). A oficina prática de hoje foi uma surpresa muito boa! Constatamos que aprender com diferentes recursos como os vídeos, tutoriais e discussão entre o grupo para resolver situações-problemas, é uma forma muito mais agradável de aprender! (GRUPO 5). Desenvolvimento da autonomia, do pensamento crítico e o raciocínio reflexivo, diálogo, cooperação, colaboração, estreitamento entre as relações interpessoais entre alunos e professor. Resistência dos alunos e dos professores-tutores.

12 3- Planejamento do espaço de aprendizagem.
Passos fundamentais rumo ao Ensino Híbrido: 2- Planejamento das atividades e dos grupos. 3- Planejamento do espaço de aprendizagem. 4- Integração da Equipe Escolar. 5- Implementação 1- Avaliação dos alunos – avaliação diagnóstica – professor conhecer o aluno - mais efetividade e maior assertividade.

13 Eliana C Nogueira Barion – eliana.barion@cps.sp.gov.br
Nádia C de Azevedo Melli –


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