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POLÍTICA BRASILEIRA DE Exportação

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Apresentação em tema: "POLÍTICA BRASILEIRA DE Exportação"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA BRASILEIRA DE Exportação
Comércio Exterior Prof. Odivar Marcos Bonetti

2 objetivos Compreender a política brasileira de exportação
Razões para exportar, o que exportar e para quem exportar Normas administrativas – como exportar Feiras e exposições no exterior Tratamento fiscal nas exportações Estratégia exportadora

3 Exportação Do ponto de vista da economia nacional, o principal motivo para exportar é obter recursos para o pagamento das importações necessárias a sua vida econômica. O exportador, além de o país obter divisas, absorve tecnologia e alcança maior produtividade. É a atividade que proporciona a abertura do país para o mundo. Possibilita assimilar técnicas e conceitos a que não se teria acesso no mercado interno. Para o país melhorar sua posição no ranking dos países exportadores, a política de comércio exterior de atentar para vários fatores.

4 Fatores para melhorar a política de comércio exterior
Trabalhar a imagem do Brasil no exterior. Ampliar a integração regional, tendo, porém, uma postura de efetiva cooperação. Inserir a política de comércio exterior no contexto da política econômica, agrícola, industrial e educacional. Negociar acordos com os países industrializados com alto valor agregado. Abolir o imediatismo, o “querer levar vantagem”. Qualificar o exportador. Qualificar o produto. Incentivar o exportador, não só reduzindo e deduzindo impostos ou concedendo financiamentos a juro subsidiados, porém: Fixar as regras do jogo. Incentivar a internacionalização e a capacitação gerencial. Reduzir práticas burocráticas. Praticar uma política cambial realista. Estar aberto a novas formas de exportação.

5 Razões para exportar Exportação como uma exigência de política econômica nacional. Lucro nas vendas externas motiva o empresário a atuar nessa área. Exportação como defesa de imprevisíveis alterações no mercado interno. A exportação pode funcionar como um redutor de riscos. Granjeamento de prestígio. A exportação atenderá a uma necessidade do país importador. 5

6 O que exportar Os produtos que a empresa fabrica.
Os produtos de outras empresas. Alguns cuidados que devem ser tomados: Verificar se o produto atende às necessidades do mercado. Verificar se o produto atende as necessidades específicas. Verificar se o produto apresenta vantagens para o mercado-alvo. Verificar se o produto é compatível com o clima, se não fere sentimentos religiosos e não contraria hábitos locais. Verificar se o sistema de pesos e medidas utilizado em seu produto atende às exigências do mercado a ser atingido. Confirmar se o idioma utilizado na embalagem do produto é o do mercado local ou se o produto poderá ser comercializado com o rótulo em português. Checar se a embalagem é apropriada para o trânsito até a fronteira do país e no seu interior até a chegada ao destino.

7 Para quem exportar Para qualquer país?
Para países desenvolvidos e que exigem mais qualidade? Para países com que distância geográfica? Algumas reflexões que devem ser consideradas: Quem são os nossos concorrentes no mercado-alvo? Como funciona o sistema cambial? Economia fechada e mercado fortemente protegido. Estabilidade política aceitável?

8 Como exportar Se habilitar a fazê-lo: Registro de Exportador e Importador – REI (Siscomex) Definir quais os canais de venda que utilizará para atingir seu mercado: Vendas diretas ao importador Vendas a outra empresa (comercial exportadora) Vendas a trading companies

9 Exportação: como iniciar
Registro de exportador. O Siscomex permite os seguintes registros? RE – Registro de Exportação RV – Registro de Venda SD – Solicitação de Despacho RC – Registro de Operações de Crédito Marca do exportador. Planejar as vendas parar o exterior (desenvolver uma política de produto). Produção e promoção. Formação de preço para a exportação. Pesquisa de mercado. Negociação.

10 Exportação: como iniciar
Documentos de comércio exterior Fatura pro forma Registro de exportação (RE) Nota fiscal Fatura comercial (Comercial Invoice) Saque/cambial/draft Romaneio (packing list) Conhecimento de embarque Certificado de origem Lista de pesos Certificado fitossanitário (Phytosanitary Certificate) Certificado de análise (Analysis Cerificate) Certificado de qualidade (Quality Certificate) Fatura consular (Consular Invoice)

11 Exportação: como iniciar
Preparação da mercadoria para embarque Contratação do frete Contratação do seguro Contratação de câmbio Nomenclatura e classificação de mercadorias A Nomenclatura Brasileira de Mercadorias (NBM) adota uma sistemática de classificação que recebeu a denominação de Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (NBM/SH), ou, simplesmente, Sistema Harmonizado. Exemplo de código NCM/SH – 8 dígitos NCM/SH Capítulo (dois primeiros algarismos) 70: vidro e suas obras Posição (quatro primeiros algarismos) 7019: fibras de vidro Subposição (5º e 6º algarismos) : mechas, mesmo torcidas Subposição simples (5º dígito) :12 Subposição simples (6º dígito) :12 Item (7º algarismo) 00: fios Item (8º algarismo) 00: fios

12 Feiras e exposições no exterior
As Feiras e Exposições são considerados espaço privilegiado de promoção e vendas, podendo otimizar a relação custo/benefício se a empresa tiver sua participação criteriosamente planejada A decisão de participar Como escolher a feira certa Planejar os gastos Despesas diretas Material de exibição Promoção Custo com pessoal Avaliar os resultados O dia seguinte...

13 Tratamento fiscal nas exportações
Lei n de 09/01/92 e Medida Provisória 674 de 25/10/94 PIS Cofins Drawback Drawback interno IPI Imposto de Renda Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ICMS

14 Estratégia exportadora
O processo de internacionalização é lento e exige dos dirigentes das empresas muita persistência e um bom planejamento estratégico e tático, para que a operacionalização alcance o êxito almejado. Reconhecer os pontos fortes e fracos Conhecer o ambiente da empresa Estabelecer propósitos de direção para a empresa Aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.


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