A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoria e Leitura:nas teias do discurso virtual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoria e Leitura:nas teias do discurso virtual"— Transcrição da apresentação:

1 Autoria e Leitura:nas teias do discurso virtual
Capítulo de Viviane Barriquello, referente ao livro O Discurso na contemporaneidade Patricia Grasel PPGEDU/UFRGS 2010/01

2 Proposto do artigo Estudos acerca da análise do discurso, na perspectiva de Pêcheux. Com o enfoque investigativo voltado aos blogs jornalísticos. Organizado na seguinte ordem: - Sujeito-autor - Sujeito-leitor - Weblogs - Blog: autoria e leitura

3 Sujeito-autor Exterioridade do texto Texto entreaberto
Estabelece relações com outros Fatores que constituem o texto: Relações contextuais (remete para o contexto) Relações textuais (relaciona o texto com outros textos) Relações interdiscursivas (aproxima o texto de outros discursos)

4 Sujeito-leitor “Cada leitor produz sua leitura de um lugar social determinado, que pode ou não coincidir com o lugar social em que o sujeito autor produziu o texto” (Barriquello, 2009, p.443) Sujeito-leitor dialogando com o efeito-texto Ao mesmo tempo em que o sujeito-leitor descontrói o efeito-texto produzindo lacunas em sua estruturação, ele também reconstrói o texto pela memória discursiva. Desse trabalho de desconstrução/reestruturação o texto é ressignificado e se reconstrói um novo efeito-texto.

5 Weblogs Os blogs se caracterizam, principalmente, pela forma de micro conteúdo, se organizam cronologicamente e passam por atualizações frequentes. No blog os bloqueiros podem se manifestar e interagir com os leitores atráves da opção de comentários dos posts (pequenos textos) publicados pelo autor do blog.

6 Blog: autoria e leitura
- A relação da escrita do autor em seu blog. - A questão da hipertextualidade “O blog se torna um lugar privilegiado de pesquisa por possibilitar a análise tanto da função-autor quanto da função-leitor, pois este ao desconstruir o efeito-texto o reconstrói marcando o seu posicionamento através dos comentários que passam a se configurar como um novo efeito-texto, é a desconstrução e a reconstrução marcadas em um mesmo espaço, funcionando como efeitos de sentido.” (Barriquello, 2009, p. 448)


Carregar ppt "Autoria e Leitura:nas teias do discurso virtual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google