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Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no

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Apresentação em tema: "Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no"— Transcrição da apresentação:

1 Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
APASE Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo Reformulação do Ensino Médio 17 de março de 2017

2 Matrículas no Ensino Médio
Fonte: PNAD 2014 42,25% ESTÃO FORA DO ENSINO MÉDIO 57,75% ESTÃO MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO POPULAÇÃO DE JOVENS DE 15 A 18 ANOS: 16 MILHÕES

3 ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO
Matrículas por tipo de rede FONTE: PNAD 2014 87,2% REDE PÚBLICA 12,8% REDE PARTICULAR ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO 9,2 MILHÕES Fonte: PNAD 2014

4 NÃO SABEM O ESPERADO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa - Ensino Médio Desempenho adequado ao ano Fonte: MEC/Inep/Daeb - Saeb 2015 27,5% (21,9% na rede pública) 72,5% NÃO SABEM O ESPERADO EM LÍNGUA PORTUGUESA (78,2% na rede pública) .

5 NÃO SABEM O ESPERADO EM MATEMÁTICA
Matemática – Ensino Médio Desempenho adequado ao ano Fonte: MEC/Inep/Daeb - Saeb 2015 7,3% (3,6%) 92,7% NÃO SABEM O ESPERADO EM MATEMÁTICA (96,4% na rede pública)

6 Evolução – 1997 a 2015

7 Fluxo FONTE: IBGE 81% Defasados 19% Idade certa FL UXO ENSINO MÉDIO

8 SAEM DA ESCOLA ANTES DE CONCLUIR
EVASÃO FONTE: IBGE 60% SAEM DA ESCOLA ANTES DE CONCLUIR 40% CONCLUEM ENSINO MÉDIO FL UXO ENSINO MÉDIO

9 Fluxo pós Ensino Médio 83,2% NÃO INGRESSAM NA UNIVERSIDADE.
FONTE: TODOS PELA EDUCAÇÃO 83,2% NÃO INGRESSAM NA UNIVERSIDADE. (Com Prouni e cotas!) QUAL O PLANO PARA ELES? 16,8% ENSINO SUPERIOR ENSINO MÉDIO PROPEDÊUTICO

10 Fluxo pós Ensino Médio 75,2% SEM UNIVERSIDADE QUAL O PLANO PARA ELES?
FONTE: PNAD 2014 75,2% SEM UNIVERSIDADE QUAL O PLANO PARA ELES? 8% ENSINO TECNICO 16,8% ENSINO SUPERIOR JOVENS DE 18 A 24 ANOS

11 Fluxo pós Ensino Médio 17,4 MILHÕES DE JOVENS SEM UNIVERSIDADE
FONTE: PNAD 17,4 MILHÕES DE JOVENS SEM UNIVERSIDADE SEM ENSINO TÉCNICO. QUAL O PLANO PARA ELES? 1,8 milhão ENSINO TECNICO 3,86 milhões ENSINO SUPERIOR JOVENS DE 18 A 24 ANOS 23 MILHÕES

12 ALUNOS MATRICULADOS NO 3o ANO DO ENSINO MEDIO:
ENEM FONTE: INEP/MEC 950 MIL (43,2%) NEM SE INSCREVERAM 1,25 MILHÃO INSCRITOS ALUNOS MATRICULADOS NO 3o ANO DO ENSINO MEDIO: 2,2 MILHÕES

13 Curso Superior – população com mais de 25 anos
FONTE: PNAD 2014 87,4% NÃO POSSUEM DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR. 12,6% ENSINO SUPERIOR POPULAÇÃO ATIVA COM MAIS DE 25 ANOS:

14 POSSÍVEL Que desenvolvimento social, cultural, político e econômico é
a partir deste quadro?

15 DESEJÁVEL Que desenvolvimento social, cultural, político e econômico é
a partir deste quadro?

16 Ensino médio O Brasil é o único país no mundo que tem um modelo único de ensino médio – tudo obrigatório a todos os alunos sem nenhuma flexibilidade Os países que realizam pesquisa aplicada, que estudam e avaliam políticas públicas optam por modelos que contemplem alguma flexibilidade A reformulação do ensino médio defende o DIREITO do aluno à escolha As disciplinas obrigatórias em todos os anos do ensino médio: Filosofia, Sociologia e Educação Física

17 Cenário Atual PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BASE NACIONAL COMUM
PROJETO DE LEI 6840/2013  MP  LEI MUDANÇAS NO ENSINO MÉDIO JÁ INICIADAS PELOS ESTADOS

18 Linha do Tempo debate EM
GT E.M Consed Substitutivo aprovado Edição da MP/MEC E.M Inovador 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 Comissão Especial Câmara dos Deputados GT E.M TPE PL 6840 Substitutivo Consed Discussão do PNE

19 do contexto atual quais os principais desafios para o Ensino Médio
Falta de Conhecimento - Quais as oportunidades de ação e melhorias com base no desconhecimento do público sobre determinados tópicos relevantes (ex: vínculo e desenvolvimento) Contexto - Sensacionalismo da imprensa e da “noticia que vende Complexidade do Tema - Como explicar temas complexos para cada um dos diferentes públicos? Aprendizagem Currículo Juventude

20 7,8% 75% Ausência de uma política para a Juventude 16,4%
Geração ”nem, nem”, não estudam nem trabalham Pouca oferta de Ensino Técnico e ainda de forma não integrada ao currículo meta PNE é chegar em 33% de matrículas no ES para população de 18 a 24 anos Taxa de desocupação dos jovens Taxa de matrícula no ET Taxa dos Jovens sem formação acadêmica e/ou qualificação profissional 7,8% 75%

21 Novo Ensino Médio Flexibilização 1200hs 1800hs discussão de soluções
Áreas de conhecimento e suas tecnologias Formação técnica e Profissional BNCC Componentes Arranjos 1800hs 1200hs obrigatórios Curriculares A carga horária total dessa composição deve ter, no mínimo, hs

22 Arquitetura para a Flexibilização
O Ministério da Educação apresentará uma Base Nacional Comum Curricular que preenche 1800h de 3000h (no mínimo) a serem garantidas para a conclusão do Ensino Médio com Diploma Nacional; Os Sistemas de Ensino Estaduais serão os responsáveis por organizar e ofertar os arranjos curriculares que irão compor os diferentes itinerários a serem compostos pelos alunos, bem como elaborar, em parceria com Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação, uma arquitetura e um currículo base para a composição dos arranjos curriculares. Os currículos do Ensino Médio, incluindo a organização dos arranjos curriculares, podem ser organizados em sistema de créditos com finalidades específicas. Falta de Conhecimento - Quais as oportunidades de ação e melhorias com base no desconhecimento do público sobre determinados tópicos relevantes (ex: vínculo e desenvolvimento) Contexto - Sensacionalismo da imprensa e da “noticia que vende Complexidade do Tema - Como explicar temas complexos para cada um dos diferentes públicos?

23 Arquitetura para a Flexibilização
Desafios para a arquitetura da flexibilização e a organização curricular do Ensino Médio: Considerar uma estrutura que promova equidade na oferta e acesso às escolhas pelos estudantes; Considerar as diferenças regionais e as especificidades locais, bem como os diferentes portes municipais (municípios de pequeno, médio e grande porte); Considerar a legislação e o financiamento para a implementação da arquitetura; Considerar plano de formação dos profissionais para o processo de implementação com qualidade; Considerar as necessidades e demandas da juventude bem como os direitos de aprendizagem as competências que garantem sua formação integral e seu preparo para a transição da educação básica para uma nova fase de sua vida com diferentes desafios pessoais e profissionais. Falta de Conhecimento - Quais as oportunidades de ação e melhorias com base no desconhecimento do público sobre determinados tópicos relevantes (ex: vínculo e desenvolvimento) Contexto - Sensacionalismo da imprensa e da “noticia que vende Complexidade do Tema - Como explicar temas complexos para cada um dos diferentes públicos?

24 ...mas há ainda muito a fazer até que se tenha a casa....!
...há um terreno.... ...mas há ainda muito a fazer até que se tenha a casa....! Falta de Conhecimento - Quais as oportunidades de ação e melhorias com base no desconhecimento do público sobre determinados tópicos relevantes (ex: vínculo e desenvolvimento) Contexto - Sensacionalismo da imprensa e da “noticia que vende Complexidade do Tema - Como explicar temas complexos para cada um dos diferentes públicos?

25 Muito Obrigada! anainoue@gmail.com
Falta de Conhecimento - Quais as oportunidades de ação e melhorias com base no desconhecimento do público sobre determinados tópicos relevantes (ex: vínculo e desenvolvimento) Contexto - Sensacionalismo da imprensa e da “noticia que vende Complexidade do Tema - Como explicar temas complexos para cada um dos diferentes públicos?


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