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ISO 9000.

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Apresentação em tema: "ISO 9000."— Transcrição da apresentação:

1 ISO 9000

2 Índice O que é ISO? Como Surgiu; Objetivos; Relação ABNT x ISO;
Implantação e Certificação ISO 9001; ISO 9000 e as Empresas; Empresa com Certificado da ISO 9001; Prazo de validade de um Certificado ISO 9001; Vantagens; Conclusão.

3 O que é ISO ? ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação. Formada por representantes de 91 países, cada um representado por um organismo de normas, testes e certificação. Por exemplo: ANSI nos Estados Unidos e ABNT no Brasil.

4 Como surgiu ? Criada em Genebra na Suíça, em A sigla ISO foi escolhida pelo fato de em grego significar “igual”, se enquadrando no propósito da organização.

5 Relação ABNT x ISO O INMETRO (Instituto Brasileiro de Normas Técnicas), representa o Comitê Brasileiro de Certificação (CBC) na ISO e, assim possui, além das responsabilidades atribuídas a seus membros, a de divulgar, avaliar e preservar a aceitação, o uso e integridade da marca ISO. A ABNT é o organismo de certificação brasileiro, credenciado pelo INMETRO, para atuação em certificação de sistemas de garantia de qualidade no país e também de produtos.

6 ISO 9000 ISO 9000 é uma série de cinco normas internacionais sobre o gerenciamento e a garantia da qualidade, que compreende a ISO 9000, ISO 9001, ISO 9002, ISO 9003 e ISO 9004. A ISO 9000 serve de roteiro para implementar a ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003, que se diferem por suas abrangências, sendo a ISO 9001 a mais abrangente, pois incorpora todos os 20 elementos de qualidade da norma da qualidade.

7 Implantação e Certificação ISO 9001
Implementação e certificação são duas etapas diferentes do sistema de gestão da qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total. A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO9001. A certificação é um organismo independente que a empresa deve contratar após a implementação, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

8 ISO 9000 & As Empresas A ISO 9000 é nada mais que um modelo de gestão empresarial. A ISO 9001 estabelece, por exemplo, como requisito que uma organização avalie a satisfação dos seus clientes quanto aos produtos e serviços que receberam. A norma está estruturada de acordo com o ciclo PDCA de melhoria contínua.

9 PDCA A norma mais estruturada para seguimento da ISO é o PDCA (ferramenta de gestão)

10 Empresa com certificado da ISO 9001
É preciso obedecer as seguintes normas: Possuir CNPJ; Cumprir a legislação pertinente ao negócio; Implementar os requisitos abaixo: Identificar o contexto da organização; Identificar das partes interessadas; Mapeamento de processos; Definição da liderança; Política da qualidade; Planejamento do sistema de gestão; Definição dos recursos para atendimento do planejamento; Processos de operação; Verificação do cumprimento dos objetivos; Ações corretivas; Realizar a auditoria interna Controlar um organismo de certificação

11 Auditoria de certificação ISO 9001
Uma auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e executada por indivíduos independente da área auditada, verificando a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da identificação de não- conformidades. Auditores responsáveis pela auditoria de certificação não devem ter qualquer tipo de envolvimento com a empresa durante a implementação.

12 Tipos de auditoria Externas: são aquelas executadas por outras organizações, tais como clientes ou empresas especializadas; Internas: são aquelas executadas pela própria organização.

13 Motivos para realização de auditorias
Avaliar a conformidade dos procedimentos da qualidade com as normas estabelecidas pelos clientes ou pela própria empresa; Avaliar a aderência dos métodos empregados com os procedimentos estabelecidos; Avaliar a conformidade das características da qualidade dos produtos/serviços; Verificar e melhorar a eficácia do sistema da qualidade; Detectar possíveis problemas de qualidade com os produtos ou serviços. * Outros benefícios podem ser alcançados, dependendo da atividade ou serviços providos pela empresa.

14 Prazo de validade de um certificado ISO 9001
Quando uma empresa é auditada e encontra-se em conformidade com os requisitos da ISO 9001, é emitido um certificado válido por 3 anos, onde são necessárias auditorias de manutenção com intervalos anuais ou semestrais. Após esse período a empresa passa por uma nova auditoria (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas.

15 Vantagens A empresa que tem o certificado ISO 9000: É sólida;
Tem reputação; Evita perca de mercado; Tem responsabilidade civil; Sua margem de queixas e reclamações é pequena; Tem relações comerciais facilitadas.

16 Vantagens Os clientes que compram ou utilizam serviços de empresas que adotaram o certificado: Têm segurança da fonte proveniente; Evitam danos a saúde; Têm grande satisfação com o produto ou serviço. Para o meio-ambiente: Evita a poluição. Redução de custos

17 Vantagens Para a empresa: Redução das perdas de produção;
Menos reprocessamento, reparo e trabalho; Menor número de reposições. Redução dos custos de paralisação, de ações para solucionar problemas, de operação e de aquisição. Maior participação no mercado; Maior satisfação do cliente; Redução de custos; Melhoria da produção; Maior competitividade; Maior lucro.

18 Vantagens Para os colaboradores / empregados:
Menos conflitos no trabalho e maior integração entre setores; Maior desenvolvimento individual em cada tarefa, possibilitando melhoria de desempenho; Maiores oportunidades de treinamento; Menores possibilidades de acidentes de trabalho; Melhores condições para acompanhar e controlar os processos; Melhoria da qualidade e da produtividade, gerando possibilidades de recompensas.

19 Vantagens Para a sociedade: Menor consumo de energia;
Menor desperdício; Benefícios gerais.

20 Vantagens Todos estes indicadores de melhoria são frutos das normas ISO 9000, uma vez que há uma clara definição de “o que fazer, como, para que, quando, onde e quem deve fazer”. Ações preventivas também passam a ser desenvolvidas rotineiramente, visando reduzir as ações corretivas decorrentes de inspeção e fiscalização.

21 Conclusão A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. Perguntas?

22 Apresentação: Nomes dos Alunos e RA.: Edwander Dorta – C7391C-7
Jonathan Araujo – C Joyce Gomes – C288ID-8 Paulo Dundis Professor: Douglas


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