A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O impressionismo de Raul Pompéia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O impressionismo de Raul Pompéia"— Transcrição da apresentação:

1 O impressionismo de Raul Pompéia
“O ATENEU”

2 Análise da obra O romance foi publicado em 1.888, é uma das obras mais importantes do Realismo Brasileiro. É a recriação do colégio interno. Sérgio vai recompondo os fantasmas da adolescência, que viveu entre as paredes do internato onde passou a vida, através de quadros que deformam intencional e artisticamente o passado.

3 Foco narrativo É uma narrativa de confissão, narrada em 1ª pessoa por Sérgio (personagem-narrador). A obra é memorialista, seu narrador, Sérgio, apresenta suas memórias de infância e adolescência num colégio interno chamado Ateneu. Assim, o foco narrativo em primeira pessoa impede a tão valorizada objetividade e imparcialidade do Realismo-Naturalismo. Sérgio é o alter-ego, ou seja, um outro “eu” de Raul Pompéia. Em outras palavras, o narrador recebe a personalidade e também as memórias do autor, já que este também estudou num internato, o Colégio Abílio, do Rio de Janeiro. Mais uma vez, carrega-se nas tintas do pessoalismo.

4 Características da obra
Veracidade:Despreza a imaginação romântica Contemporaneidade:Descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade Retrato fiel das personagens:Caráter, aspectos negativos da natureza humana Gosto pelos detalhes:Lentidão na narrativa Denúncia das injustiças sociais:Realidade dos fatos Determinismo causa e efeito:Procura uma explicação para o por que os personagens agiam de tal maneira dava ênfase ao meio ambiente, ao instinto e á hereditariedade como determinantes do comportamento dos personagens.

5 Imagens

6 Considerações finais Guilherme Ciavdar Nº05 William Cerqueira Nº14
Thiago Massao Nº11 2º EM


Carregar ppt "O impressionismo de Raul Pompéia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google