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PublicouFabio D Carneiro Alterado mais de 6 anos atrás
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Conceito de Aprendizagem Visão Sociointeracionista
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Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40
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A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: 10+10+10+10 = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: 20 + 20 = 40
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Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.
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60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto
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Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna propôe: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?...
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Aprendizagem “É um processo sociocognitivo, realizado através do trabalho interacional, histórico e culturalmente situado. Aprender é uma forma de estar no mundo social com alguém, em um dado contexto, no qual os participantes se auxiliam na construção de significados e capacidades.”
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Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40 Construto social
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Levantamento de hipóteses A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: 10+10+10+10 = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: 20 + 20 = 40 Interação
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Mediação Negociação Interacional Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.
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60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto Modelagem
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Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna fala: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?... FALA PRIVADA
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PALAVRAS-CHAVE: INTERAÇÃO MEDIAÇÃO SCAFFOLDING SENTIDO DA APRENDIZAGEM: AGIR NO MUNDO SOCIAL
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