Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Cristina Sousa Anets23 Alterado mais de 7 anos atrás
1
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN9-15476
2
O QUE É OBESIDADE INFANTIL? É uma doença que provoca um aumento de gordura corporal. A obesidade infantil tem crescido muito no Brasil, podendo estar relacionada a fatores hereditários, maus hábitos alimentares e sedentarismo.
3
CAUSAS DA OBESIDADE INFANTIL Período curto de amamentação; Ingestão de alimentos inadequados muito cedo; Distúrbios na alimentação; Relação familiar instável; Problemas genéticos.
4
Os períodos mais propícios para o surgimento da obesidade infantil são durante o primeiro ano devida e a fase pré- escolar.
5
CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE INFANTIL Trauma psicológicos por apelidos; Problemas de saúde; Alterações na estética.
6
PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL Faça todas as refeições corretamente; Tenha um horário para se alimentar; Evite alimentos “prontos”; Faça atividades físicas regularmente.
8
PARA UMA DIETA SAUDÁVEL Tomar um café da manhã com frutas, pães, leite e derivados. Procurar incluir alimentos variados nas refeições, por exemplo: verduras, legumes, etc. Substituir doces por frutas; Consumir alimentos calóricos com moderação; Beber muita água durante o dia; Consumir sal e açúcar com moderação.
10
VIDA SAUDÁVEL FAZ BEM!
11
FONTES DE PESQUISA Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/saude/obesidade-inf.
12
ANOREXIA E BULIMIA
13
O QUE É ANOREXIA? Anorexia ou anorexia nervosa é um distúrbio alimentar onde uma pessoa por medo de ganhar peso tem uma significativa perda do apetite e passa a comer menos do que necessita para a sua idade e altura, provocando grande redução de peso, levando-a a uma extrema magreza.
14
SINTOMAS: Perda Visível de Peso Dificuldade em dormir Dores de estômago Perda de cabelo Sensação de frio constante Menstruação irregular ou inexistente Perda da forma muscular Desmaios Tonturas Dores de cabeça
15
TRATAMENTO O tratamento da anorexia contínua sendo difícil, não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm os antidepressivos específicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso).
17
O QUE É BULIMIA? É um transtorno alimentar que leva a pessoa a exagerar na ingestão de alimentos e logo a seguir provocar o vômito, ou ainda fazer uso de outros recursos como tomar laxante, ficar um longo período sem se alimentar ou praticar exercícios físicos em excesso, para impedir o ganho de peso.
18
SINTOMAS DE BULIMIA Problemas nos dentes e gengivas. Desidratação. Fadiga.* Ressecamento da pele. Arritmia cardíaca. Irregularidade ou perda da menstruação. Constipação. Depressão ou oscilações de humor. OBS:* A fadiga não é uma doença propriamente dita, quando nos sentimos cansados ou uma noite mal dormida ai dá-se o nome de fadiga.
19
TRATAMENTO O tratamento para a bulimia nervosa envolve aconselhamento psicológico em conjunto com uma equipe multidisciplinar, muitas vezes, alguns medicamentos como antidepressivos funcionam bem. Normalmente, o tratamento não exige permanecer no hospital, embora isso às vezes seja necessário.
21
FONTES http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/ad olescente/textos_comp/tc_11.html http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/multimedia/ad olescente/textos_comp/tc_11.html http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138 http://www.hu.usp.br/profissionais/nutricao.htm http://www.hu.usp.br/profissionais/nutricao.htm
22
MUITO OBRIGADA!!!! ANA CRISTINA DE SOUSA – CRN9-15476 CONTATO: anets23@yahoo.com.br ou 35 9 91656050 (TIM)anets23@yahoo.com.br
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.