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MARKETING INTERNACIONAL

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Apresentação em tema: "MARKETING INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING INTERNACIONAL
Profº. Ms. Acácio Hypolito 14 junho – aula 8

2 RELAÇÕES INTERNACIONAIS: GERÊNCIA MULTICULTURAL E A GEOGRAFIA ECONÔMICA INTERNACIONAL

3 RELAÇÕES INTERNACIONAIS SOB O PONTO DE VISTA DOS ESTADOS UNIDOS

4 CONTEXTUALIZAÇÃO 1941 – Carta do Atlântico
1945 – FMI e BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento 1945 a 1947 – Carta de Havana e OIC (Organização Internacional de Comércio) 1947 – GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comércio)

5 GLOBALIZAÇÃO- CONCEITO E PARADIGMA
Liberação e incremento das atividades econômicas, culturais e sociais mundiais A globalização econômica é o resultado das globalizações financeiras e produtivas A globalização equaliza as características de produtos e serviços de uma nação para consumidores e clientes de outras, envolvendo, então, sistemas de informação, administração e comercialização mais apurados

6 RAZÕES PARA UMA EMPRESA SER GLOBAL
A empresa ter como alternativas novos mercados de consumo e acesso a novas tecnologias Concorrência interna aumentando por causa da globalização A sazonalidade deve ser considerada Facilidades de comunicação global Fatores de custo e preços

7 PRINCIPAIS ORGANISMOS FINANCEIROS
Fundo Monetário Internacional (FMI) Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) Banco para Acordo Internacionais (BAI) Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) Exporter-Importer Bank (Eximbank) Clube de Paris

8 BLOCOS ECONÔMICOS Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)
Grupo Andino ou Pacto Andino (GRAN) Área livre de Comércio das Américas (ALCA) Área de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) União Européia (EU)

9 Mercado Comum Centro-Americano (MCCA)
Mercado Comum do Caribe (CARICOM) Associação dos Estados do Caribe (AEC) Associação das Nações do Sudoeste Asiático (ASEAN) Fórum Econômico da Ásia do Pacífico (APEC) Tigres Asiáticos

10 Grupo dos 6 (G-6) – Austrália, China, Estados Undios, Hong Kong e Japão.
Grupo dos 7 (G-7) – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália e Japão. Grupo dos 8 (G-8) – integrantes do G-7 com a inclusão da Rússia Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) The Cooperation Council for the Arab States of the Gulf (GCC

11 RELAÇÕES INTERNACIONAIS E GESTÃO

12 PERFIL DE PROFISSIONAL
O profissional de relações internacionais deve ser capaz de analisar sob diferentes óticas, as relações interpessoais, comerciais, políticas, jurídicas, sociais e culturais e a inserção do país ou empresa no contexto internacional Deve entender as questões geopolíticas e as estratégias que conduzam a uma postura diplomáticas equilibradas que visa um ótima negociação

13 GERÊNCIA MULTIGUNCIONAL
Diferenças comportamentais, culturais e hábitos de grupos Modelos mentais, arquétipos e orientações sociais e culturais O perfil do líder na ótica da gerência multicultural: formação cultural e acadêmica, perfil sabático, capacidade cognitiva

14 CARACTERÍSTICAS E DIFILCULDADES
Altos investimentos em pesquisa de marketing e recursos humanos A identificação e manutenção de profissionais gabaritados que estejam comprometidos Pensamento e orientação no paroquialismo

15 Capacidade da empresa fazer marketing internacional
Necessidade de alta tecnologia e comunicação Falta de material que possibilite uma gerência mais eficaz

16 GEOGRAFIA ECONÔMICA INTERNACIONAL
A paisagem trata da parte da realidade que nossos olhos captam: configuração territorial e espaço geográfico O espaço geográfico natural sofreu grandes transformações em decorrência das ações econômicas, principalmente do capitalismo

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