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Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru

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Apresentação em tema: "Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru"— Transcrição da apresentação:

1 Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru
As Cadeias de Valor e as Vantagens Comparativas do Setor Agroindustrial Márcio Lopes de Freitas Presidente da OCB Julho/2006 Lima/Peru

2 Conceitos: Cadeia de Valor
“Reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto” (Michael Porter, 1989). Vantagem Comparativa Ricardo (1817) - motivo pelo qual os países comercializam entre si. Cada país deve se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente, exportando essa mercadoria. Vantagem competitiva Porter (1989) - valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. Para atingí-las, as empresas posicionam-se por meio de: Liderança de custos; Diferenciação de produtos (agregação de valor).

3 Um exemplo: Cadeia Produtiva do Café

4 Indústria de Torrefação, Moagem e Soluvel Tradings exportadoras
Cadeia Produtiva do Café Indústria de Torrefação, Moagem e Soluvel Indústria de Insumos Produtores Tradings exportadoras Consumidores Cooperativas

5 Indústria de Insumos Vantagens Comparativas Produção em escala
Baixos custos de produção, para produtos registrados Leis da patente e propriedade intelectual Reciclagem, matérias orgânicas e rochas moídas Equilíbrio ecológico Vantagens Competitivas Concentração econômica 7 empresas 80 % do mercado Economias de escala e escopo Redução de custos de transação (intermediários) Inovação tecnológica, pesquisa e desenvolvimento Ex: Insumos orgânicos, recursos genéticos etc

6 Produtores Vantagens Comparativas
Produção média brasileira: 33 milhões de sacas Baixos custos de produção Ocupa área de 2,33 mil de ha Gera 8,4 milhões de empregos diretos e indiretos Produção sustentável É cultivado em propriedades agrícolas – 25% agricultura familiar Diversidade Redução da quantidade de insumo Vantagens Competitivas Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia Resistência à ferrugem Café sem cafeína Genoma do cafeeiro Mecanização da colheita Processos de Pós-colheita

7 Produção Vantagens Competitivas (continuação) Qualidade Café orgânico
Cafés especiais: Café gourmet: 100% arábica Café superior: 85% arábica e 15% robusta Certificações Uts Kapeh Eurep Gap BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) Promoção Comercial MKT em mercados e públicos promissores Concursos de Qualidade (Ex: Illycaffé, Cup of Excelence)

8 Torrefação, Moagem e Solúvel
Vantagens Comparativas Solúvel: Exportação de US 280 mi Torrado e/ou Moído (T&M): US$ 29 mi T&M: força do mercado doméstico Vantagens Competitivas Concentração de mercado Economia dos custos de transação (intermediários) Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia Produção de café solúvel Novos produtos a base de café Tecnificação Qualidade Certificação

9 Tradings exportadoras
Vantagens Comparativas Incentivos tributários Vantagens Competitivas Concentração de mercado (pool) 4 empresas (ABCD) Exportação de produtos de diferentes fornecedores de forma consolidada Café contribui com 2,2% das exportações totais Operações casadas Diversidade de produtos Redução dos custos operacionais Estoques com regularidade

10 Consumidor Vantagens Comparativas Brasil 2º maior consumidor
15,51 milhões de sacas 13% do consumo mundial Grande oferta de produtos Preços baixos Aumento da renda do consumidor Proximidade dos centros de comercialização Vantagens Competitivas Consomem produtos com qualidade Competitividade dos segmentos atacadista e varejista (pequenas torrefadoras)

11 Cooperativa Vantagens Comparativas Atuação em todos os segmentos
Cooperativas representam 28% da produção nacional Faturamento: R$ 2 bilhões Ato Cooperativo Eficácia social Associados são os próprios administradores Direitos e deveres iguais entre os associados Aumento do rendimento dos associados Vantagens Competitivas Economia de escala e escopo (Eficiência econômica) Inovações tecnológicas Intercooperação

12 Cooperativa Vantagens Competitivas
Redução dos custos de transação (diminui intermediação) Organização da produção 74 cooperativas que comercializam e exportam café Cooxupé: 2 lojas de café instaladas na China Participação em operações de mercado futuro (hedge de commodities e câmbio) Brasil Cooperativo Mostra Seu valor

13 Conclusão da Cadeia de Valor
Se não houvesse cooperativas: Pagaria mais por assistência técnica e serviços especializados Teria uma produtividade menor Teria um custo mais alto dos insumos e serviços Receberia um preço menor pelos produtos Teria gastos com hedge e operações financeiras Pagaria margem de lucro para empresas transnacionais


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