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A tarifa de pedágio tem como objetivo garantir um nível adequado de qualidade do pavimento, segurança e atendimento aos usuários, além de possibilitar.

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Apresentação em tema: "A tarifa de pedágio tem como objetivo garantir um nível adequado de qualidade do pavimento, segurança e atendimento aos usuários, além de possibilitar."— Transcrição da apresentação:

1 A tarifa de pedágio tem como objetivo garantir um nível adequado de qualidade do pavimento, segurança e atendimento aos usuários, além de possibilitar a execução de obras Tarifas de Pedágios . Essa cobrança foi instituída pela dificuldade dos governos disporem de recursos para essa atividade, em decorrência do aumento de custos com aposentadorias, saúde, educação, segurança e outros que são responsabilidades prioritárias do poder público.

2 A operação e a contínua manutenção e melhoria de rodovias exigem recursos que podem provir do poder público via tributos ou ser cobrados diretamente de quem as utiliza, por meio da tarifa de pedágio. Esta forma é socialmente mais justa, pois só paga quem usa, e as pesquisas mostram que mais da metade da população não utiliza rodovias ou o faz raramente. Além disso, o valor do pedágio não causa impacto significativo no custo das mercadorias (8,6% do valor do frete, o que significa 0,3% do valor da mercadoria em média, estudo realizado pela Viapar).

3 Tarifas de Pedágios O cálculo utiliza o conceito de tarifa quilométrica, que corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça, e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos.

4 A presença de vários pedágios em uma mesma rodovia não implica aumento do valor a ser pago, mas sim no fracionamento do valor total. A quantidade de pedágios implantados nas rodovias garante ao usuário um pagamento mais justo e proporcional ao trecho percorrido.

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6 Aos moradores de municípios onde se localizam praças de pedágio não deveriam pagar tarifas???
Seria um privilégio injusto, pois rodovias ligam diversos municípios. As rodovias não são avenidas ou ruas do município e não se destinam a servir de ligação entre os bairros. Elas são construídas pelos governos dos estados e pelo governo federal para ligar vários municípios. Assim, o usuário paga a tarifa do pedágio para utilizar a rodovia e não há razão para que os moradores de um município que a utilizam sejam isentos e os de outros, não. Além disso, os caminhoneiros, que percorrem longas distâncias, estariam subsidiando os moradores dessas cidades, o que, além de constituir uma injustiça, acarreta congestionamento em certos trechos, atrasando a viagem de quem paga pedágio. desenvolverá cartões de passagens rápidas para usuários frequentes? São elas: sem parada de veículos, com cobrança automática, e com parada de veículos, com cobrança manual.

7 O cálculo divide as rodovias em três categorias:
sistema rodoviário rodovias paralelas, ambas com pista dupla, canteiro ou barreira central; estradas de pista dupla com canteiro central, barreira física ou visual; estradas de pista simples uma faixa por sentido.

8 A Tabela de Categoria de Veículos apresenta os fatores da multiplicação para a Tarifa de Pedágio, para os vários tipos de veículos considerando seu respectivo número de eixos.

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11 NÍVEL TARIFÁRIO Para avaliar o nível tarifário a ser proposto tem que ser efetuada uma análise dos níveis tarifários praticados em concessões atuais em alguns estados e licitações em andamento, além da análise da pesquisa de opinião de disposição a pagar

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16 Os dados acima mostra uma variação nos valores unitários de tarifas do país, pois há exigências e condições muito diferentes entre os vários contratos. A tarifa é calculada com base no volume de obras, no custo de manutenção, de operação e de financiamento, e lembrando varia de acordo com o contrato.

17 PESQUISA DE OPINIÃO – DISPOSIÇÃO A PAGAR
Esta pesquisa foi realizada em cinco postos da BR 116 e dois postos da BR 324 O gráfico abaixo apresenta a distribuição de respostas dos usuários de veículos de passeio, de acordo com faixas de valores de tarifa por quilômetro. Verifica-se que: 23% dos usuários não estão dispostos a pagar; 60% se dispõem a pagar valores maiores ou iguais a R$ 0,02/km; 50% se dispõem a pagar valores maiores ou iguais a R$ 0,027/km; 40% se dispõem a pagar valores maiores ou iguais a R$ 0,033/km.

18 O gráfico abaixo apresenta a distribuição de respostas de acordo com faixas de valores de tarifa por quilômetro. Verifica-se que: 17% dos usuários não estão dispostos a pagar; 60% se dispõem a pagar valores maiores que R$ 0,008/km por eixo equivalente tarifário; 50% se dispõem a pagar valores maiores que R$ 0,015/km por eixo equivalente tarifário; 40% se dispõem a pagar valores maiores que R$ 0,022/km por eixo equivalente tarifário.

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