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PublicouFernanda Benedicta Valverde Estrela Alterado mais de 5 anos atrás
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Organização do trabalho no século XX
Taylorismo, Fordismo e Toyotismo
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Como foram desenvolvidas as estratégias de organização das atividades de trabalho nas empresas ao longo do século XX? Quais suas consequências sociais, políticas e econômicas?
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TRIPALIUM (três paus)
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Organização do Trabalho
Estudos retrocedem à Antiguidade Clássica Incorporação pelo Modo de Produção Capitalista Controle sobre o Trabalho Humano Automação e crescente Racionalização
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O SISTEMA DE TAYLOR Frederick Winslow Taylor (1856-1915);
Percebeu que a capacidade produtiva de um trabalhador de experiência média era sempre maior que a sua produção real na empresa; Tinha a convicção de que quanto maior a produtividade obtida do trabalho, mais altos seriam os lucros empresariais e, por seguinte, os investimentos e as chances de se gerar melhores empregos e rendas;
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Subdivisão de diferentes atividades em tarefas simples;
“Quantidade ideal” de trabalho diário; Contrário aos “incentivos”; Especialização de todas as funções e atividades;
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O SISTEMA DE FORD Henry Ford ( ), diretor-geral e proprietário majoritário da Ford Motor Company; Seu maior objetivo foi a produção de tantas unidades de veículos quanto fosse possível, tornando-os um objeto de consumo das massas; Colocação do objeto de trabalho num mecanismo automático que percorresse, desde a primeira transformação da matéria-prima bruta até o estágio final;
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LINHA DE MONTAGEM EM SÉRIE
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É a velocidade automática da linha de série que impõe ao trabalhador a sua condição de disposição para o trabalho; Altos níveis de afastamento e de rotatividade nos quadros das empresas; Surgimento do “recursos humanos”; Capacidade de substituição direta e rápida dos trabalhadores.
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O SISTEMA DE OHNO – OU TOYOTISTA
Taiichi Ohno (1912 – 1990), engenheiro industrial da Toyota; Teve sua origem na necessidade em que se encontrava o Japão de produzir pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos; Autonomação = autonomia + automação; Agregar no mesmo posto de trabalho máquinas de diferentes finalidades, o que permitiria concentrar no mesmo local diferentes funções de trabalho;
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Procurou desenvolver a “desespecialização”;
Sistema “kanban”; Células de produção;
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Just-in-time – produzir somente o que é necessário, na quantidade necessária e no momento necessário; O balanceamento do tempo do ciclo das atividades de trabalho passou a ser realizado com base no fluxo de demanda nas cadeias produtivas como um todo.
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